Trilho da Barca d’Amieira – Passadiços de Nisa

O Trilho da Barca d’Amieira e os Passadiços de Nisa foram inaugurados em Abril de 2021 e foram uma excelente aposta para o distrito de Portalegre e região de Alto Alentejo. Aliás, nós fomos em Maio e este projeto já estava nas bocas do mundo devido à ponte pedonal suspensa, ao miradouro skywalk e aos baloiços lilases

Trilho da Barca d'Amieira

Trilho da Barca d'Amieira

O percurso tem esta designação porque antigamente havia uma embarcação que fazia a ligação entre a estação ferroviária da Barca d’Amieira – Envendos (Beira Baixa), margem norte do Rio Tejo, e a Amieira do Tejo (Alto Alentejo), margem sul do Rio Tejo.
Hoje em dia existe uma embarcação mais moderna que assegura a passagem de motas e carros ligeiros entre os dois cais. Como podem ver pela imagem abaixo, na embarcação só cabe um carro mas a travessia também é rápida.  A melhor parte é que é travessia é gratuita, isto só mesmo em Portugal!

Amieira do Tejo embarcação

O Trilho da Barca d’Amieira tem uma extensão de 3,6 km e é linear, ou seja, o ponto de partida será diferente do ponto de chegada. Uma vez que o trilho é de baixa dificuldade e quase sempre em terreno plano, muita gente opta por fazer ida e volta (7,2km). Nós como fomos em mais que um carro, tivemos a vantagem de deixar um carro em cada lado do percurso e assim poupámos as pernas. 

miradouro skywalk

Onde começar?

No folheto original é sugerido começar pelo Miradouro Transparente do Tejo “Skywalk”, próximo da Barragem do Fratel, mas podem também começar no lado oposto, na Amieira do Tejo.
Para ambas as localizações é fácil de chegar pelo Google Maps, basta colocarem “Miradouro Transparente do Tejo – Skywalk” e “Trilho das Jans”.  

trilho das jans

Porquê “Trilho das Jans”? Porque grande parte do Trilho da Barca d’Amieira (PR11 NIS) é feito no Trilho das Jans (PR 1 NIS), que tem 12,6km de extensão. Esta pode também tornar-se uma opção viável para os mais aventureiros e experientes, uma vez que o percurso é circular e tem nível de exigência médio. É da maneira que aproveitam e visitam o Castelo da Amieira e a vila. 
De realçar que a maior parte do Trilho da Barca d’Ameira não é feito em passadiços de madeira, mas sim pelo muro de sirga do Tejo, como podemos ver pelas imagens de cima e baixo. . 

muro de sirga do tejo

Miradouro Transparente do Tejo - Skywalk

O Miradouro Skywalk é sem dúvida um dos pontos mais populares do Trilho da Barca d’Amieira. O mesmo destaca-se por parte do chão ser em vidro, daí também o nome de miradouro transparente. Talvez só esteja ao alcance dos mais corajosos e sem medo de alturas, mas a paisagem deste lugar é fantástica. Daqui podemos admirar o Rio Tejo e a imponente Barragem do Fratel.
Não há que ter medo de pisar o vidro, porque a estrutura é apoiada em vigas de aço, que transmitem total segurança aos visitantes. Aliás, nada melhor que a nossa foto para transparecer esse mesmo sentimento!

miradouro skywalk
Miradouro Skywalk e Barragem do Fratel
miradouro transparente do tejo
Miradouro Transparente do Tejo

Baloiços Lilases

A moda dos baloiços espalhou-se rapidamente por todo o país e aqui temos outro exemplar. Desta vez apelaram à criatividade e pintaram-nos de lilás, mas as opiniões dividem-se. Uns elogiam a cor e a paisagem envolvente, já outros criticam o facto da árvore ter sido pintada. Enfim, nós preferimos ficar longe das polémicas e não comentar. 

