Visitar Algarve: Roteiro de 2 a 5 dias

O Algarve sempre foi uma das nossas regiões de eleição para as férias de Verão em Portugal. Desde muito novos que viajamos para lugares como AlbufeiraCarvoeiroLagoaPortimãoLagos e AljezurEmbora esta região tenha a fama de ser demasiado turística e cheia de ingleses, nunca se tornou um pretexto para a deixarmos de visitar. 

visitar algarve

Por alguma razão o Algarve está farto de ganhar prémios de turismo nacionais e internacionais, certo?
Preços inflacionados, ementas em inglês e pubs há em todo o lado. Ignora esses fatores e aproveita esta região fantástica e com enorme potencial. 
O segredo passa mesmo por leres este artigo, que te ajuda a visitar o melhor do Algarve até 5 dias e numa missão 100% portuguesa. 

Visitar Algarve: roteiro de 2 a 5 dias

- Visitar Algarve: 1º dia

As melhores praias de Albufeira | Albufeira | Vilamoura

Praia da Falésia

Esta é a nossa praia favorita do Algarve.
Sabias que a Praia da Falésia é considerada uma das melhores da Europa (3º lugar) e do Mundo (13º lugar) pela TripAdvisor? Que orgulho! 
A Praia da Falésia é muito grande, estende-se desde Olhos de Água até Vilamoura. No nosso caso, costumamos ficar na entrada próxima ao Hotel EPIC SANA, muitas vezes também apelidada de Praia da Rocha Baixinha. 
O único inconveniente é a escadaria para a praia ser íngreme e poder ser mais complicado para pessoas com pouca mobilidade. De resto as imagens e prémios falam por si. O que não falta é espaço para estender a toalha e lugar livre para estacionar o carro sem pagar. 

Praia da Falésia, Albufeira
Praia de São Rafael

Praia de São Rafael

A Praia de São Rafael não é muito grande, mas também é mais sossegada porque fica mais longe do centro de Albufeira. Esta praia localiza-se entre arribas e tem vários rochedos, pelo que a paisagem é muito bonita. 
Tem um areal limpo, a água do mar transparente, infraestruturas com boas condições e estacionamento. De qualquer forma, nos meses de Julho e Agosto, sugerimos que cheguem cedo à praia. 

Praia de Santa Eulália

Não é a nossa primeira opção, mas a Praia de Santa Eulália é uma boa escolha para quem quer mudar de ares. Localiza-se ao lado do Grand Real Santa Eulália Resort, daí ser uma praia mais cuidada e até ajardinada. 
Ao lado desta existe a Praia da Balaia que, quando a maré está baixa, proporciona um belo passeio no areal.  Simultaneamente, podes admirar as diferentes formações rochosas e tirar umas belas fotografias. 

Praia de Santa Eulália
Albufeira, Praia dos Pescadores

Praia do Pescadores

É a principal praia de Albufeira muito por culpa da sua proximidade ao centro histórico. A Praia dos Pescadores tem um extenso areal, mas nem por isso deixa de ficar cheia de banhistas. As boas acessibilidades e infraestruturas de apoio à praia tornam-se uma vantagem para quem quer andar pouco e ter várias opções de restauração próximas. Em contrapartida, a melhor opção de estacionamento são os parque privados e pagos. 
Normalmente nunca vamos a esta praia porque é muito popular. Para além disso existem outras que oferecem melhores paisagens, com bonitas falésias e rochedos. 

Zona Antiga de Albufeira

A foto foi tirada do Miradouro do Pau da Bandeira. Daqui podemos admirar o centro histórico de Albufeira e a Praia dos Pescadores. A zona antiga de Albufeira é bastante agradável e ótima para um passeio ao final do dia. Caracteriza-se por ter vários restaurantes, lojas e bares que animam todos que por ali passam no Verão. Ocasionalmente existem concertos e outros espetáculos que têm lugar no recinto ao pé das escadas rolantes para o miradouro referido anteriormente.

albufeira zona antiga
Rua da Oura Albufeira

Rua da Oura, Albufeira

Área de divertimento noturno que dispensa apresentações, de certeza que já viste na televisão os festejos exagerados de jovens turistas na Rua da Oura/The Strip Albufeira. Muito sinceramente não somos grandes fãs desta rua repleta de bares e letreiros luminosos enormes. Quase parece uma mini Las Vegas. Habitualmente damos um passeio à noite para vermos o ambiente e comermos um gelado no Verona Gelato.

