Estrasburgo, o que fazer: melhores atrações

Estás a planear uma viagem à Alsácia e procuras saber o que fazer em Estrasburgo? Ao longo deste artigo mostramos-te as melhores atrações para visitar em Estrasburgo, bem como dicas de quando ir e como chegar à cidade. 
Na nossa opinião 1 dia é suficiente para conhecer Estrasburgo, por isso o roteiro que construímos foi pensado para quem quer visitar este destino em menos de 24 horas. Ainda assim, se pretendes ficar mais algum tempo na região da Alsácia, podes visitar lugares como Colmar, Eguisheim, Riquewihr e Basileia

Visitar Estrasburgo

Segue as nossas aventuras no Instagram, por lá temos todos os destaque da viagem.

A melhor maneira de explorar o centro histórico de Estrasburgo é a pé, até porque a grande maioria das atrações principais situam-se na Grande Île. Trata-se de uma ilha, rodeada pelo rio Ill e pelo Canal du Faux Rempart, onde para a maioria dos visitantes da cidade, este é o foco principal dos passeios turísticos. É também nesta área, listada pela UNESCO, que o mercado de Natal de Estrasburgo, mundialmente famoso, ocupa lugar durante 1 mês. 
De uma forma geral, a única atração que recomendamos utilizar transportes é o Parlamento Europeu, que fica sensivelmente a 2,5 quilómetros do centro histórico de Estrasburgo. Se mesmo assim pretenderes ir a pé, são cerca de 35 minutos para cada lado.

Estrasburgo, o que fazer?

Catedral de Estrasburgo

A Catedral de Estrasburgo, também apelidada muitas vezes de Catedral Notre Dame de Estrasburgo, é o maior ícone da cidade. A sua estrutura e dimensão é de facto impressionante.
Só quando se chega mesmo à praça principal é que dá para perceber a sua grandiosidade.
A título de curiosidade,  a Catedral de Estrasburgo, chegou mesmo a ser o edifício mais alto do Mundo entre 1625 e 1874. Hoje em dia é a quarta maior igreja do planeta e recebe anualmente cerca de 4 milhões de visitantes. A entrada ao seu interior custa 8€ por adulto.

Catedral de Estrasburgo
petite france, strasbourg

Petite France

Este é o distrito mais pitoresco do centro histórico da cidade. Quando nos perguntam o que fazer em Estrasburgo, Petite France é um dos primeiros lugares que nos vem à memória, porque no fundo está repleto de casas em enxaimel, com diferentes formatos e cores, que são a imagem de marca da Alsácia.
A acrescentar a tudo isto, a Petite France situa-se nas margens Rio III, o que torna este lugar ainda mais bonito, romântico e agradável para passear. 
Neste bairro não podes mesmo perder a praça
 Benjamin Zix, a Rue du Bain-aux-Plantes e a Pont du Faisan, que se destaca por ter uma eclusa, ou seja, uma obra de engenharia que permite as embarcações turísticas subirem/descerem o rio num local onde há desnível de água.

Ponts Couverts + Barrage Vauban

Ainda no distrito de Petite France, podemos encontrar as Ponts Couverts e a Barrage Vauban, duas estruturas que desempenharam um papel fundamental na história e independência de Estrasburgo.
As “Pontes Cobertas”, que mantiveram o nome apesar do desaparecimento do seu telhado no séc. XVIII, são constituídas por quatro torres e faziam parte das muralhas medievais que circundavam a Grande Île de Estrasburgo. 
Quanto à “Barragem Vauban”, que se localiza a poucos metros da atração anterior, foi também construída com o objetivo de proteger a cidade.
 
É possível que vejas muita gente a subir ao terraço da infraestrutura, porque tem verdadeiramente uma vista panorâmica e privilegiada sobre a cidade e os seus canais.

Ponts Couverts
Parlamento Europeu

Parlamento Europeu

Sabias que o Parlamento Europeu está sediado em Estrasburgo? Pois é, apesar das comissões parlamentares especializadas serem normalmente em Bruxelas, estas instalações foram e são de extrema importância para debates e votações europeias. 
Para quem estiver interessado(a) em visitar o Parlamento Europeu, temos boas notícias! As visitas são gratuitas o ano inteiro e é possível visitar mesmo com sessões plenárias a decorrerem. Para mais informações sobre horários, reservas e outras informações úteis, consulta o site oficial da instituição aqui

