O que fazer em Veneza: 10 atrações a não perder

Veneza é uma cidade única e que não tem termo de comparação com mais nenhuma no Mundo. Sinceramente há poucas palavras para descrever este destino porque é verdadeiramente diferente e genial. Apenas quem visita é que compreende o nosso sentimento. Vocês já viram bem a geografia de Veneza? 

ponte de rialto veneza

Quem é que imaginava uma cidade maravilhosa e plenamente funcional quando é composta por 118 ilhas e 177 canais?! Tudo isto só é possível graças às mais de 400 pontes que interligam todos os pequenos pedaços de terra e ao excelente sistema de transportes. 
Ou seja, caso não saibas Veneza não tem estradas, não há carros no centro histórico, só se circula a pé ou de barco. Aliás podes chegar de carro mas a tua única opção vai ser deixá-lo no parking logo à entrada da ilha. 

10 experiências imperdíveis em Veneza

Praça de São Marcos

É uma das praças mais icónicas em todo o Mundo. Ao passo que as melhores atrações da cidade estão aqui, são elas:  Campanário de São Marcos (torre sineira), a Basílica de São Marcos, o Palácio Ducal e a Torre do Relógio. 
Esta é a parte mais baixa da cidade, por isso quando há maré alta este lugar é o primeiro a ficar inundado.
Infelizmente este fenómeno é cada vez mais recorrente, provavelmente já viste imagens nas tv
PS: esta foto foi tirada do 14º andar do nosso cruzeiro. Boa sorte para conseguires boas fotos na praça (está sempre lotada de pessoas, parecem formigas).

Praça de São Marcos Veneza
basilica de são marcos veneza

Basílica de São Marcos

A Basílica de São Marcos é a igreja mais importante de Veneza e muito provavelmente o monumento mais fotografado da cidade. Decerto que a arquitetura deste edifício é efetivamente genial, os olhos até brilham. 
Embora a entrada seja grátis há partes da atração que se pagam. As filas de espera são enormes e por isso, das duas vezes que já fomos a Veneza, nunca entramos. Consome demasiado tempo esperar.
Para evitares as longas filas, agenda um tour na GetYourGuide

Palácio Ducal

Mesmo ao lado da atração anterior encontramos o Palácio Ducal, também muitas vezes apelidado de Doge’s Palace. Isto porque o palácio, durante mais de 1000 anos, foi residência de 120 doges (dirigente máximo da cidade de Veneza).
Querem saber a melhor? Indexado a este palácio está uma prisão e é possível visitá-la durante a visita. É “engraçado” ver os contrastes no seu interior porque há partes recheadas de luxúria, onde viviam os doges, e depois a prisão, nada agradável. 
A fachada da atração, em estilo gótico, é linda. 

Palácio Ducal Veneza
Ponte dos Suspiros Veneza

Ponte dos Suspiros

A famosa Ponte dos Suspiros conecta o Palácio Ducal à Prigioni Nuove, a prisão que falamos anteriormente. Dessa forma os prisioneiros tinham que passar apenas esta ponte para serem julgados nas salas dos doges. Reza a lenda que os prisioneiros, “suspiravam” cada vez que aqui passavam, porque poderia ser a última vez que viam o mundo fora das quatro paredes. Assim sendo, surge daí o nome da ponte. 

Grand Canal

Como sabem Veneza é reconhecida pelos seus canais, mas o Grand Canal é o maior e mais importante da cidade, com 4km de extensão. 
Para atravessá-lo a pé existem apenas quatro opções, todas elas pontes. Estas fotos foram tiradas a partir da “
Ponte da Academia”. 
Ainda assim, é também interessante fazer a travessia de barco. Todavia, sugerimos o passeio de vaporetto pela linha 1, o trajeto que passa mais tempo pelo canal e que permite ver diversas atrações populares.

Grande Canal Veneza Itália
ponte de rialto veneza

Ponte de Rialto

A Ponte de Rialto dispensa apresentações, de certeza que já a viram em cenários de filmes. Portanto, das 4 pontes que cruzam atualmente o Grand Canal, esta é a mais antiga e famosa. Milhares de pessoas e barcos atravessam esta ponte todos os dias.
Esta ponte, inaugurada em 1591 e em pedra, tem uma estrutura muito semelhante às 3 tentativas anteriores, feitas em madeira. Contudo, as mesmas revelaram-se um falhanço porque acabaram por cair. 

Basilica di Santa Maria della Salute

Foi erguida em 1631 por conta de uma promessa do patriarca de Veneza. A mesma ia ser construída assim que a cidade se visse livre da peste negra, que arrasou e devastou a população local.
Hoje em dia é um dos lugares mais icónicos da cidade. Surpreendentemente a sua cúpula vê-se quase em toda a cidade. 
Quem está na Praça de São Marcos vê-a na perfeição, mas nós decidimos atravessar o Grand Canal para a ver de mais perto. Sem dúvida que a vista deste lado para o centro histórico é fantástica, porque temos a perspetiva inversa a quem está na praça principal.

