Quando decidimos visitar Marraquexe tínhamos expectativas bastante elevadas, não fosse esta a cidade mais visitada de Marrocos e mundialmente famosa pelos seus tons avermelhados.
Os principais pontos turísticos de Marraquexe são vistos em apenas 2 dias, mas são muitos aqueles que optam por prolongar a sua estadia. O tempo exótico, os riads e os resorts com piscina e spa (massagens Hamman) são sem dúvida fatores estimulantes. Para além disso, há também muitos viajantes a agarrarem a oportunidade de viajar até ao deserto do Saara.
Para os mais aventureiros e, principalmente, para aqueles que não vão numa viagem organizada, não se esqueçam de consultar todas as nossas dicas de viagem em Marrocos. É mesmo muito importante! Se leres o artigo vais perceber o motivo do nosso alerta relativamente à importância da segurança para visitar Marraquexe.
O que fazer em Marraquexe?
1 - Praça Jemaa el‑Fna
A praça Jemaa el-Fna é o lugar mais importante e popular da cidade. À medida que o dia avança o entretenimento vai mudando. Enquanto existe luz solar os stands de sumos, águas e especiarias são predominantes na paisagem. Mas ao final do dia, a praça transfigura-se e são muitas as opções: street food, espetáculos de dança, ilusionismo, domadores de serpentes e macacos, e pinturas de tinta Henna.
Ao redor da praça existem muitos restaurantes e bares com rooftops para poderes admirar toda a atmosfera e vida da mesma. Por isso, não te esqueças de ver as nossas sugestões de restaurantes na cidade.
2 - Mesquita Koutoubia
A 5 minutos a pé da praça Jemaa El-Fna encontra-se a mesquita Koutoubia, a maior de Marraquexe.
É também o edifício mais alto da cidade devido ao seu minarete. Naturalmente torna-se um ponto de referência na cidade, pois é visível de quase qualquer parte de Marraquexe. A arquitetura desta mesquita inspirou a construção de outras infraestruturas pelo Mundo fora. Contudo, a entrada é possível apenas para muçulmanos.
3 - Jardim Majorelle
A Noroeste da medina de Marraquexe, localiza-se o Jardim Majorelle. O mesmo caracteriza-se por ser e ser um jardim botânico repleto de catos, palmeiras e bambu, mas também um museu que nos conta mais sobre a cultura islâmica e berbere.
O edifício azul e amarelo (foto), com arquitetura Art Déco e Mourisca, é o centro de todas as atenções. Por norma o Jardim Majorelle é uma atração muito requisitada. Assim sendo, sugerimos que vás cedo. Caso contrário é provável encontrares fila para a bilheteira. Preço: 70 Dhs (7€) | 50% desconto para estudantes (leva o cartão da escola).
4 - Palácio da Bahia
Mesmo para aqueles que não são entusiastas de museus, o Palácio da Bahia é inquestionavelmente um local a não perder. A atração encontra-se em excelente estado de conservação. Ademais, é impressionante a riqueza de todos os detalhes arquitetónicos do edifico.
Não existem placas informativas dentro do espaço, pelo que se sugere a contratação de um guia turístico. O preço varia consoante o número de pessoas e o idioma desejado.
Preço sem guia: 70 Dhs (7€)
5 - Souks
Visitar Marraquexe sem visitar os souks não é uma viagem completa. Neles podes pôr à prova todos os teus sentidos, pois as ruas são muito movimentadas e repletas de diferentes cores, cheiros e texturas.
Os comerciantes tentam vender e, muitas vezes, impingir aos turistas todo o tipo de artigos, como por exemplo: especiarias, artesanato, souvenirs e vestuário. Alertamos também que esta área é um autêntico labirinto. Mesmo que tenham um mapa aconselhamos a definirem um ponto de referência para não se perderem.
À noite, como todas as lojas estão fechadas e as ruas são muitos estreitas e com pouca iluminação, os souks podem-se tornar sinistros e perigosos.