Igrejas em Estrasburgo

Depois da visita à catedral, sugerimos ainda a passagem por 3 igrejas históricas de Estrasburgo.
Église Saint-Thomas: igreja protestante e que recebe anualmente cerca 230 mil visitantes.
Église Saint-Pierre-le-Jeune: um dos mais importantes edifícios religiosos da cidade. O destaque vai para os frescos do século XIV, no seu interior.
Église Saint-Paul: na nossa opinião é a mais bonita entre as três, daí também ter merecido a imagem de destaque. Por fora, realçamos as duas torres com 76 metros de altura e, no seu interior, os inúmeros vitrais. Esta é a única igreja que não se localiza na Grande Île de Strasbourg.

eglise Saint-Paul
place gutenberg

Place Gutenberg

Situa-se nas imediações da Catedral de Estrasburgo e por isso trata-se de uma praça com bastante importância a nível económico, cultural e turístico para a cidade. No centro da praça está erguida a estátua de Johannes Gutenberg, inventor que viveu e trabalhou na cidade e, que por sua vez deu nome à praça. Depois, em seu redor, a praça possui vários cafés, restaurantes e edifícios históricos.
A Place Gutenberg é também o centro de muitas festividades e eventos na cidade. Exemplo disso é o seu mercado de Natal, com a emblemática árvore e urso, iluminados de azul, a dizer “Merci”.

Palais Rohan

Junto à Catedral de Estrasburgo, encontra-se o Palácio Rohan, aclamado como “Mini Versalhes”, dada a sua exuberância tanto no exterior, como no interior.
O Palais Rohan é um marco importante da arquitetura francesa do século XVIII e foi construído como forma de  demonstrar o poder da coroa francesa, pois a cidade tinha acabado de regressar ao domínio francês.
Este palácio tornou-se o lar do Museu de Belas Artes, do Museu Arqueológico e ainda do Museu de Artes Decorativas. O bilhete custa 7,5€ por adulto e está encerrado às terças e quintas feiras. 

palais rohan
place kleber, estrasburgo

Place Kléber

A Place Kléber é a maior praça de Estrasburgo.
A mesma presta homenagem a Jean-Baptiste Kleber, um general importante durante a Guerra Revolucionária Francesa e que nasceu na cidade.
A praça Kléber é especialmente fascinante durante o mês de Dezembro, devido ao seu mercado de Natal.
Para quem não sabe, um dos grandes símbolos de Estrasburgo no Natal é a sua árvore natural, com  30 metros de altura, criteriosamente escolhida das Montanhas dos Voges e que é colocada aqui.
Para saberes mais pormenores sobre o mercado de Natal de Estrasburgo, continua a ler o artigo.

Passeio de Barco

A empresa responsável pelos passeios de barco em Estrasburgo é a Batorama. Podes comprar os bilhetes online, no cais ou no ponto oficial de venda.
A nosso ver, a principal vantagem de fazer o passeio de barco é a possibilidade de conhecer regiões fora da zona mais turística da cidade, tais como Neustadt e o quarteirão dedicado às Instituições Europeias. Outrora, provavelmente não as irias visitar a pé.
Outra parte importante de referir é que os barcos são cobertos e aquecidos durante os meses frios e abertos quando há bom tempo.
Se procuras um passeio de barco privado, a nossa recomendação está ativa na 
GetYouGuide.

barco estrasburgo

Estrasburgo: Mercado de Natal

A principal razão pela qual visitámos Estrasburgo foi devido às suas celebrações de Natal. Por isso, respondendo à pergunta inicial do artigo – Estrasburgo, o que fazer? Nós dizemos, conhecer o Mercado de Natal!
Se chegaste até aqui porque queres visitar Estrasburgo e não foi por causa do Natal provavelmente não sabes, mas Estrasburgo está lista de destinos mais desejados da Europa, durante esta época festiva. Aliás, Estrasburgo é considerada a Capital do Natal.

capital do natal, strasbourg

O Mercado de Natal de Estrasburgo tem início normalmente na última semana de Novembro e termina logo após o dia de Natal, ou seja, tem uma duração média de 4 semanas.  A tradição deste evento começou por volta do ano 1570, o que faz dele o mais antigo de toda a França. 
Não queremos de todo elevar as tuas expetativas, até porque o mercado de Natal de Colmar é igualmente fantástico, mas de facto a cidade ganha outra magia e fica com uma atmosfera vibrante, quando as luzes se ligam.

árvore de natal estrasburgo

Mercado de Natal: o que ver e fazer?