Basílica de Santa Maria della Salute Veneza
gôndola

Andar de gôndola e vaporetto

Visitar Veneza e não andar de gôndola é como ir França e não ver a Torre Eiffel. Por mais que seja cliché não deixem de o fazer. Se estiveres a passear com a tua cara metade então não tens mesmo desculpas.
É uma maneira diferente de conhecer os recantos de Veneza e de forma muito romântica. Por outro lado existem os vaporettos, os barcos que funcionam como transporte público da cidade. Existem várias linhas e múltiplas paragens por toda a cidade.
Sem dúvida uma excelente opção para conhecer Veneza de forma mais rápida e eficaz.
Agenda o teu passeio de gôndola, aqui.

Arsenal de Veneza

De certa forma colocamos o Arsenal de Veneza na lista para não se esquecerem de visitar a parte Este da cidade de Veneza. Por vezes é um pouco esquecida mas foi uma área bastante importante para o desenvolvimento e defesa da cidade. 
Posto que é uma zona que tem menos atrações turísticas mas, se tiverem tempo livre, um passeio a pé até ao Arsenal de Veneza é bastante agradável.

Arsenal de Veneza
Burano Itália

Burano

Se ficarem mais que um dia a visitar Veneza recomendamos vivamente a passagem por Burano, uma das ilhas da Lagoa de Veneza. As duas opções mais viáveis para chegar até lá são de vaporetto a partir de Fondamenta Nuove ou San Marco – San Zaccaria. A viagem dura aproximadamente 1 hora.
Seja como for, a ilha é pequena e visita-se rapidamente mas é tão colorida e pitoresca. Segundo a lenda, diz que as casas são pintadas de cores diferentes para os marinheiros poderem identificar as suas habitações. 

Como chegar a Veneza?

Para quem vem do Aeroporto Marco Polo há várias opções: a nossa recomendação é o autocarro/ônibus ACTV nº5, que chega a Veneza em 30 minutos (já o fizemos várias vezes e para além de ser fácil é a opção mais barata); depois há opções como transfers terrestres ou aquáticos privados, autocarro/ônibus aquático, táxi aquático, etc… Enfim, há uma panóplia de opções para todos os gostos e carteiras. 

Quando visitar Veneza?

Os melhores meses na nossa opinião são Maio e Setembro. É claro que o melhor tempo é no Verão (Junho, Julho e Agosto) mas as multidões são enormes e a experiência pode torna-se negativa porque Veneza fica literalmente completa. Reparem nas nossas fotos, são em Setembro e estão com enormes multidões, agora imaginem em plena época alta. 

quando visitar veneza

O número de turistas em Veneza é cada vez mais alto e começa a tornar-se insustentável. Ainda mais, os próprios habitantes estão completamente revoltados com toda a situação, por isso é que a cidade já criou uma taxa turística. 
Para além disso, tentem evitar ir de Novembro a Março porque as cheias na cidade são recorrentes. Não nos parece que queiras correr o risco de ter de comprar galochas e andar a passear com água pelos joelhos. 
Inegavelmente o Carnaval de Veneza é um dos melhores do Mundo, podes considerar também conhecer a cidade nesta altura!

Links úteis

Procura as melhores opções de voos e rent-a-car através da Skyscanner. Com 100 milhões de utilizadores por mês, esta agência online é sem dúvida a melhor ferramenta para organizar a tua viagem. Super intuitiva e perfeita para comparar preços de voos e aluguer de carros.

Reserva o teu alojamento através da Booking.com. É aqui que encontramos sempre as melhores promoções e a maior oferta de Hotéis, Apartamentos, Villas e Hostels.

A Logitravel vende pacotes de férias mas é, em particular, especialista no mercado de cruzeiros. É nesta agência online que reservarmos a maioria dos nossos cruzeiros. Reserva já o teu cruzeiro, aqui.

Na GetYourGuide encontras experiências turísticas inesquecíveis. Desde as melhores excursões, entradas para atrações e transfers hotel <-> aeroporto, ao melhor preço. Evita as filas e compra já os bilhetes!

Faz o teu seguro de viagem com a IATI Seguros. É a companhia de seguros mais experiente do mercado e tem opções que se adaptam a todas as viagens. Calcula já o seguro para a tua viagem e usa o nosso link para teres 5% de desconto!

Viajar para fora de Portugal e Europa  sem chamadas, mensagens e internet? Nem pensar.
Compra um SIM Card pré-pago com a Holafly para continuares as tuas férias conectadas ao Mundo e evitares as taxas de roaming. Utiliza o código ‘VENSOUFICAS’ para obteres 5% de desconto.

ℹ️ Esta página contém links de afiliados, porque são a única forma de sustentar este projeto. Ao fazeres reservas através destes links, nós recebemos uma pequena comissão. Não pagas mais por fazê-lo e ainda tens descontos com os nossos códigos. Obrigado pela tua visita e contribuição!

Publicações relacionadas

Partilhar

Facebook
Email
Twitter
Pinterest
WhatsApp