baloiços lilases

Ponte Pedonal Suspensa

Chegámos provavelmente ao local mais intimidante e recheado de adrenalina de todo trilho – a Ponte Pedonal Suspensa. Gostas de ter os pés bem assentes na terra? Então aqui vai ser difícil, porque a ponte abana mesmo. Infelizmente não existem alternativas, por isso as pessoas com mais receio têm mesmo de fazer um esforço para ultrapassar os seus medos. As regras para atravessar a ponte estão bem definidas e são por norma cumpridas. No local está estabelecido um número limite de pessoas a passar a ponte ao mesmo tempo, e sinalizado que é proibido correr e saltar. 
Na nossa opinião é uma experiência a não perder e mesmo que tenhas medo, atravessa e supera-te! 💪

ponte suspensa
ponte pedonal suspensa
ponte passadiços de nisa

Se vocês soubessem o quão difícil foi ter a ponte só para nós para tirarmos esta foto, foi mesmo sorte!
Este trilho está a tornar-se famoso e esta atração em particular faz aglomerar muita gente. Como a ponte tem um limite de capacidade e não dá para circular nos dois sentidos ao mesmo tempo, tem que haver algum civismo e educação por parte das pessoas. Gostaste do resultado final? Não te esqueças de nos seguir no Instagram. 

Passadiços de Nisa

O Trilho da Barca d’Amieira tem passadiços em madeira, mas estes fazem apenas ligação entre a Ponte Suspensa e o Muro de Sirga. São sensivelmente 600 metros e pelo caminho encontramos atrações como o Miradouro da Casa de Árvore, com uma vista sobre a foz do Rio Ocreza, e um local para fazer Birdwatching

Passadiços de Nisa
Passadiços de Nisa
Rio Ocreza e Birdwatching
Rio Ocreza e Birdwatching

Elementos Pictóricos

Não podíamos deixar de fazer referência às instalações artísticas colocadas ao longo do percurso.
Muito sinceramente algumas delas destoam completamente na paisagem e não fazem muito sentido. Exemplo disso mesmo é este sol gigante no topo da colina e próximo do Miradouro Skywalk.  

elementos pictoricos nisa

Ao longo do percurso existem cerca de 10 elementos pictóricos, sendo que os mais engraçados, na nossa opinião, ainda são o “Índio” e a “Garça Real”.  Acreditamos que possa ser um incentivo para alegrar as crianças, mas ainda assim estamos a falar de uma paisagem natural e não de um parque urbano. Enfim, foi mesmo o único ponto negativo de toda a visita.

Índio Trilho da Barca d'Amieira

Castelo da Amieira do Tejo

Por fim deixamos a sugestão de visitarem o Castelo da Amieira do Tejo. O castelo encontra-se muito bem preservado e oferece a todos os seus visitantes uma vista desafogada e tipicamente alentejana.
O preço da entrada é simbólico, salvo erro custa 1,5€ por adulto. Não é nada comparativamente com aquilo que tem para oferecer. No interior da torre principal do castelo há um pequeno museu que conta a importância e história deste castelo para a região e para Portugal. Muito interessante!

Castelo da Amieira do Tejo

Links úteis

Procura as melhores opções de voos e rent-a-car através da Skyscanner. Com 100 milhões de utilizadores por mês, esta agência online é sem dúvida a melhor ferramenta para organizar a tua viagem. Super intuitiva e perfeita para comparar preços de voos e aluguer de carros.

Reserva o teu alojamento através da Booking.com. É aqui que encontramos sempre as melhores promoções e a maior oferta de Hotéis, Apartamentos, Villas e Hostels.

A Logitravel vende pacotes de férias mas é, em particular, especialista no mercado de cruzeiros. É nesta agência online que reservarmos a maioria dos nossos cruzeiros. Reserva já o teu cruzeiro, aqui.

Na GetYourGuide encontras experiências turísticas inesquecíveis. Desde as melhores excursões, entradas para atrações e transfers hotel <-> aeroporto, ao melhor preço. Evita as filas e compra já os bilhetes!

Faz o teu seguro de viagem com a IATI Seguros. É a companhia de seguros mais experiente do mercado e tem opções que se adaptam a todas as viagens. Calcula já o seguro para a tua viagem e usa o nosso link para teres 5% de desconto!

Viajar para fora de Portugal e Europa  sem chamadas, mensagens e internet? Nem pensar.
Compra um SIM Card pré-pago com a Holafly para continuares as tuas férias conectadas ao Mundo e evitares as taxas de roaming. Utiliza o código ‘VENSOUFICAS’ para obteres 5% de desconto.

ℹ️ Esta página contém links de afiliados, porque são a única forma de sustentar este projeto. Ao fazeres reservas através destes links, nós recebemos uma pequena comissão. Não pagas mais por fazê-lo e ainda tens descontos com os nossos códigos. Obrigado pela tua visita e contribuição!

Publicações relacionadas

Partilhar

Facebook
Email
Twitter
Pinterest
WhatsApp