Neste artigo podes consultar o melhor roteiro de Granada em 1 dia. Se tens pouco tempo para visitar a cidade e queres saber as melhores atrações da cidade, este é o artigo certo para ti. Posto isto, os melhores pontos turísticos da cidade são todos relativamente próximos, por isso é fácil visitar Granada a pé.
Dica: Para não perderes muito tempo nas filas, aconselhamos vivamente a comprar bilhetes para os monumentos com antecedência, principalmente para os Nasrid Palaces.
Roteiro de Granada: as melhores atrações
Alhambra
A Alhambra é indiscutivelmente a principal atração da cidade e o motivo de muitos turistas visitarem este destino. É mesmo aquela atração que não pode faltar num roteiro de Granada.
Sabias que Alhambra recebe mais de 2 milhões de turistas anualmente? É o monumento mais visitado de toda a Espanha.
É considerada Património Mundial da UNESCO desde 1984 e divide-se em 3 áreas distintas: Nasrid Palaces, Alcazaba e Generalife.
Dada a complexidade e grandeza do espaço, existem várias modalidades de bilhetes. No entanto, nós compramos o geral, que permite entrada em todos os lugares e custa 14€.
Nasrid Palaces
Os Nasrid Palaces contam a história dos vários reis e sultões que residiram neste lugar durante séculos.
Esta foi a nossa atração favorita dentro de Alhambra, por vários motivos. Primeiro, o horário de visita é logo decidido aquando da compra do bilhete, o que torna o número de visitantes por hora mais limitado. Depois, os vários palácios e salões encontram-se muito bem conservados e são uma belíssima representação da arte e cultura árabe.
O ponto alto e mais concorrido da visita é ao “Pátio dos Leões”, mas queremos também destacar o “Palácio de Comares” e as várias varandas com vistas maravilhosas para o bairro histórico de Albaicín.
Alcazaba
É o nome dado à parte fortificada de Alhambra e que tem tons avermelhados.
Esta fortaleza é a parte mais antiga do complexo e teve um papel importante na defesa da cidade. Face à sua posição privilegiada na colina, a paisagem deste lugar é mesmo magnífica. Vê-se toda a cidade de Granada! Aliás, podes mesmo subir à Torre da Vela, a principal torre, para a vista ser ainda mais alta.
Outro dos pontos de destaque da Alcazaba é a “Praça de Armas”, que vemos na foto. Trata-se da entrada principal e que em tempos detinha diferentes estruturas que ofereciam vários serviços aos moradores.
Generalife
Generalife era a zona de lazer e descanso dos reis que viveram nos palácios.
Esta área tem enormes jardins, muito bem cuidados, com diversas plantas, flores e fontes de água.
Na nossa opinião é um lugar muito agradável para passear, especialmente no Verão, porque tem sombras e é mais fresco. Para além disso, os jardins tem vários cenários românticos e oferecem paisagens panorâmicas para o centro histórico da cidade.
Mirador de San Nicolas
Este miradouro localiza-se em pleno bairro de Albaicín e tem provavelmente a melhor paisagem da cidade. Do Mirador de San Nicolas podemos admirar a lindíssima Alhambra e ainda ver as altas montanhas da Serra Nevada, muitas vezes cobertas de neve.
O cenário é de tal forma tão popular que costuma ser a foto que mais aparece nos cartões postal de Granada. No entanto, devido à sua popularidade está quase sempre cheio, principalmente ao pôr-do-sol.
La Alcaicería
A Alcaicería localiza-se em pleno centro histórico de Granada e consiste num mercado tradicional de rua. As suas características são muito semelhantes à de um souk, no Norte de África. Ou seja, ruas estreitas, com várias bifurcações e onde se vende um pouco de tudo. Desde especiarias, a artesanato, roupa, calçado, bijuteria e souvenirs.
É sem dúvida um dos melhores lugares para fazer compras em Granada.
Catedral de Granada
A Catedral de Granada fica a poucos metros da Alcaicería e é uma das paragens obrigatórias na cidade. Para além da fachada exterior que chama logo à atenção, outro dos destaques é o seu interior. Tem muitos elementos e detalhes interessantes para os admiradores de arte e história.
A entrada na Catedral de Granada custa 5 €.
Também muito próximo deste local devem visitar o Palácio da Madraça, que funcionou como universidade e tem uma fachada fabulosa.
Quando visitar Granada?
Nós visitamos Granada definitivamente na pior altura do ano, quando as temperaturas são mais extremas em Andaluzia. Por isso, desaconselhamos totalmente a não visitarem Granada no Verão, porque as máximas chegam facilmente aos 40ºC.
Assim sendo, para passearem à vontade pela cidade, a altura ideal para visitar Granada é na Primavera e Outono. Por outro lado, há também muitos turistas a visitarem Granada no Inverno. Tal acontece devido à proximidade da cidade às estâncias de ski da Serra Nevada.
Links úteis
Procura as melhores opções de voos e rent-a-car através da Skyscanner. Com 100 milhões de utilizadores por mês, esta agência online é sem dúvida a melhor ferramenta para organizar a tua viagem. Super intuitiva e perfeita para comparar preços de voos e aluguer de carros.
Reserva o teu alojamento através da Booking.com. É aqui que encontramos sempre as melhores promoções e a maior oferta de Hotéis, Apartamentos, Villas e Hostels.
A Logitravel vende pacotes de férias mas é, em particular, especialista no mercado de cruzeiros. É nesta agência online que reservarmos a maioria dos nossos cruzeiros. Reserva já o teu cruzeiro, aqui.
Na GetYourGuide encontras experiências turísticas inesquecíveis. Desde as melhores excursões, entradas para atrações e transfers hotel <-> aeroporto, ao melhor preço. Evita as filas e compra já os bilhetes!
Faz o teu seguro de viagem com a IATI Seguros. É a companhia de seguros mais experiente do mercado e tem opções que se adaptam a todas as viagens. Calcula já o seguro para a tua viagem e usa o nosso link para teres 5% de desconto!
ℹ️ Esta página contém links de afiliados, porque são a única forma de sustentar este projeto. Ao fazeres reservas através destes links, nós recebemos uma pequena comissão. Não pagas mais por fazê-lo e ainda tens descontos com os nossos códigos. Obrigado pela tua visita e contribuição!