Vilamoura

Vilamoura é a nossa zona de lazer e diversão de eleição. A mesma tem evoluído muito em termos de instalações nos últimos anos. Para além dos campos de golfes e dezenas de hotéis luxuosos, gostamos muito de passear pela Marina de Vilamoura à noite. Fazer um passeio depois de jantar e comer um belo gelado é a nossa tradição. 
Para quem quiser pode ainda aventurar-se no Casino de Vilamoura ou nos vários pubs e discotecas na área. 

marina de vilamoura

- Visitar Algarve: 2º dia

Carvoeiro | Algar Seco | Praia da Marinha | Benagil |

Trilho Dos Sete Vales Suspensos

Carvoeiro

O Carvoeiro é uma antiga vila piscatória no litoral algarvio, que pertence ao concelho de Lagoa.
As tradicionais casas brancas, que antigamente pertenciam a pescadores, tornam este lugar um autêntico postal. Além disso, é nesta zona que estão situadas algumas das melhores praias do Algarve.  A que vemos na imagem é a praia do Carvoeiro, que para alem do seu areal, tem também vários restaurantes e esplanadas com peixinho do bom. Mais fresquinho é quase impossível!

Carvoeiro Algarve
Miradouro da Boneca

Algar Seco

O Algar Seco, em Carvoeiro, é a verdadeira prova da beleza da mãe natureza. Para quem não sabe, um algar são cavidades provocadas naturalmente, através da erosão da água e do vento. Desta forma, acaba por fazer buracos nas rochas e esculpi-las de diferentes formas e feitios. No Algar Seco, o lugar mais icónico é a “A Boneca”, uma espécie de gruta que tem no seu interior uma janela infinita para o mar. Ao longo deste complexo e consoante a maré são criadas várias piscinas naturais muito agradáveis para as crianças e adultos. 

Praia da Marinha

A Praia da Marinha dispensa apresentações. É sem dúvida umas das praias mais bonitas de Portugal e emblemáticas da Europa. As nomeações e prémios conquistados nos últimos anos falam por si. 
As formações rochosas e falésias, aliadas às diferentes tonalidades da águas, são o ex-libris deste lugar. O que não faltam são ótimos lugares para tirares fotos de fazer inveja à tua família e amigos.

praia da marinha, algarve

Visitar Algarve: Percurso dos Sete Vales Suspensos

O Percurso dos Sete Vales Suspensos tem uma extensão de 6km e é melhor maneira de ficar a conhecer a orla costeira da região. Este começa na Praia da Marinha e estende-se até à Praia do Vale Centeanes, passando assim por várias praias e a impressionante gruta de Benagil. 
O trilho oferece mesmo paisagens únicas e de cortar a respiração. Se tiverem oportunidade façam-no porque vale mesmo a pena, a sério! Sem dúvida que aconselhamos a verem com os vossos próprios olhos estas maravilhas naturais.  

Visitar Algarve: 3º dia

Slide & Splash / Zoomarine

Slide & Splash

Slide & Splash

O Slide & Splash é um parque aquático, localizado no concelho de Lagoa, com mais de 10 hectares de diversão garantida. O destaque vai obviamente para as dezenas de escorregas na água, mas há divertimentos para todos os gostos e idades.
O parque aquático está normalmente aberto de Junho a Outubro e, se entrar às 10 horas (horário de abertura), tem pelo menos sempre 7 horas de puro divertimento. Alertamos também que se comprares o bilhete online tens 10% de desconto. Contudo se puderes evita o mês de Agosto porque vais encontrar grandes filas e não vais aproveitar tanto cada atração. 

