Ao longo deste artigo apresentamos-te um Roteiro da Serra da Arrábida com o que visitar, as atividades a fazer, as melhores praias, restaurantes e alojamentos a experimentar na região. Fica ainda a saber qual a melhor altura para visitar a Serra da Arrábida e outras sugestões de destinos até 1 hora de distância.
A Serra da Arrábida e a própria península de Setúbal são um dos nossos cantinhos preferidos em Portugal. Nós somos suspeitos, até porque vivemos a 20 minutos deste paraíso que é o Parque Natural da Arrábida.
O roteiro que apresentamos é para 2 dias e é obrigatório a utilização de carro próprio e/ou alugado.
Para quem pretende usufruir das praias e/ou ficar mais algum tempo pela região, temos sugestões que vão desde a Lagoa de Albufeira até à Comporta.
Segue as nossas aventuras no Instagram, por lá temos todos os destaque de todas as viagens por Portugal e pelo Mundo.
Visitar Serra da Arrábida: dia 1
Castelo de Palmela
Seja de que direção vieres é muito provável que antes de chegares a Setúbal passes por Palmela, por isso esta é a nossa sugestão de primeira paragem do dia.
Dado que Castelo de Palmela é a principal atração da vila e a entrada é gratuita, não há desculpas para não ficares a conhecer esta imponente fortificação.
O acesso de carro é muito simples e assim que se alcança as muralhas do Castelo é fácil de perceber a razão pela qual na sua história sempre foi muito disputado. A sua localização é absolutamente vantajosa e prevalece sobre tudo o que está em seu redor. Daqui é possível apreciar de forma ampla as vistas para Setúbal, o Estuário do Sado, a Península de Tróia e até Lisboa.
Mercado do Livramento
O Mercado do Livramento há muito que é considerado o principal mercado de Setúbal. Contudo, em 2015 ganhou outro destaque quando o jornal americano USA Today considerou-o um dos melhores mercados de peixe do Mundo.
Apesar de se vender também frutas, hortícolas, produtos locais, carne e queijo, a estrela da companhia é mesmo a qualidade, frescura, variedade e preço do peixe. Falamos por experiência própria!
Outro motivo que traz muitas pessoas a visitar este local é o painel com 5700 azulejos no interior do mercado, datado de 1929, que retrata as várias atividades económicas da cidade.
Horário: terça-feira a domingo, das 07h30 às 14h00.
Forte de São Filipe
O Forte de São Filipe é um marco imponente que não pode deixar de ser visitado em qualquer Roteiro pela Serra da Arrábida e Setúbal. Construído durante a ocupação espanhola a Portugal, o Forte de São Filipe foi palco de batalhas épicas e desempenhou um papel crucial na defesa da costa portuguesa contra ataques de piratas.
Para além da oportunidade única de mergulhar no passado das suas muralhas, a partir do topo da fortaleza é possível apreciar vistas deslumbrantes para o Rio Sado, Setúbal e Tróia.
A entrada no forte é gratuita e existe inclusivamente um bar com esplanada, para quem pretende apreciar a paisagem enquanto bebe um café ou um cocktail.
7ª Bateria do Outão
Abandonada após a Segunda Guerra Mundial, a 7ª Bateria do Outão nunca chegou a ser utilizada em combate e está atualmente encontra-se em ruínas.
No local é ainda possível ver os canhões apontados ao mar, os bunkers e o Forte Velho do Outão.
Ainda assim, o principal motivo que nos leva a visitar este local constantemente não é a sua história, mas sim a paisagem incrível que oferece para o Oceano Atlântico e para a Península de Tróia.
É uma pena o espaço estar ao abandono. Atenção ao explorar o local, porque há algumas áreas instáveis.
Praia da Figueirinha
A Serra da Arrábida acolhe algumas das mais belas praias de Portugal e cada uma delas teu o seu próprio encanto.
A Praia da Figueirinha é uma das praias mais populares da Serra da Arrábida, porque é das primeiras praias para quem vem do sentido de Setúbal, tem um extenso areal, estacionamento e o acesso de carro não é limitado durante o Verão*.
Por norma esta é a praia de eleição para as famílias com crianças, dado que as águas são calmas, tem boas infraestruturas e os acessos também são fáceis.
Praia dos Galápos e Galapinhos
As praias dos Galápagos e Galapinhos são locais imperdíveis para quem visita a Serra da Arrábida.
Em tempos já foram verdadeiros paraísos escondidos, mas devido à eleição da Praia dos Galapinhos como a praia mais bonita da Europa em 2017, rapidamente se tornou atraente para visitantes de todo o Mundo.
Uma vez que são muito concorridas no Verão e em particular durante os fins de semana, recomendamos a visita durante a época baixa ou de segunda a quinta-feira.
