Visitar Córdoba: as melhores atrações da cidade

Estás a planear visitar Córdoba e queres saber as melhores atrações, onde comer e dormir na cidade? Ao longo deste artigo vamos ajudar-te a responder a todas as dúvidas, inclusivamente qual é a melhor altura para visitar Córdoba
Comparativamente a outros destinos de Andaluzia, Córdoba não tem praia porque localiza-se no interior Sul de Espanha. Ainda assim, é um destino com muita história, com influência de várias culturas e que merece ser visitado.

Visitar Córdoba

Visitar Córdoba é muitas vezes uma opção porque situa-se sensivelmente a 2 horas de todas as grandes cidades turísticas, como Sevilha, GranadaMálaga.  Para saberes mais sobre a nossa roadtrip por Andaluzia clica aqui.
No nosso Instagram temos também destaques sobre esta viagem pelo Sul de Espanha.

Visitar Córdoba: as melhores atrações

Mesquita-Catedral de Córdoba

É o terceiro monumento mais visitado de toda a Espanha, por isso não podes mesmo perder a oportunidade de conhecer. A mesquita foi construída em 786, sobre influência do poder islâmico da época. Só em 1236, depois da reconquista, é que passou a ser catedral cristã. Daí o nome ter resultado em Mesquita-Catedral de Córdoba. 
A atração principal deste lugar são as colunas e arcadas em mármore, dentro da mesquita. No entanto, queremos também destacar o Pátio das Laranjeiras, o minarete e a própria capela da catedral. 
É sem dúvida curioso e interessante admirar um local onde se praticam duas religiões com ideais tão diferentes – o islamismo e cristianismo. 

Mesquita-Catedral de Córdoba
Alcázar de los Reyes Cristianos

Alcázar de los Reyes Cristianos

Não tínhamos grandes expetativas, mas ainda bem que decidimos visitar. O Alcázar de los Reyes Cristianos tem mais de 600 anos de história e já serviu de quartel militar, prisão e residência real.
Esta atração tem de facto uma grande importância para a história de Córdoba. 
Na nossa opinião, a parte mais agradável e memorável deste sítio foi passear pelos jardins do Alcázar. Porque apesar de estarmos em pleno Verão, os jardins reais estavam muito bem cuidados, limpos e com flores muito coloridas e bonitas.

La Judería

La Judería é o principal distrito no centro histórico de Córdoba. Nele está refletido toda a história e vida dos povos árabes em território da Península Ibérica. Estamos perante a zona mais antiga da cidade e que é um autêntico labirinto. Existem muitas ruas estreitas e sem saída, fez-nos um pouco lembrar a viagem a Marrocos
Neste bairro existem várias pontos a visitar, sendo que os principais são: Calleja de las Flores (a rua mais famosa da cidade), Calleja del Pañuelo (uma rua muito estreita) e ainda a Sinagoga de Córdoba.

Juderia Cordoba
Ponte Romana Cordoba

Ponte Romana + Torre de Calahorra

A Ponte Romana de Córdoba é uma das atrações mais icónicas da cidade. Esta atravessa o Rio Guadalquivir ao longo de 331 metros. Do lado Norte da ponte está a “Porta da Ponte,” uma das 3 portas da muralha romana, que protegia Córdoba. Ao atravessar a ponte para o outro lado  encontramos a “Torre Calahorra”, uma fortaleza de origem islâmica.
A paisagem deste lugar é uma das imagens de marca da cidade, porque se vê os arcos da Ponte Romana e a Mesquita-Catedral de Córdoba.

Plaza de las Tendillas

Tal como o seu nome diz, é a praça das pequenas lojas. Tanto que tornou-se na zona mais comercial e movimentada de Córdoba. 
É nesta área que os próprios habitantes da cidade fazem as suas compras, dão um passeio e sentam-se nas esplanadas a tomar algo. Para além de lojas e restaurantes, a praça está também rodeada de edifícios históricos e tem uma estátua ao centro. 

plaza de las tendillas
Templo Romano Córdoba

Templo Romano

Este Tempo Romano situa-se a 5 minutos a pé da Plaza de las Tendillas e a 2 minutos do nosso próximo ponto – a Plaza de la Corredera
Mais uma vez, temos outro monumento que espelha a importância e história da Época Romana na cidade. 
O acesso ao Templo Romano estava impedido porque encontrava-se em obras de restauração. 
Ainda assim, vale uma curta paragem para ficar a conhecer mais um pouco sobre os antepassados de Córdoba. 

Plaza de la Corredera

Esta praça é verdadeiramente muito bonita.
A sua grandeza, o facto de ter o formato retangular e a arquitetura dos edifícios ser quase toda uniforme, tornam o estilo deste lugar único. 
Segundo a sua história, esta praça já serviu de prisão, cenário de execuções durante a Inquisição, mercado e até praça de touros. 
Hoje em dia tem vários bares e restaurantes com esplanadas. 

