Visitar Doha: atrações a não perder na capital do Qatar

Doha é a capital do Qatar e um dos centros emergentes financeiros do Médio Oriente. 
A cidade está em constante evolução e isso foi já bastante percetível durante a nossa visita em Fevereiro de 2017. Tendo em conta que quase tudo à volta de Doha é deserto, à semelhança do Dubai, ver uma cidade enorme, repleta de arranha-céus e ostentação, é simplesmente único e fascinante.
É mesmo incrível aquilo que o Homem às vezes é capaz de fazer.  

cidade de doha

Doha é um destino que se visita em menos de 48 horas. Porque para além da cidade ser pequena, ainda tem um número limitado de atrações para conhecer. 

Nota: Se tencionas conhecer o Qatar tem “atenção” porque estás num país Árabe e os costumes são diferentes. Apesar do calor, na hora de fazer a mala, não te esqueças que em espaços públicos convém teres os ombros, barriga e joelhos cobertos. Evita roupas curtas e decotadas.

Faz o teu Seguro de Viagem com a IATI Seguros e obtém desconto com o nosso link!

O que fazer em Doha?

1 - Souq Waqif

Passear pelo Souq Waqif é uma oportunidade singular para conheceres parte da cultura, comércio tradicional e quotidiano deste país. Para quem não está familiarizado com a palavra “Souq” significada mercado de rua. É uma palavra bastante recorrente nos países árabes. Aqui vais encontrar um pouco de tudo. As pequenas lojas têm especiarias, artesanato, animais, roupas, joias, souvenirs e muito mais. 
As ruas são bastante movimentadas e é muito fácil perderes-te nelas, são um autêntico labirinto. 

souq waqif doha, qatar
museu arte islâmica doha, qatar

2 - Museu de Arte Islâmica

Foi a primeira atração que visitamos em Doha ficamos logo encantados. Este museu situa-se na Corniche de Doha e dispõe de inúmeras coleções premiadas de arte islâmica. Dentro deste edifício contam-se 14 séculos de história. Um bilhete “adulto” custou cerca de 12€. 
Mesmo que não queiram entrar vale a pena a deslocação pela vista privilegiada que tem para o centro de Doha. 
Atração extra: Na altura ainda estava em construção, mas se gostas de museus aconselhamos também o Museu Nacional do Qatar. Pelo menos a sua arquitetura é genial, faz lembrar um pouco as Setas de Sevilha

3 - Corniche de Doha

Se gostas de visitar as cidades a pé então vais adorar a Corniche de Doha. A mesma consiste numa avenida à beira-mar que se extende por toda a baía da cidade. Ao longo da Corniche vais poder admirar os diferentes e arrojados arranha-céus de Doha e os tradicionais barcos de madeira (Dhow), que te levam a um belo passeio no mar. Além disso, aproveitamos para aconselhar uma caminhada nesta área ao final do dia. Isto porque à noite os arranha-céus ficam todos iluminados e é um verdadeiro espetáculo.

corniche doha, qatar
katara cultural village doha, qatar

4 - Katara Cultural Village

Este complexo recreativo e cultural localiza-se já muito próximo da ilha artificial – The Pearl Qatar.
O Katara Cultural Village dispõe de várias opções de divertimento, como por exemplo: espetáculos de teatro, dança, música e galerias de arte. Em termos de atrações turísticas o destaque vai para as mesquitas e a praia pública, com vários desportos aquáticos disponíveis. Na área há também muitos restaurantes e cafés de qualidade. 

5 - Passeio no deserto

Se nunca estiveste num deserto aconselhamos vivamente esta experiência. Existem vários operadores turísticos a vender diferentes tipos de passeios. Nós não fomos porque já tínhamos estado no deserto há 2 dias atrás no Dubai, mas tivemos um casal amigo que foi e adorou. O facto mais curioso deste passeio é a passagem pelo “Mar Interior” Khor al Adaid, localizado na fronteira com a Arábia Saudita. Este fenómeno geológico é raro no Mundo e é realmente notável ver o mar em pleno deserto. Normalmente a água é o bem mais escasso num deserto, mas aqui não é o caso. 
Os melhores sáfaris no deserto estão na GetYourGuide.

passeio no deserto doha, qatar
the pearl qatar doha

6 - The Pearl-Qatar

Provavelmente já ouviste falar nela. Esta ilha criada pelo Homem continua em constante crescimento e é popular pelos vários hotéis, marinas, restaurantes, cafés e lojas de luxo. 
Colocámo-la em último lugar da lista porque de facto não tem nenhum atrativo turístico. Ou seja é “apenas” uma zona residencial, que define bem o significado de ostentação. 

Quando visitar Doha?

Sugerimos que visitem a cidade entre Outubro e Abril porque as temperaturas são mais agradáveis. No nosso caso, fomos em Fevereiro e já estava bastante calor. Visitar Doha nos outros meses é impensável para nós, porque as temperaturas rondam os 40ºC. 

Links úteis

Procura as melhores opções de voos e rent-a-car através da Skyscanner. Com 100 milhões de utilizadores por mês, esta agência online é sem dúvida a melhor ferramenta para organizar a tua viagem. Super intuitiva e perfeita para comparar preços de voos e aluguer de carros.

Reserva o teu alojamento através da Booking.com. É aqui que encontramos sempre as melhores promoções e a maior oferta de Hotéis, Apartamentos, Villas e Hostels.

A Logitravel vende pacotes de férias mas é, em particular, especialista no mercado de cruzeiros. É nesta agência online que reservarmos a maioria dos nossos cruzeiros. Reserva já o teu cruzeiro, aqui.

Na GetYourGuide encontras experiências turísticas inesquecíveis. Desde as melhores excursões, entradas para atrações e transfers hotel <-> aeroporto, ao melhor preço. Evita as filas e compra já os bilhetes!

Faz o teu seguro de viagem com a IATI Seguros. É a companhia de seguros mais experiente do mercado e tem opções que se adaptam a todas as viagens. Calcula já o seguro para a tua viagem e usa o nosso link para teres 5% de desconto!

Viajar para fora de Portugal e Europa  sem chamadas, mensagens e internet? Nem pensar.
Compra um SIM Card pré-pago com a Holafly para continuares as tuas férias conectadas ao Mundo e evitares as taxas de roaming. Utiliza o código ‘VENSOUFICAS’ para obteres 5% de desconto.

ℹ️ Esta página contém links de afiliados, porque são a única forma de sustentar este projeto. Ao fazeres reservas através destes links, nós recebemos uma pequena comissão. Não pagas mais por fazê-lo e ainda tens descontos com os nossos códigos. Obrigado pela tua visita e contribuição!

Publicações relacionadas

Partilhar

Facebook
Email
Twitter
Pinterest
WhatsApp