Não obstante, as suas águas continuam cristalinas, calmas e pouco profundas. Em ambas, mas em especial a dos Galapinhos, o acesso à praia é feito por um trilho pedestre e pelo meio da vegetação.
Portinho da Arrábida e Creiro
A Praia do Portinho da Arrábida e a do Creiro estão entre as mais frequentadas. No entanto, durante o Verão o acesso é limitado e só é possível descer de carro para largar crianças e pessoas com mobilidade reduzida. Os restantes têm que estacionar o carro na berma da N379, fazer uma caminhada de 1,2 km’s ou optar por fazer uma curta viagem de tuk-tuk, para chegar ao Portinho da Arrábida.
Uma das nossas atividades favoritas na Serra da Arrábida fica junto à praia do Creiro. A empresa chama-se Seatru e tem disponível passeios de kayak com fundo transparente, onde é possível ver os peixes a nadarem por debaixo de nós. Com as magníficas cores do mar junto à Serra da Arrábida, esta foi sem dúvida uma excelente ideia de negócio. Experiência 5 estrelas!
Lapa de Santa Margarida
Ainda na Rua do Portinho da Arrábida é possível visitar a Lapa de Santa Margarida, que consiste numa gruta natural, que foi criada pela ação da água ao longo de milhares de anos, e que tem uma pequena capela em homenagem à Santa Margarida. São várias as imagens e velas presentes no local.
O acesso a esta atração é feito a pé e por uma escadaria com mais de 200 degraus, bem perto do Lar Férias da Casa do Gaiato.
O acesso é gratuito. Tem apenas cuidado com o nível do mar e usa a lanterna do telemóvel para as partes mais escuras da gruta.
Miradouro do Portinho da Arrábida
Para acabar o dia em beleza, não há nada melhor que acabar a viagem num miradouro.
Este é um dos pontos panorâmicos mais famosos em toda a Serra da Arrábida, devido às vistas que oferece para a baía do Portinho da Arrábida e o Oceano Atlântico, mas também pela sua plataforma em madeira, que permite tirar fotos muito originais e bonitas.
A poucos metros deste local é possível também admirar e visitar o Convento da Arrábida.
Visitar Serra da Arrábida: dia 2
Azeitão
Em Azeitão existem excelentes queijos, moscatel, vinhos e as famosas tortas de Azeitão, por isso esta é uma ótima oportunidade para degustares alguns dos melhores produtos da região.
Entre as nossas sugestões num roteiro por Azeitão estão a visita às Caves José Maria da Fonseca, o produtor de vinhos de mesa mais antigo de Portugal; a visita ao Palácio e Quinta da Bacalhôa, onde há uma simbiose perfeita entre a Arte e o Vinho; e uma passagem na pastelaria “O Cego”, para provar as tortas de Azeitão, que consistem numa massa enrolada e recheada com doce de ovos, como bem manda a pastelaria conventual portuguesa.
Castelo de Sesimbra
O Castelo de Sesimbra é um dos nossos castelos favoritos em todo o país. Para além de se encontrar em bom estado de conservação, oferece uma vista espetacular para Sesimbra e é possível percorrer as muralhas do castelo. Durante uma visita ao monumento é ainda possível ver exposições permanentes sobre a sua história, um centro de interpretação do património, uma igreja, cafetaria e um cemitério desativado.
As origens do Castelo de Sesimbra remontam ao século IX, período da ocupação muçulmana do território.
Sesimbra
Apesar do Castelo de Sesimbra ser a atração principal da cidade, temos outras sugestões de locais a visitar, tais como:
– Fortaleza de Santiago: abriga o Museu Marítimo de Sesimbra e dispõe de uma autêntica “varanda” sobre o mar, onde é possível admirar toda a Baía;
– Marginal de Sesimbra: excelente para um passeio à beira mar e ficar a conhecer a Praia da Califórnia;
– Arte Urbana: as ruas de Sesimbra estão repletas de obras artísticas que dão vida e cor à cidade;
– Ahoy Portugal: a melhor vista de Sesimbra e da Arrábida é vista do mar, por isso sugerimos um passeio a bordo de uma embarcação tradicional e em madeira. Para mais informações, clica aqui.
Praia Ribeira do Cavalo
Situa-se a apenas 10 minutos de carro do centro de Sesimbra e é uma das praias mais bonitas de Portugal. As cores das suas águas são irresistíveis!
Em tempos, era uma praia paradisíaca e pouco conhecida, mas atualmente são poucas as pessoas que nunca ouviram falar e/ou viram imagens da Praia Ribeira do Cavalo.