Plaza de la Corredera
Palácio Viana

Palácio Viana

O Palácio Viana é a atração mais distante do centro histórico, mas ainda assim não deixa de ser um dos lugares mais visitados pelos turistas. O recinto do Palácio Viana é enorme, tem mais de 6.500 m².
O principal motivo de visita a este lugar são os seus 12 pátios, de arquitetura romana e árabe, e que têm uma grande variedade de flores e plantas. 
Este palácio tem mais de cinco séculos de história e por aqui já passaram 18 famílias nobres. Por isso já podem imaginar o luxo e a relevância deste edifício para a cidade. 

Quando visitar Córdoba?

A resposta mais fácil é: não visitem Córdoba principalmente nos meses de Julho e Agosto. Nós visitámos Córdoba em Setembro e mesmo assim já estavam 36ºC às 10h30 da manhã. Foi horrível passear com tanto calor, fica mesmo difícil de usufruir da cidade. Mesmo à sombra o bafo era enorme.
Assim sendo, a nossa melhor sugestão para visitar Córdoba é nos meses de Primavera e Outono. As temperaturas são mais agradáveis e os preços são inclusivamente mais baixos.

Mezquita Cordoba

Onde comer em Córdoba?

Bodegas Mezquita €€

Córdoba foi a nossa última paragem antes de regressarmos a Portugal, por isso decidimos despedir-nos das tradicionais tapas espanholas. E que bela escolha! Este restaurante revelou-se uma ótima surpresa.
A localização é central, os colaboradores foram muito simpáticos e a comida era deliciosa. 
Nós experimentámos o “salmorejo cordobés” (sopa tradicional da região), as “croquetas de jamón”, as “croquetas de rabo de boi”, o bacalhau frito com pimentos e as “berenjenas califales”. 

Onde comer Cordoba

Onde dormir em Córdoba?

Escolhemos este hotel porque a localização é central e facilmente se chega ao centro histórico a pé. Para além disso, em Córdoba é muito difícil estacionar nas ruas, pelo que há um parque subterrâneo a 2 minutos a pé do hotel.
Apesar de pertencer uma grande cadeia hoteleira, o preço foi também um fator importante na escolha. Na altura era dos alojamentos mais baratos e que incluía pequeno-almoço. 

NH Córdoba Califa

Um dos pontos altos da estadia foi sem dúvida o pequeno-almoço, que estava muito bem organizado e era delicioso. Depois, adoramos também o pátio que se encontra na foto acima. O espaço está muito bem conseguido e é perfeito para relaxar. 
Quanto ao quarto, reservamos o mais básico mas ficamos muito satisfeitos. Quarto espaçoso, casa de banho grande e cama confortável. Para reservares a tua estadia, clica aqui.

Links úteis

Procura as melhores opções de voos e rent-a-car através da Skyscanner. Com 100 milhões de utilizadores por mês, esta agência online é sem dúvida a melhor ferramenta para organizar a tua viagem. Super intuitiva e perfeita para comparar preços de voos e aluguer de carros.

Reserva o teu alojamento através da Booking.com. É aqui que encontramos sempre as melhores promoções e a maior oferta de Hotéis, Apartamentos, Villas e Hostels.

A Logitravel vende pacotes de férias mas é, em particular, especialista no mercado de cruzeiros. É nesta agência online que reservarmos a maioria dos nossos cruzeiros. Reserva já o teu cruzeiro, aqui.

Na GetYourGuide encontras experiências turísticas inesquecíveis. Desde as melhores excursões, entradas para atrações e transfers hotel <-> aeroporto, ao melhor preço. Evita as filas e compra já os bilhetes!

Faz o teu seguro de viagem com a IATI Seguros. É a companhia de seguros mais experiente do mercado e tem opções que se adaptam a todas as viagens. Calcula já o seguro para a tua viagem e usa o nosso link para teres 5% de desconto!

Viajar para fora de Portugal e Europa  sem chamadas, mensagens e internet? Nem pensar.
Compra um SIM Card pré-pago com a Holafly para continuares as tuas férias conectadas ao Mundo e evitares as taxas de roaming. Utiliza o código ‘VENSOUFICAS’ para obteres 5% de desconto.

ℹ️ Esta página contém links de afiliados, porque são a única forma de sustentar este projeto. Ao fazeres reservas através destes links, nós recebemos uma pequena comissão. Não pagas mais por fazê-lo e ainda tens descontos com os nossos códigos. Obrigado pela tua visita e contribuição!

Publicações relacionadas

Partilhar

Facebook
Email
Twitter
Pinterest
WhatsApp