Zoomarine

O parque temático Zoomarine dedica-se há mais de 20 anos ao mundo aquático e à vida marinha.
A atração principal é obviamente a apresentação dos golfinhos, focas e leões marinhos, mas há muito mais para ver e fazer neste parque, que se localiza na Guia, em Albufeira. O Zoomarine é um parque muito completo, tem desde carrosséis, a montanhas-russas, aves, répteis, escorregas aquáticos e até uma piscina com ondas! 
O parque temático está aberto de Maio a Outubro e os preços variam consoante a época. Mas claro que comprar online fica sempre mais barato.

zoomarine algarve

- Visitar Algarve: 4º dia

 Ferragudo | Portimão | Lagos | Ponta de Piedade

ferragudo

Ferragudo

Ferragudo é uma das vilas mais bonitas e charmosas de todo o Algarve. Curiosamente nos últimos anos ganhou protagonismo nas redes sociais pelas diferentes paisagens e cenários fotogénicos que tem para oferecer. A sua proximidade à praia, as casas pintadas de branco com as ruas coloridas, cheias de flores, e o Castelo de São João do Arade são os destaques de Ferragudo. Esta vila localiza-se no concelho de Lagoa, junto ao Rio Arade, mesmo do outro lado da margem da cidade de Portimão.

Portimão

Há quem passe uma semana inteira de férias em Portimão e compreende-se perfeitamente o porquê. Esta região tem diversas praias de enorme qualidade e muito bonitas, nomeadamente: Praia de João de Arens, Praia dos Três Irmãos, Praia do Vau, Praia de Alvor, Praia da Rocha, Praia dos Três Castelos, entre tantas outras. No entanto, o nosso destaque e sugestão vai para o passeio de barco desde Portimão às Grutas de Benagil. Esta atividade foi sem dúvida o ponto alto das nossas férias no Algarve. Vale mesmo muito a pena conhecer! E o preço torna-se simpático para o valor da experiência, porque a atividade tem a duração aproximada de 2 horas e ficamos a conhecer outras grutas tão boas ou melhores como a de Benagil. A perspetiva de quem está no mar a olhar para a costa Algarvia é simplesmente incrível.

visitar portimão
Lagos Algarve

Lagos

De todas as cidades no Algarve, Lagos é a nossa favorita. Isto porque consegue conjugar muito bem a sua parte histórica com a beleza das suas praias.. Não deixem de passear pelo centro de Lagos porque para além do castelo há muito mais para ver. Depois, não podíamos deixar de mencionar as praias de água cristalina e as falésias espetaculares que Lagos tem para oferecer: Praia do Camilo, Praia de Dona Ana, Praia dos Estudantes e Praia do Pinhão.
Mas a melhor paisagem de todas vem no próximo ponto.

Ponta da Piedade

A Ponta da Piedade é a principal atração da região e situa-se a 4km do centro histórico de Lagos.
Este lugar oferece uma das paisagens mais espetaculares de todo o Algarve e Portugal.
É impossível não ficar impressionado com as tonalidades da água, entre o azul e verde, e o formato das diferentes falésias e rochas, que criam as famosas grutas da Ponta da Piedade. 
Uma vez que as grutas são pequenas e estreitas, a visita pode ser feita em kayaks ou barcos pequenos (de pescador). O aluguer de ambos é normalmente feito na Marina de Lagos e/ou Praia da Batata. 
Se não fores muito amigo da água podes sempre conhecer o local a pé e descer uma escadaria enorme que te leva até ao nível da água do mar. 

Ponta da Piedade Lagos

- Visitar Algarve: 5º dia

 Fortaleza de Sagres | Cabo de São Vicente |
As melhores praias de Vila do Bispo e Aljezur

Fortaleza de Sagres

A Fortaleza de Sagres foi um ponto estratégico de extrema importância para a história de Portugal e por isso merece toda a atenção.
A entrada custa 3€ e embora a fortificação não tenha muito para ver, vale a visita pela paisagem envolvente. 
Alertamos que este local costuma ser sempre bastante ventoso e fresco, por isso agasalha-te. 

Fortaleza de Sagres
Cabo de São Vicente

Cabo de São Vicente

Este é o ponto mais Sudoeste da Europa Continental. O Cabo de São Vicente, em tempos conhecido como o “Fim do Mundo”, pelos cidadãos de Roma, é famoso pelo seu imponente farol e pelas enormes falésias para o Oceano Atlântico. É também um local privilegiado para a observação de aves. 
O pôr do sol neste lugar é imperdível! 

Praia da Arrifana

Inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a Praia da Arrifana é um dos locais de eleição para a prática de surf e bodyboard.
É incrível o número de surfistas que estão todos os dias no mar, parecem formigas. 
A vista do topo das arribas lá para baixo, no mar, é arrepiante. As escarpas são mesmo muito altas. 
Além disso, não te esqueças de visitar a Fortaleza de Arrifana.