Numa visita a esta praia tem em consideração que trata-se de uma praia selvagem e onde o acesso via pedonal para além de ter alguma exigência, é perigoso. Assim sendo, aconselhamos precaução especialmente na descida e a utilizares calçado adequado para caminhada, porque ainda se demora cerca de 20 minutos a pé desde o estacionamento ao areal. Por outro lado, há sempre a opção de chegar até à praia de barco.
Cabo Espichel
O Cabo Espichel situa-se na ponta sudoeste da Península de Setúbal e ostenta uma rica história que se entrelaça com o mar, a defesa do território e a religião.
Uma das principais razões que leva as pessoas a visitarem este local é devido à presença do Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel, que atrai peregrinos de todo o país e Europa, desde o séc. XV.
Depois, é também impossível ficar indiferente às vistas arrebatadoras do topo das falésias para o Oceano Atlântico. A própria imponência da paisagem promove várias caminhadas pelos trilhos que rodeiam a zona. Sentir a brisa marítima é relaxante e ao mesmo tempo revigorante.
O que visitar perto da Arrábida?
Meco
O Meco é um refúgio encantador às portas de Lisboa e Setúbal, que combina praias de areia dourada, paisagens naturais deslumbrantes e um ambiente tranquilo.
A principal atração do Meco são as suas extensas praias, ideais para banhos de sol, surf, bodyboard e windsurf. A Praia do Meco, a Praia da Bicas e a Praia da Aldeia Nova do Meco são as mais populares.
Pese embora a Praia do Meco tenha um extenso areal, não te admires de ver pessoas nuas, pois esta foi das primeiras praias em Portugal a ser legalizada para a prática naturista.
Praia Lagoa de Albufeira
A Praia Lagoa de Albufeira é um dos nossos lugares de eleição durante a época balnear, pois oferece o melhor de dois mundos: a vastidão do mar e a tranquilidade da ria.
Esta praia costuma estar entre as preferidas das famílias, pois os mais pequenos podem usufruir das águas calmas e pouco profundas da ria e os graúdos podem dar um mergulho refrescante às ondas e água salgada da praia.
Outra parte divertida da Praia Lagoa de Albufeira é que no Verão abrem ligação entre a ria e o mar, dando espaço a que os banhistas aproveitem as ondas e sejam levados pela corrente até à ria.
Tróia
Tróia tem 18 km de praias de areia dourada, galardoadas com Bandeira Azul e como tal, durante o Verão torna-se um dos destinos mais apetecidos do Alentejo Litoral. Na nossa opinião, as melhores praias são a Praia de Troia Mar e Praia Bico das Lulas.
Tróia é o destino perfeito para quem procura hotéis de luxo e praia mesmo em frente ao alojamento.
Para chegar até este paraíso, a forma mais frequente e rápida de chegar a Tróia desde Setúbal é de ferry. As travessias demoram cerca de 25 minutos. A outra opção é fazer de carro, mas demora-se cerca de 1 hora, porque tem que se ir até Alcácer do Sal e depois percorrer toda a Península de Tróia.
Cais Palafítico da Carrasqueira
O Cais Palafítico da Carrasqueira foi construído entre as décadas de 50 e 60 por pescadores com o objetivo de servir de porto aos barcos de pesca da Reserva Natural do Estuário do Sado. Esta zona sempre teve muito lodo e sem esta obra seria muito difícil a atividade resistir até aos dias de hoje.
Ainda assim, o que mais fascina todos os visitantes é o facto de toda a estrutura do cais ser composta por estacas de madeira irregulares e de aparência frágil.
O Cais Palafítico da Carrasqueira é um dos maiores da Europa e é um local popular para passeios e fotografia durante o pôr do sol.
A única parte negativa do local é haver uma quantidade absurda de melgas e mosquitos no ar, devido às aguas paradas do Estuário.
Praia da Comporta
Rodeada por pinhais e dunas, a Praia da Comporta oferece um ambiente tranquilo, relaxante e perfeito para quem procura um refúgio da agitação da cidade.
As águas são por norma calmas e o areal é extenso, por isso não haverá problema em encontrar lugar para estender a toalha.
A presença de celebridades nesta praia é habitual não só pelo motivo anterior, mas também porque de facto a praia e as infraestruturas de apoio têm qualidade.
Visitar Serra da Arrábida: onde comer?
Capitão Cook, Setúbal €
Numa passagem por Setúbal é obrigatório comer Choco Frito e/ou Peixe grelhado!
Dada a proximidade de Setúbal a Lisboa, nós vamos várias vezes ao ano e há mais de uma década ao Capitão Cook só para comer Choco Frito. Acreditem que já experimentámos muitos outros restaurantes, mas não há nenhum melhor que este. Situa-se em plena Av. Luísa Todi e na linha de restaurantes perto do cais de embarque dos ferries para Tróia.
