Visitar Death Valley: roteiro de 1 dia no Vale da Morte

Se estás a pensar viajar até aos Estados Unidos da América, sugerimos vivamente visitares o Death Valley National Park.
O “Parque Nacional do Vale da Morte” situa-se nos estados da Califórnia e Nevada. 
Sabias que estamos perante o maior, mais quente e seco parque nacional dos Estados Unidos da América?
No dia 17 de Junho de 2021 o Death Valley atingiu os 54ºC. É uma temperatura que se aproxima muito do recorde mundial de 56,7ºC, também registado neste local. Uff, um verdadeiro inferno! 

Roteiro de 1 dia no Death Valley

1 - Mesquite Flat Sand Dunes

A nossa primeira paragem foi logo muito especial.
Para quem nunca esteve num deserto, as Mesquite Flat Sand Dunes são uma pequena amostra disso mesmo. Não percas a oportunidade de pisar estas dunas de areia muito fina.
Uma vez que est
a atração é a mais afastada de Las Vegas, faz também sentido começar por aqui a nossa viagem. Porque a partir daqui todas as outras atrações já encurtam a duração da viagem de regresso. 

mesquite flat sand dunes, death valley
salt creek death valley

2 - Salt Creek

Salt Creek é um percurso circular de 1,4 km, maioritariamente, feito em cima de um passadiço de madeira. É uma paragem divertida para as crianças porque tem várias placas informativas que contam um pouco da história do Death Valley.
Para chegar a esta atração é necessário passar de carro por uma estrada de terra, mas de fácil acesso.

3 - Golden Canyon

Trata-se de um conjunto de montanhas coloridas que tem várias opções de trilhos para caminhar.
Para percorrer o Golden Canyon tem em consideração a época em que vais fazer estes trilhos. Face às temperaturas elevadíssimas durante o Verão, o passeio pode tornar-se insuportável. 
No dia em que fomos estava muito vento. Por isso paramos apenas para tirar algumas fotos.

Golden Canyon, death valley
Devil's Golf Course death valley

4 - Devil's Golf Course

O Devil’s Golf Course foi o lugar mais surpreendente do Death Valley, a par do BadwaterO solo deste local tem este aspeto porque está coberto de sal e outros minerais. Os mesmos provêm da água de um lago que evaporou há cerca de 10.000 anos atrás.
Vale a pena perder algum tempo a observar estas formações de sal no solo. Que maravilha! 
Reza a lenda que: “só mesmo o diabo para conseguir jogar golfe neste terreno”.

5 - Natural Bridge

O tempo era limitado mas ainda assim foi suficiente para fazermos uma pequena caminhada para ver a Natural Bridge.
Tal como podem ver pela foto esta formação geológica assemelha-se a uma ponte, daí o seu nome ser “Ponte natural”. O trilho é circular e tem cerca de 3 km. A ponte encontra-se logo no início do percurso, mas existem outras formações geológicas interessantes ao longo da caminhada. 

Natural Bridge death valley
badwater death valley

6 - Badwater

Bem-vindo ao ponto mais baixo de toda a América do Norte.
O Badwater Basin tem uma profundidade de 86 metros abaixo do nível do mar. Na montanha ao pé do estacionamento é possível ver assinalado o ponto de marcação do “nível do mar”. Aí sim vão realmente aperceber-se do quão abaixo estão em relação ao nível do mar. 
Este local distingue-se pelo seu solo ser branco. Porquê? Devido à elevada concentração de sal.

7 - Artists Drive + Artists Palette

A Artists Drive é uma estrada de apenas um sentido (Sul -> Norte) e que está repleta de cenários geológicos fenomenais. Na nossa opinião esta estrada foi das mais divertidas que conduzimos em todo o Mundo, até hoje.
A construção deste percurso alcatroado foi uma excelente ideia porque permitiu-nos admirar paisagens que de outra forma seria quase impossível assistir. Ao longo dos 14,5 km de extensão existem vários pontos turísticos. O mais popular é o “Artists Palette“, que podem observar na imagem.

Artists Drive death valley
Zabriskie Point death valley

8 - Zabriskie Point

Zabriskie Point situa-se numa região mais alta do Parque Nacional do Vale da Morte. 
Este ponto tornou-se famoso pelo seu miradouro a 180 graus. A partir dele conseguimos ver diferentes formações rochosas e áridas. 
Repara bem naquilo que a mãe natureza é capaz de fazer. Já viste as diversas tonalidades e formatos do solo? Tudo isto acontece graças ao fenómeno da erosão dos solos. 