Os souks são o local ideal para apurares todos os teus sentidos:
– visão: todos os artigos e produtos são aqui expostos para venda;
– audição: tudo o que possas imaginar passa nestas ruas: motas, bicicletas, carroças, animais, locais a negociar com turistas e crianças a brincarem;
– olfato: cheiro das especiarias, da comida e outros odores menos agradáveis estão muito presentes;
– tato: se tocares em algum artigo prepara-te para regatear;
– paladar: se o teu olfato e visão concordarem não há nada como experimentar.
6 - Passeio até ao deserto
Como já referimos muitas pessoas que viajam até Marraquexe aproveitam para visitar o Deserto do Saara. A viagem de carro dura aproximadamente 9 horas. É certo que de autocarro a duração é substancialmente maior. De qualquer forma a oferta é muito diversificada e existem outras opções, como por exemplo: Ouarzazate, Aït-Ben-Haddou, Cascatas de Ouzoud e Zagora.
Onde dormir em Marraquexe?
Riad é o nome dado às casas tradicionais marroquinas, que se encontram dentro das medinas (parte histórica da cidade e normalmente com muralha).
Sentimos que a nossa experiência por Marrocos ficava incompleta se não ficássemos alojados num Riad. Assim sendo, escolhemos o Riad De Vinci & Spa para as nossas duas noites em Marraquexe.
Adoramos a nossa estadia! O edifício é enorme e tem inúmeros espaços de lazer.
As nossas partes favoritas foram a piscina e o rooftop, onde tomávamos o pequeno-almoço todos os dias. Fizemos também uma sessão de spa, para experimentar a tradicional massagem marroquina, denominada de Hammam.
O nosso único problema foi mesmo encontrar o Riad. Isto porque, dentro da medina é tudo um labirinto e o GPS não funciona. Ou seja, como não conseguíamos encontrá-lo, tivemos que pagar valores exorbitantes para os locais nos ajudarem 👎.
Onde comer em Marraquexe?
L'Adresse Jemaa El-Fna, Café & Restaurant
Quando decidimos observar a praça Jemaa el‑Fna de um rooftop, optámos por este restaurante para jantar. Ficamos bastante satisfeitos. Para além de ter uma vista privilegiada para a maior atração de Marraquexe, o menu do restaurante tem também opções de pratos de cozinha europeia e internacional. Os colaboradores eram muito profissionais e simpáticos.
Café Kif-Kif
Entre a praça Jemaa el‑Fna e a Mesquita Koutoubia localiza-se o Café Ki-Kif. Este restaurante foi a nossa melhor experiência gastronómica, em toda a viagem, com comida marroquina. Sem dúvida, estava tudo maravilhoso, desde as entradas às sobremesas.
O preço é mesmo muito acessível.
Se conseguirem mesa no último andar melhor ainda, porque têm direito a esta vista espetacular para a mesquita.
Links úteis
Procura as melhores opções de voos e rent-a-car através da Skyscanner. Com 100 milhões de utilizadores por mês, esta agência online é sem dúvida a melhor ferramenta para organizar a tua viagem. Super intuitiva e perfeita para comparar preços de voos e aluguer de carros.
Reserva o teu alojamento através da Booking.com. É aqui que encontramos sempre as melhores promoções e a maior oferta de Hotéis, Apartamentos, Villas e Hostels.
A Logitravel vende pacotes de férias mas é, em particular, especialista no mercado de cruzeiros. É nesta agência online que reservarmos a maioria dos nossos cruzeiros. Reserva já o teu cruzeiro, aqui.
Na GetYourGuide encontras experiências turísticas inesquecíveis. Desde as melhores excursões, entradas para atrações e transfers hotel <-> aeroporto, ao melhor preço. Evita as filas e compra já os bilhetes!
Faz o teu seguro de viagem com a IATI Seguros. É a companhia de seguros mais experiente do mercado e tem opções que se adaptam a todas as viagens. Calcula já o seguro para a tua viagem e usa o nosso link para teres 5% de desconto!
ℹ️ Esta página contém links de afiliados, porque são a única forma de sustentar este projeto. Ao fazeres reservas através destes links, nós recebemos uma pequena comissão. Não pagas mais por fazê-lo e ainda tens descontos com os nossos códigos. Obrigado pela tua visita e contribuição!