Restaurante O Pescador, Poceirão €
Como referimos no ponto anterior, Setúbal é dos melhores lugares em Portugal para se comer um belo peixinho grelhado e por isso, aqui fica a nossa recomendação para quem quer comer as melhores sardinhas e peixe dos mares de Setúbal.
O Restaurante Pescador está perdido no meio das vinhas no Poçeirão, mas mesmo assim não foge às filas e à presença assídua de figuras do futebol e da vida artística. O cantor Toy tem inclusivamente uma mesa especial e sempre reservada para si e para os seus amigos/familiares.
PizzaPisco, Comporta €
Após um belo dia de praia fica a dica para jantar no Restaurante PizzaPisco, em plena aldeia da Comporta, conhecida pelas ruas estreitas, casas brancas e um ambiente acolhedor.
O espaço é pequeno, mas a verdade é que as pizzas são muito boas e o serviço é 5 estrelas.
O Rodinhas, Sesimbra €€
A marisqueira Rodinhas é dos restaurantes mais populares de Sesimbra. Para quem gosta de rodas de marisco e uns belos petiscos, esta é a escolha certa. Atenção que o espaço é pequeno e não aceita pagamentos em cartão.
Visitar Serra da Arrábida: onde dormir?
O Villa Epicurea nasceu em 2019 e foi inspirado na filosofia do jardim de Epicuro. Aqui promove-se o estilo de vida feliz e saudável.
O alojamento tem apenas três quartos e duas villas independentes, pelo que ajuda a viver a estadia mais devagar e com a sensação de privacidade.
A nossa parte favorita foi sem dúvida o pequeno-almoço incluído e a piscina ecológica de borda infinita, com vista para o mar e a natureza.
Faz já a tua reserva a partir do seguinte link.
Um conceito bem diferente da sugestão anterior. Estamos perante um alojamento que se localiza dentro das muralhas do Castelo de Palmela e que faz parte das Pousadas de Portugal, do grupo Pestana.
A Pousada integra os claustros do antigo convento construído no castelo e oferece vistas panorâmicas de Palmela e da Arrábida.
Foge ao típico hotel, procura um ambiente de romance e revive a História de Portugal. Faz já a tua reserva, aqui.
Visitar Serra da Arrábida: quando visitar?
Visitar a Serra da Arrábida é sempre um boa ideia, nem que seja para uma escapadinha de fim-de-semana, às portas de Lisboa. Obviamente, cada estação do ano oferece experiências diferentes, portanto aqui ficam as nossas recomendações:
Na Primavera, a serra veste-se de cores com o florescer das plantas e é ideal para caminhadas e atividades ao ar livre sem o calor intenso do verão.
O Verão, é obviamente a época mais quente e ensolarada do ano, pelo que é a altura perfeita para desfrutar das praias da Arrábida. Contudo, é também nos meses de Julho e Agosto que as estradas e praias ficam caóticas com as multidões.
Quanto ao Outono, as folhas das árvores assumem tons de amarelo, laranja e vermelho, criando paisagens deslumbrantes. Ainda se apanham belos dias de praia em Setembro e Outubro e já não há muita gente.
Por fim, apesar do Inverno trazer o frio, a serra fica mais calma e sossegada, do jeito que é perfeita para quem procura relaxar e fugir da agitação.
Links úteis
Procura as melhores opções de voos e rent-a-car através da Skyscanner. Com 100 milhões de utilizadores por mês, esta agência online é sem dúvida a melhor ferramenta para organizar a tua viagem. Super intuitiva e perfeita para comparar preços de voos e aluguer de carros.
Reserva o teu alojamento através da Booking.com. É aqui que encontramos sempre as melhores promoções e a maior oferta de Hotéis, Apartamentos, Villas e Hostels.
A Logitravel vende pacotes de férias mas é, em particular, especialista no mercado de cruzeiros. É nesta agência online que reservarmos a maioria dos nossos cruzeiros. Reserva já o teu cruzeiro, aqui.
Na GetYourGuide encontras experiências turísticas inesquecíveis. Desde as melhores excursões, entradas para atrações e transfers hotel <-> aeroporto, ao melhor preço. Evita as filas e compra já os bilhetes!
Faz o teu seguro de viagem com a IATI Seguros. É a companhia de seguros mais experiente do mercado e tem opções que se adaptam a todas as viagens. Calcula já o seguro para a tua viagem e usa o nosso link para teres 5% de desconto!
ℹ️ Esta página contém links de afiliados, porque são a única forma de sustentar este projeto. Ao fazeres reservas através destes links, nós recebemos uma pequena comissão. Não pagas mais por fazê-lo e ainda tens descontos com os nossos códigos. Obrigado pela tua visita e contribuição!