Veneza é uma cidade única e que não tem termo de comparação com mais nenhuma no Mundo. Sinceramente há poucas palavras para descrever este destino porque é verdadeiramente diferente e genial. Apenas quem visita é que compreende o nosso sentimento. Vocês já viram bem a geografia de Veneza?
Quem é que imaginava uma cidade maravilhosa e plenamente funcional quando é composta por 118 ilhas e 177 canais?! Tudo isto só é possível graças às mais de 400 pontes que interligam todos os pequenos pedaços de terra e ao excelente sistema de transportes.
Ou seja, caso não saibas Veneza não tem estradas, não há carros no centro histórico, só se circula a pé ou de barco. Aliás podes chegar de carro mas a tua única opção vai ser deixá-lo no parking logo à entrada da ilha.
10 experiências imperdíveis em Veneza
Praça de São Marcos
É uma das praças mais icónicas em todo o Mundo. Ao passo que as melhores atrações da cidade estão aqui, são elas: Campanário de São Marcos (torre sineira), a Basílica de São Marcos, o Palácio Ducal e a Torre do Relógio.
Esta é a parte mais baixa da cidade, por isso quando há maré alta este lugar é o primeiro a ficar inundado.
Infelizmente este fenómeno é cada vez mais recorrente, provavelmente já viste imagens nas tv.
PS: esta foto foi tirada do 14º andar do nosso cruzeiro. Boa sorte para conseguires boas fotos na praça (está sempre lotada de pessoas, parecem formigas).
Basílica de São Marcos
A Basílica de São Marcos é a igreja mais importante de Veneza e muito provavelmente o monumento mais fotografado da cidade. Decerto que a arquitetura deste edifício é efetivamente genial, os olhos até brilham.
Embora a entrada seja grátis há partes da atração que se pagam. As filas de espera são enormes e por isso, das duas vezes que já fomos a Veneza, nunca entramos. Consome demasiado tempo esperar.
Para evitares as longas filas, agenda um tour na GetYourGuide.
Palácio Ducal
Mesmo ao lado da atração anterior encontramos o Palácio Ducal, também muitas vezes apelidado de Doge’s Palace. Isto porque o palácio, durante mais de 1000 anos, foi residência de 120 doges (dirigente máximo da cidade de Veneza).
Querem saber a melhor? Indexado a este palácio está uma prisão e é possível visitá-la durante a visita. É “engraçado” ver os contrastes no seu interior porque há partes recheadas de luxúria, onde viviam os doges, e depois a prisão, nada agradável.
A fachada da atração, em estilo gótico, é linda.
Ponte dos Suspiros
A famosa Ponte dos Suspiros conecta o Palácio Ducal à Prigioni Nuove, a prisão que falamos anteriormente. Dessa forma os prisioneiros tinham que passar apenas esta ponte para serem julgados nas salas dos doges. Reza a lenda que os prisioneiros, “suspiravam” cada vez que aqui passavam, porque poderia ser a última vez que viam o mundo fora das quatro paredes. Assim sendo, surge daí o nome da ponte.
Grand Canal
Como sabem Veneza é reconhecida pelos seus canais, mas o Grand Canal é o maior e mais importante da cidade, com 4km de extensão.
Para atravessá-lo a pé existem apenas quatro opções, todas elas pontes. Estas fotos foram tiradas a partir da “Ponte da Academia”.
Ainda assim, é também interessante fazer a travessia de barco. Todavia, sugerimos o passeio de vaporetto pela linha 1, o trajeto que passa mais tempo pelo canal e que permite ver diversas atrações populares.
Ponte de Rialto
A Ponte de Rialto dispensa apresentações, de certeza que já a viram em cenários de filmes. Portanto, das 4 pontes que cruzam atualmente o Grand Canal, esta é a mais antiga e famosa. Milhares de pessoas e barcos atravessam esta ponte todos os dias.
Esta ponte, inaugurada em 1591 e em pedra, tem uma estrutura muito semelhante às 3 tentativas anteriores, feitas em madeira. Contudo, as mesmas revelaram-se um falhanço porque acabaram por cair.
Basilica di Santa Maria della Salute
Foi erguida em 1631 por conta de uma promessa do patriarca de Veneza. A mesma ia ser construída assim que a cidade se visse livre da peste negra, que arrasou e devastou a população local.
Hoje em dia é um dos lugares mais icónicos da cidade. Surpreendentemente a sua cúpula vê-se quase em toda a cidade.