9 - Twenty Mules Team Canyon

As formações geológicas encontradas no Zabriskie Point podem ser observadas ainda em maior detalhe no Twenty Mules Team Canyon. 
Para chegar a esta atração é preciso conduzir por uma estrada em terra e sem saída. Ou seja, depois de verem as montanhas com tons pretos, castanhos, amarelos e brancos vão ter que voltar para trás. 

Twenty Mules Team Canyon death valley
dante's view death valley

10 - Dante's View

Chegamos ao último ponto do nosso roteiro de 1 dia no Death Valley. O Dante’s View é um miradouro no topo da montanha e que nos permite ter uma maior perceção geográfica de alguns lugares por onde passamos anteriormente, tais como: a Bacia do Badwater e o Devil’s Golf Course.
Só para terem uma noção a temperatura lá de baixo até cá acima variou 15ºC. Isto acontece porque abaixo do nível do mar o solo retém uma maior percentagem do calor. 

Onde comer e dormir no Death Valley?

Esta é uma questão muito importante para quem planeia visitar o Death Valley
Em termos de infraestruturas de apoio o parque é muito pobre. Furnace Creek é o único local com alojamentos, restaurantes e posto de gasolina. Se tiveres alguma sorte consegues apanhar um traço de rede no telemóvel, o que não acontece no resto do Death Valley

furnace creek death valley

As nossas refeições neste dia foram bastante ligeiras, até porque se nos sentássemos num restaurante para comer íamos perder mais tempo. Desta forma comemos apenas snacks, comprados no dia anterior. 

Quando visitar o Death Valley?

Os melhores meses para visitar o Death Valley são definitivamente entre Março-Maio e Outubro-Novembro. Isto porque as temperaturas são mais amenas e o parque não está tão sobrelotado. Já no Verão faz mesmo muito calor e no Inverno, embora não esteja frio, torna-se desagradável pelo vento e o céu encoberto. 

Como chegar ao Death Valley?

As opções mais viáveis para chegar ao Death Valley são conduzir desde de Las Vegas ou Los Angeles. Nós optámos por alugar carro e partir da cidade de Las Vegas. A viagem é substancialmente mais curta do que a segunda opção. Em pouco menos de 2 horas faz-se a viagem. 

death valley como chegar

Como podes ver pelo mapa existem 2 itinerários diferentes recomendados. Na ida optámos pela US-95 e na volta pela NV-160. Ambas as opções tem excelentes paisagens pelo percurso, mas consideramos a US-95 a melhor escolha. Para além de ser uma autoestrada, onde os limites de velocidade são maiores, a estrada tem poucas curvas, a sinalização é melhor e tem menos trânsito do que a rota alternativa. Pelo menos foi assim na altura em que fomos – Março. 

Links úteis

Procura as melhores opções de voos e rent-a-car através da Skyscanner. Com 100 milhões de utilizadores por mês, esta agência online é sem dúvida a melhor ferramenta para organizar a tua viagem. Super intuitiva e perfeita para comparar preços de voos e aluguer de carros.

Reserva o teu alojamento através da Booking.com. É aqui que encontramos sempre as melhores promoções e a maior oferta de Hotéis, Apartamentos, Villas e Hostels.

A Logitravel vende pacotes de férias mas é, em particular, especialista no mercado de cruzeiros. É nesta agência online que reservarmos a maioria dos nossos cruzeiros. Reserva já o teu cruzeiro, aqui.

Na GetYourGuide encontras experiências turísticas inesquecíveis. Desde as melhores excursões, entradas para atrações e transfers hotel <-> aeroporto, ao melhor preço. Evita as filas e compra já os bilhetes!

Faz o teu seguro de viagem com a IATI Seguros. É a companhia de seguros mais experiente do mercado e tem opções que se adaptam a todas as viagens. Calcula já o seguro para a tua viagem e usa o nosso link para teres 5% de desconto!

Viajar para fora de Portugal e Europa  sem chamadas, mensagens e internet? Nem pensar.
Compra um SIM Card pré-pago com a Holafly para continuares as tuas férias conectadas ao Mundo e evitares as taxas de roaming. Utiliza o código ‘VENSOUFICAS’ para obteres 5% de desconto.

ℹ️ Esta página contém links de afiliados, porque são a única forma de sustentar este projeto. Ao fazeres reservas através destes links, nós recebemos uma pequena comissão. Não pagas mais por fazê-lo e ainda tens descontos com os nossos códigos. Obrigado pela tua visita e contribuição!

Publicações relacionadas

Partilhar

Facebook
Email
Twitter
Pinterest
WhatsApp