Entre os pontos altos do Mercado de Natal de Estrasburgo está naturalmente a Place Kléber, devido à popular árvore de Natal com 30 metros de altura e às centenas de barraquinhas que vendem comida, bebida, artesanato e lembranças. Foi nesta praça que comemos o melhor doce de toda a nossa viagem pela Alsácia! Aquele bretzel de chocolate branco não vai ser esquecido assim tão cedo. Acompanhado então de Vin Chaud, o típico vinho quente doce servido nos mercados de Natal, revelou-se a combinação perfeita.
Ainda sobre as melhores atrações do mercado de Natal, se estás farto(a) de ver vídeos de uma casa decorada com ursos de peluche e queres saber a localização, nós ajudamos-te. A rua chama-se Rue du Maroquin e fica nas imediações da praça onde está a 
Catedral de Estrasburgo e o Palais Rohan.

urso peluche estrasburgo

Resumindo, o ambiente em Estrasburgo é verdadeiramente único. As fachadas e as ruas são lindamente decoradas, as montras das lojas brilham, o cheiro a vinho quente e especiarias flutuam pelo ar, as canções de Natal alegram as praças, enfim, um autêntico conto de fadas. 
Como já deves ter percebido, Estrasburgo não foi a nossa única paragem pelos Mercados de Natal da Alsácia, por isso não percas também os nossos artigos sobre Colmar e Basileia.
Para mais pormenores, passa também pelo nosso Instagram!

Quando visitar Estrasburgo?

Perante tanta publicidade ao Mercado de Natal de Estrasburgo, escusado será dizer que recomendamos vivamente visitarem Estrasburgo durante o mês de Dezembro. Ainda assim, nem tudo são rosas, pois estamos a falar de uma época com preços elevados e onde as temperaturas são bastante baixas. Quando fomos a temperatura mínima era 1ºC e a máxima 3ºC, por isso aconselhamos a irem bem preparados, porque faz mesmo muito frio.
Se queres fugir a multidões e preços elevados, recomendamos viajar em meses como Abril, Maio e Setembro.

Estrasburgo quando ir

Posto isto, falta-nos falar sobre o Verão e Outono. Obviamente, os meses de Julho e Agosto, face ao pico do Verão e férias escolares, é novamente uma época de muita afluência turística e por isso não recomendamos. Até porque, por mais incrível que pareça, Junho e Julho, são por exemplos são os meses com maior nível de precipitação. 
Quanto ao Outono, apesar das temperaturas descerem e os dias serem substancialmente mais curtos (horas de luz), é ainda assim uma boa estação para uma escapadinha à Alsácia.

Como chegar a Estrasburgo?

Estrasburgo tem aeroporto internacional e fica sensivelmente a 20 de minutos de transportes públicos do centro da cidade. Contudo, para quem viaja de Portugal, o único aeroporto português com voos diretos para Estrasburgo é o Francisco Sá Carneiro, no Porto. Para quem partir de Lisboa, Faro ou ilhas tem obrigatoriamente de fazer escala.
Outras possíveis alternativas para quem vai de avião poderão ser Estugarda, Basileia, Zurique, Luxemburgo ou mesmo Paris e depois apanha TGV (1h45 mins).
Nós, por exemplo, fomos de avião para Basileia e depois fizemos Estrasburgo e Colmar de comboio/trem, e estamos muito felizes com a nossa opção. Os comboios em França funcionam mesmo muito bem e as viagens são baratas. 

Links úteis

Procura as melhores opções de voos e rent-a-car através da Skyscanner. Com 100 milhões de utilizadores por mês, esta agência online é sem dúvida a melhor ferramenta para organizar a tua viagem. Super intuitiva e perfeita para comparar preços de voos e aluguer de carros.

Reserva o teu alojamento através da Booking.com. É aqui que encontramos sempre as melhores promoções e a maior oferta de Hotéis, Apartamentos, Villas e Hostels.

A Logitravel vende pacotes de férias mas é, em particular, especialista no mercado de cruzeiros. É nesta agência online que reservarmos a maioria dos nossos cruzeiros. Reserva já o teu cruzeiro, aqui.

Na GetYourGuide encontras experiências turísticas inesquecíveis. Desde as melhores excursões, entradas para atrações e transfers hotel <-> aeroporto, ao melhor preço. Evita as filas e compra já os bilhetes!

Faz o teu seguro de viagem com a IATI Seguros. É a companhia de seguros mais experiente do mercado e tem opções que se adaptam a todas as viagens. Calcula já o seguro para a tua viagem e usa o nosso link para teres 5% de desconto!

Viajar para fora de Portugal e Europa  sem chamadas, mensagens e internet? Nem pensar.
Compra um SIM Card pré-pago com a Holafly para continuares as tuas férias conectadas ao Mundo e evitares as taxas de roaming. Utiliza o código ‘VENSOUFICAS’ para obteres 5% de desconto.

ℹ️ Esta página contém links de afiliados, porque são a única forma de sustentar este projeto. Ao fazeres reservas através destes links, nós recebemos uma pequena comissão. Não pagas mais por fazê-lo e ainda tens descontos com os nossos códigos. Obrigado pela tua visita e contribuição!

Publicações relacionadas

Partilhar

Facebook
Email
Twitter
Pinterest
WhatsApp