Quem está na Praça de São Marcos vê-a na perfeição, mas nós decidimos atravessar o Grand Canal para a ver de mais perto. Sem dúvida que a vista deste lado para o centro histórico é fantástica, porque temos a perspetiva inversa a quem está na praça principal.
Andar de gôndola e vaporetto
Visitar Veneza e não andar de gôndola é como ir França e não ver a Torre Eiffel. Por mais que seja cliché não deixem de o fazer. Se estiveres a passear com a tua cara metade então não tens mesmo desculpas.
É uma maneira diferente de conhecer os recantos de Veneza e de forma muito romântica. Por outro lado existem os vaporettos, os barcos que funcionam como transporte público da cidade. Existem várias linhas e múltiplas paragens por toda a cidade.
Sem dúvida uma excelente opção para conhecer Veneza de forma mais rápida e eficaz.
Agenda o teu passeio de gôndola, aqui.
Arsenal de Veneza
De certa forma colocamos o Arsenal de Veneza na lista para não se esquecerem de visitar a parte Este da cidade de Veneza. Por vezes é um pouco esquecida mas foi uma área bastante importante para o desenvolvimento e defesa da cidade.
Posto que é uma zona que tem menos atrações turísticas mas, se tiverem tempo livre, um passeio a pé até ao Arsenal de Veneza é bastante agradável.
Burano
Se ficarem mais que um dia a visitar Veneza recomendamos vivamente a passagem por Burano, uma das ilhas da Lagoa de Veneza. As duas opções mais viáveis para chegar até lá são de vaporetto a partir de Fondamenta Nuove ou San Marco – San Zaccaria. A viagem dura aproximadamente 1 hora.
Seja como for, a ilha é pequena e visita-se rapidamente mas é tão colorida e pitoresca. Segundo a lenda, diz que as casas são pintadas de cores diferentes para os marinheiros poderem identificar as suas habitações.
Como chegar a Veneza?
Para quem vem do Aeroporto Marco Polo há várias opções: a nossa recomendação é o autocarro/ônibus ACTV nº5, que chega a Veneza em 30 minutos (já o fizemos várias vezes e para além de ser fácil é a opção mais barata); depois há opções como transfers terrestres ou aquáticos privados, autocarro/ônibus aquático, táxi aquático, etc… Enfim, há uma panóplia de opções para todos os gostos e carteiras.
Quando visitar Veneza?
Os melhores meses na nossa opinião são Maio e Setembro. É claro que o melhor tempo é no Verão (Junho, Julho e Agosto) mas as multidões são enormes e a experiência pode torna-se negativa porque Veneza fica literalmente completa. Reparem nas nossas fotos, são em Setembro e estão com enormes multidões, agora imaginem em plena época alta.
O número de turistas em Veneza é cada vez mais alto e começa a tornar-se insustentável. Ainda mais, os próprios habitantes estão completamente revoltados com toda a situação, por isso é que a cidade já criou uma taxa turística.
Para além disso, tentem evitar ir de Novembro a Março porque as cheias na cidade são recorrentes. Não nos parece que queiras correr o risco de ter de comprar galochas e andar a passear com água pelos joelhos.
Inegavelmente o Carnaval de Veneza é um dos melhores do Mundo, podes considerar também conhecer a cidade nesta altura!
Links úteis
Procura as melhores opções de voos e rent-a-car através da Skyscanner. Com 100 milhões de utilizadores por mês, esta agência online é sem dúvida a melhor ferramenta para organizar a tua viagem. Super intuitiva e perfeita para comparar preços de voos e aluguer de carros.
Reserva o teu alojamento através da Booking.com. É aqui que encontramos sempre as melhores promoções e a maior oferta de Hotéis, Apartamentos, Villas e Hostels.
A Logitravel vende pacotes de férias mas é, em particular, especialista no mercado de cruzeiros. É nesta agência online que reservarmos a maioria dos nossos cruzeiros. Reserva já o teu cruzeiro, aqui.
Na GetYourGuide encontras experiências turísticas inesquecíveis. Desde as melhores excursões, entradas para atrações e transfers hotel <-> aeroporto, ao melhor preço. Evita as filas e compra já os bilhetes!
Faz o teu seguro de viagem com a IATI Seguros. É a companhia de seguros mais experiente do mercado e tem opções que se adaptam a todas as viagens. Calcula já o seguro para a tua viagem e usa o nosso link para teres 5% de desconto!
ℹ️ Esta página contém links de afiliados, porque são a única forma de sustentar este projeto. Ao fazeres reservas através destes links, nós recebemos uma pequena comissão. Não pagas mais por fazê-lo e ainda tens descontos com os nossos códigos. Obrigado pela tua visita e contribuição!