Praia da Arrifana
Praia de Monte Clérigo

Praia de Monte Clérigo

A Praia de Monte Clérigo situa-se a 10 minutos do centro de Aljezur e é popular pelo seu extenso areal e ambiente familiar. A ondulação costuma ser forte devido à exposição aos ventos, por isso é preciso ter mais cuidado com crianças. De qualquer forma, os extremos da praia são mais protegidos do vento e ondulação, graças ao recorte das falésias.
Para quem tem receio da agitação do mar, durante a maré baixa, pode tomar banho nas piscinas que se formam na parte rochosa. 

Onde comer no Algarve?

O Teodósio, Guia

Gostas de frango da guia? Então este é local perfeito para ti. Aliás, o restaurante é mesmo conhecido por ser “O Rei dos Frangos”. O restaurante é enorme, mas ainda assim enche e fazem-se filas de horas. Não vale a pena tentares reservar, porque é mediante a ordem de chegada. 

Verde Minho, Albufeira

O “velhinho” Verde Minho no centro de Albufeira ainda existe, mas neste caso estamos a falar das “novas instalações”, junto à saída da autoestrada e N125. Este é um restaurante de self-service/comida a peso e o que não faltam são opções para os mais esquisitos. Restaurante variado e a preço normal.

O Mata Porcos, Portimão

Comida saborosa, caseira e a um bom preço. Os donos do restaurante são muito simpáticos e o ambiente é acolhedor e tradicional. Peixe super fresco!

O Paulo, Aljezur

Restaurante com uma localização e vista excelente para a Praia de Arrifana. Muita variedade de peixe e marisco, com boa qualidade/preço. O staff é também muito atencioso.

Quando visitar Algarve?

Gruta de Benagil

Tradicionalmente o Algarve é visitado e famoso nos meses de Verão, com especial enfoque no mês de Agosto.
A nossa melhor sugestão é realmente não visitarem o Algarve neste mês porque a população da região quadruplica. Há filas de espera para tudo e os preços também são mais altos. 
Infelizmente o Algarve ainda é um destino muito sazonal, porque está associado ao turismo de sol e praia, mas há muito mais para ver e fazer nos outros meses do ano. Especialmente para os fãs de golfe e surf. 

Links úteis

Procura as melhores opções de voos e rent-a-car através da Skyscanner. Com 100 milhões de utilizadores por mês, esta agência online é sem dúvida a melhor ferramenta para organizar a tua viagem. Super intuitiva e perfeita para comparar preços de voos e aluguer de carros.

Reserva o teu alojamento através da Booking.com. É aqui que encontramos sempre as melhores promoções e a maior oferta de Hotéis, Apartamentos, Villas e Hostels.

A Logitravel vende pacotes de férias mas é, em particular, especialista no mercado de cruzeiros. É nesta agência online que reservarmos a maioria dos nossos cruzeiros. Reserva já o teu cruzeiro, aqui.

Na GetYourGuide encontras experiências turísticas inesquecíveis. Desde as melhores excursões, entradas para atrações e transfers hotel <-> aeroporto, ao melhor preço. Evita as filas e compra já os bilhetes!

Faz o teu seguro de viagem com a IATI Seguros. É a companhia de seguros mais experiente do mercado e tem opções que se adaptam a todas as viagens. Calcula já o seguro para a tua viagem e usa o nosso link para teres 5% de desconto!

Viajar para fora de Portugal e Europa  sem chamadas, mensagens e internet? Nem pensar.
Compra um SIM Card pré-pago com a Holafly para continuares as tuas férias conectadas ao Mundo e evitares as taxas de roaming. Utiliza o código ‘VENSOUFICAS’ para obteres 5% de desconto.

ℹ️ Esta página contém links de afiliados, porque são a única forma de sustentar este projeto. Ao fazeres reservas através destes links, nós recebemos uma pequena comissão. Não pagas mais por fazê-lo e ainda tens descontos com os nossos códigos. Obrigado pela tua visita e contribuição!

Publicações relacionadas

Partilhar

Facebook
Email
Twitter
Pinterest
WhatsApp