Passadiço do Alamal e Castelo de Belver

O Passadiço do Alamal e o Castelo de Belver situam-se no concelho de Gavião, região do Alto Alentejo e distrito de Portalegre. Se tiveres a planear uma viagem por esta região não podes mesmo perder este tesouro nas margens do rio Tejo.

Passadiço do Alamal

Passadiço do Alamal

O Passadiço do Alamal, insere-se no PR 1 – Arribas do Tejo, e tem uma extensão com cerca de 3 km (1,5 km para cada lado). Para além de ser um trilho de curta distância tem também a vantagem de ter um grau de dificuldade muito baixo. Em todo o percurso existem apenas 4/5 degraus, o que torna tudo mais fácil para famílias com crianças ou pessoas com mobilidade reduzida. Digamos que a única dificuldade poderá ser a subida/descida junto à ponte de Belver, que é em terra e um pouco íngreme.

Ponte de Belver

O Passadiço do Alamal não é um percurso circular pelo que têm 2 opções para começar o trilho. A primeira opção é começar junto à ponte de Belver, onde inclusivamente têm placas alusivas ao trilho e um pequeno parque de estacionamento.

Passadiço do Alamal placa
PR 1 Alamal

A segunda opção é ter como ponto de partida a Praia Fluvial do Alamal, com mais opções de estacionamento e infraestruturas de apoio como hotel, restaurante e casa de banho pública.
Esta praia fluvial tem um enorme potencial, mas falemos dela mais à frente. Agora, reparem bem no Castelo de Belver no topo da montanha e a paisagem envolvente. Que vista magnífica, digna de um postal! 

Praia Fluvial do Alamal

Onde começar?

Bem, nós começámos junto à ponte de Belver mas não quer dizer que seja a melhor opção para todos. Optámos por começar deste lado porque assim fizemos 1,5 km e depois aproveitámos para descansar junto à praia fluvial e ainda comer/beber alguma coisa na esplanada do restaurante. Desta forma poupámos um pouco as pernas e não fizemos os 3 km seguidos. 

Restaurante Alamal

Se começares na Praia Fluvial do Alamal, muito provavelmente, vais acabar por fazer os 3 km seguidos, porque não há nada de especial para ver do outro lado a não ser a ponte de Belver. No entanto pode ser vantajoso porque podes evitar a tal subida/descida em terra, um pouco íngreme, que falámos anteriormente.
Fazer o trilho de ida e volta não custa nada, por isso só depende do teu estado de espírito e capacidade motora. 

Alamal e Rio Tejo

Em suma é um passeio muito agradável de ser fazer, pois é sempre feito junto ao rio Tejo e oferece uma vista privilegiada para o Castelo de Belver.  Este passadiço, ao contrário de muitos outros, é ideal para todas as idades porque é feito em terreno plano e com bom piso. Nós vimos inclusivamente várias pessoas com carrinho de bebé a fazer o percurso e é perfeitamente fazível. 

Passadiço do Alamal e Belver

Praia Fluvial do Alamal

Nós ficámos fãs da Praia Fluvial do Alamal e, tal como já referimos anteriormente, tem ótimas condições. 
Aqui respira-se tranquilidade, sossego, ouve-se a natureza e o comboio hahah (só para estragar o cenário).
Fora de brincadeiras, esta zona do rio Tejo é mesmo muito calma, inclusivamente fazem-se vários passeios de barco, alugam-se gaivotas, canoas e pranchas de paddle

Praia do Alamal

Recomendamos vivamente este lugar, não podes mesmo perder! A praia é agradável, tem um areal razoável e ainda uma zona de relva. O cenário, como podem ver pelas imagens, é mesmo deslumbrante.
De realçar que a praia é vigiada por nadadores salvadores.
Por fim, não podíamos deixar de mencionar o Restaurante Alamal, que tem uma ampla esplanada e uns belos petiscos. 

ponte e castelo de belver

Castelo de Belver

O Castelo de Belver é sem dúvida o ex-líbris do local. Como já puderam ver pelas fotografias anteriores, a fortificação situa-se no topo da montanha e junto ao rio Tejo. Efetivamente, os nossos antepassados não podiam ter escolhido melhor localização para defender o nosso Portugal. 
A vista desde o seu interior é mesmo de cortar a respiração, há poucas palavras para descrever. O castelo está bem conservado e a sua posição geográfica torna-o mesmo imponente e dominante na paisagem circundante. 
A entrada para o Castelo de Belver custa 2€ e vale muito a pena, acreditem! Este entrou diretamente para o nosso top 10 de castelos favoritos no país.

Castelo de Belver
Castelo de Belver
Castelo de Belver
Vista da ponte de Belver para o Castelo

Links úteis

Procura as melhores opções de voos e rent-a-car através da Skyscanner. Com 100 milhões de utilizadores por mês, esta agência online é sem dúvida a melhor ferramenta para organizar a tua viagem. Super intuitiva e perfeita para comparar preços de voos e aluguer de carros.

Reserva o teu alojamento através da Booking.com. É aqui que encontramos sempre as melhores promoções e a maior oferta de Hotéis, Apartamentos, Villas e Hostels.

A Logitravel vende pacotes de férias mas é, em particular, especialista no mercado de cruzeiros. É nesta agência online que reservarmos a maioria dos nossos cruzeiros. Reserva já o teu cruzeiro, aqui.

Na GetYourGuide encontras experiências turísticas inesquecíveis. Desde as melhores excursões, entradas para atrações e transfers hotel <-> aeroporto, ao melhor preço. Evita as filas e compra já os bilhetes!

Faz o teu seguro de viagem com a IATI Seguros. É a companhia de seguros mais experiente do mercado e tem opções que se adaptam a todas as viagens. Calcula já o seguro para a tua viagem e usa o nosso link para teres 5% de desconto!

Viajar para fora de Portugal e Europa  sem chamadas, mensagens e internet? Nem pensar.
Compra um SIM Card pré-pago com a Holafly para continuares as tuas férias conectadas ao Mundo e evitares as taxas de roaming. Utiliza o código ‘VENSOUFICAS’ para obteres 5% de desconto.

ℹ️ Esta página contém links de afiliados, porque são a única forma de sustentar este projeto. Ao fazeres reservas através destes links, nós recebemos uma pequena comissão. Não pagas mais por fazê-lo e ainda tens descontos com os nossos códigos. Obrigado pela tua visita e contribuição!

Publicações relacionadas

Partilhar

Facebook
Email
Twitter
Pinterest
WhatsApp