Quando estiveres a passear pela Beira Baixa não te esqueças de visitar as Minas da Recheira. Fica localizado na freguesia de Barco, concelho da Covilhã, próximo do Fundão. Este complexo mineiro abandonado há mais de 50 anos ganhou uma nova vida em 2020. Neste artigo encontrarás também um código promocional para a tua próxima visita às Minas!
A Quinta das Minas da Recheira, também conhecida pelos locais como “Mina do Alemão”, é rica em elementos como o estanho e o volfrâmio. Mas se não és fã da tabela periódica ou amante de geoturismo não te preocupes. Porque neste complexo mineiro há espaço para todos os gostos, acredita. Até as crianças vão adorar!
Quinta das Minas da Recheira
Este projeto das Minas da Recheira é um produto completamente inovador e singular em todo o Portugal. A principal atração é obviamente as galerias mineiras, mas há muito mais para ver e fazer. Quando pensamos na nossa visita lembramo-nos logo da paisagem envolvente. Isto porque esta quinta situa-se na encosta de uma serra e por isso privilegia de uma vista incrível para a Serra da Argemela, o rio Zêzere e para os seus campos agrícolas.
Além disso, no horizonte da paisagem podemos ainda admirar a maravilhosa Serra da Estrela.
A Quinta das Minas da Recheira tem mesmo um enorme potencial e aliar a componente de turismo mineiro com o turismo de natureza foi mesmo muito inteligente.
As fotografias ajudam um pouco a perceber a paisagem envolvente, mas não há nada como ter a experiência.
Durante a visita com o guia turístico vão ter a oportunidade de fazer uma geocaminhada, onde o mesmo explica com mais pormenor a fauna e flora presentes na área. Assim vão perceber o porquê de estarmos fascinados com este projeto.
Visita Guiada pelas Galerias Mineiras
Bem, não vamos fazer uma exposição extensa da nossa visita guiada pelas galerias mineiras porque perderia toda a piada quando visitassem o local. De qualquer forma queremos destacar alguns dos pontos altos da nossa visita: a galeria mineira nº1, o salão de eventos mineiro (onde já se realizaram variadíssimos eventos), o centro de interpretação e a varanda com uma vista magnífica para a Serra da Estrela e o Rio Zêzere.
Visitar a Quinta das Minas da Recheira demora aproximadamente 2 horas e vale bem a pena aguardar pelo final, porque existe uma surpresa no fim. Obviamente que não vamos revelar, vais mesmo ter que visitar para ficar a saber. Para os mais pequenos existe também o desafio de acertar no número exato de filões que existem numa rocha à entrada do complexo mineiro. Se alguém acertar no número será também recompensado com um prémio.
É também importante referir que só se aceitam visitas à Quinta das Minas da Recheira com marcação prévia.
No preço da entrada já está incluído o guia turístico, o equipamento de proteção (capacete e colete) e os respetivos seguros de acidentes e responsabilidade. Existem também preços especiais para escolas e grupos organizados.
Dica: dentro das galerias mineiras está sempre mais frio. Por isso, para além de aconselharmos o uso de roupa e calçado confortável, apelamos também a não trazerem roupa muito veranil.
Basta entrar em contacto telefónico ou enviar um email com o número de pessoas, data e horário pretendido.
Contactos: tlf:(+351) 275 011 055 | tlm: (+351) 912 275 075 | email: [email protected]
Nunca tínhamos visitado umas minas antes e foi realmente uma experiência inesquecível. Deixamos desde já o nosso especial agradecimento ao Eng. Luís António que nos acompanhou durante toda a visita.
Como chegar às Minas da Recheira?
Por favor prestem atenção às nossas indicações e não caiam no nosso erro. No site das Minas da Recheira é sugerida a instalação e uso da aplicação Waze por um motivo bastante importante. Pelo que não ignorem a mensagem e NÃO usem o Google Maps, porque apesar de ele dar indicações vai mandar-vos literalmente por um caminho de cabras e sem saída. Isto aconteceu connosco e não vão acreditar no filme que foi tirar o carro de lá. Foi um autêntico stress!
Assim sendo se utilizares a aplicação Waze não haverá nenhum problema porque encontra-se mapeado corretamente. Apesar da parte final do caminho ser em terra é de fácil acesso e manobra.
Onde dormir na região?
A Quinta do Ragal é um glamping de natureza perfeito para relaxares e teres um contacto muito próximo com a vida rural. Certamente que o destaque do alojamento vai para as tendas Yurt (originárias da Mongólia) e para sua enorme quinta repleta de animais (ovelhas, gatos, burro e cavalo).
Para quem viaja em família existem Bungallow’s, um espaço perfeito para a toda a família dormir.
Por fim, o mais importante. A Joana e o Paulo, proprietários da Quinta do Ragal, foram peças fundamentais para a nossa estadia ter-se tornado memorável. A simpatia, a preocupação com o nosso bem-estar, as conversas ao pequeno-almoço, a disponibilidade, enfim… ficaram mesmo com um lugar especial no nosso coração.
Sem dúvida uma estadia 5 estrelas e vamos com certeza voltar!
Links úteis
Procura as melhores opções de voos e rent-a-car através da Skyscanner. Com 100 milhões de utilizadores por mês, esta agência online é sem dúvida a melhor ferramenta para organizar a tua viagem. Super intuitiva e perfeita para comparar preços de voos e aluguer de carros.
Reserva o teu alojamento através da Booking.com. É aqui que encontramos sempre as melhores promoções e a maior oferta de Hotéis, Apartamentos, Villas e Hostels.
A Logitravel vende pacotes de férias mas é, em particular, especialista no mercado de cruzeiros. É nesta agência online que reservarmos a maioria dos nossos cruzeiros. Reserva já o teu cruzeiro, aqui.
Na GetYourGuide encontras experiências turísticas inesquecíveis. Desde as melhores excursões, entradas para atrações e transfers hotel <-> aeroporto, ao melhor preço. Evita as filas e compra já os bilhetes!
Faz o teu seguro de viagem com a IATI Seguros. É a companhia de seguros mais experiente do mercado e tem opções que se adaptam a todas as viagens. Calcula já o seguro para a tua viagem e usa o nosso link para teres 5% de desconto!
ℹ️ Esta página contém links de afiliados, porque são a única forma de sustentar este projeto. Ao fazeres reservas através destes links, nós recebemos uma pequena comissão. Não pagas mais por fazê-lo e ainda tens descontos com os nossos códigos. Obrigado pela tua visita e contribuição!