Visitar São Miguel: Roteiro de 5 dias nos Açores

Gostavas de visitar São Miguel, nos Açores, mas não sabes o que visitarquando ironde dormir e quais os restaurantes que não podes mesmo perder? Ao longo deste artigo vamos-te mostrar o melhor de São Miguel num roteiro de 5 dias pela maior ilha dos Açores. Para esta viagem é indispensável alugares carro e ficares também a par de algumas informações e dicas, antes de viajares até ao Arquipélago dos Açores. 

Visitar São Miguel Açores

Roteiro de 5 dias em São Miguel, Açores

- Visitar São Miguel: 1º dia

Miradouro Pico do Carvão | Lagoas das Empadadas | Lagoa do Canário | Miradouro da Boca do Inferno | Miradouro da Vista do Rei | Monte Palace Hotel (ruínas) | Miradouro do Cerrado das Freiras | Sete Cidades | Miradouro da Lomba do Vasco | Miradouro da Ponta do Escalvado | Mosteiros | Ponta da Ferraria

Miradouro Pico do Carvão

Nada melhor que começar o primeiro dia na ilha, logo a descobrir a Lagoa das Sete Cidades e arredores.
A 800 metros de altitude, chegamos à primeira paragem – o Miradouro Pico do Carvão. A vista panorâmica deste local é fantástica, porque conseguimos avistar a paisagem de Ponta Delgada até à Ribeira Grande. Depois, é magnífico ver o contraste de cores entre os verdes dos campos e o azuis, do Oceano Atlântico. 

Miradouro Pico do Carvão
Lagoa das Empadadas

Lagoa das Empadadas

A estrada de acesso à Lagoa das Empadas situa-se a menos de 1 km do ponto anterior. Nós encontrámos o portão para entrar de carro fechado, por isso fomos a pé. É uma caminhada que se faz muito bem.
Além disso, se estiver a chover, a estrada pode-se tornar perigosa e escorregadia, porque é íngreme e em terra. O melhor será estacionar o carro no Miradouro do Pico do Carvão ou perto da Lagoa do Canário
Quando à atração em si, a imagem de drone fala por si. Para além desta lagoa, existem outras duas e o Miradouro do Pico do Paul.  Muito sinceramente, não vale a pena o esforço de subir até ao miradouro, porque a vista é a mesma do Miradouro do Pico do Carvão.

Lagoa do Canário

A Lagoa do Canário é um dos lugares mais movimentados da zona Oeste da ilha de São Miguel.
O surgimento desta lagoa, à semelhança das outras, ocorreu devido à atividade vulcânica na ilha.
Trata-se de um lugar tranquilo, verdejante e que transmite sem dúvida paz.
Os acessos são muito fáceis, porque situa-se a 2 minutos a pé da estrada principal e do parque de estacionamento. Nem sempre é fácil deixar o carro num lugar apropriado, porque é também aqui o ponto de partida para o Miradouro da Boca do Inferno

Lagoa do Canário São Miguel
Miradouro da Boca do Inferno

Miradouro da Boca do Inferno

Tal como referimos anteriormente, o trilho para chegar ao Miradouro da Boca de Inferno tem início junto à Lagoa do Canário. O percurso é feito em 15 minutos a pé e a única dificuldade é mesmo uma pequena subida, já a chegar ao caminho que vemos na imagem. Este local é sem dúvida um dos lugares mais espetaculares para visitar em São Miguel!
A vista é realmente do outro Mundo, tanto que entra em quase todos os vídeos publicitários sobre os Açores. 

Miradouro da Vista do Rei

Depois de visitarmos o Miradouro da Boca do Inferno, fica difícil sermos surpreendidos novamente. Ainda assim, não o deixámos de conhecer, até porque fica ao lado de outra atração, cada vez mais popular nos media. Falamos do Monte Palace Hotel
Este miradouro é assim denominado, devido à visita do Rei D. Carlos I e Rainha D. Amélia em 1901.
Uma paragem de 10 minutos é suficiente para apreciar as vistas. No local há também boas infraestruturas para quem precisar de WC. 

Miradouro da Vista do Rei
Monte Palace Hotel, São Miguel

Monte Palace Hotel

Monte Palace é o nome do antigo hotel de 5 estrelas que esteve em funcionamento pouco mais de um ano (1989 – 1990). Depois abriu falência e neste momento é apenas um local abandonado que recebe milhares de visitantes e curiosos anualmente.
Apesar de haver várias teorias sobre o seu futuro e reabertura, o edifício encontra-se num estado lastimável e existem sinais de perigo por toda a parte. Infelizmente, enquanto não houver nenhum azar, as pessoas vão continuar a visitar o seu interior e a subir ao topo do prédio para admirar a vista. 

Miradouro Cerrado das Freiras

O Miradouro Cerrado das Freiras localiza-se já na descida em direção à Lagoa das Sete Cidades. Simplesmente é uma vista mais aproximada da atração e que permite ver melhor a estrada que separa a Lagoa Azul, da Lagoa Verde. O contraste da cor das águas é fascinante.
Uma pausa de 5 minutos é suficiente para tirar umas fotos e admirar a beleza natural deste lugar único. 

Miradouro Cerrado das Freiras
Sete Cidades, São Miguel

Sete Cidades

Na nossa sincera opinião, não há muito para ver e fazer no centro das Sete Cidades. A menos que o desejo seja fazer kayak ou paddle na lagoa, o outro ponto de interesse é somente a Igreja de São Nicolau.
Mesmo em termos de restaurantes e alojamentos não existe uma grande oferta na área. 
Há quem visite o Miradouro das Cumeeiras, mas para quem vem das Sete Cidades o caminho não é muito fácil. Como o caminho era em terra e estava cheio de lama, torcemos logo o nariz. Fazê-lo a pé demoraria muito tempo, por isso decidimos passar à frente.

Miradouro da Lomba do Vasco

Mais uma pequena paragem, mas que nos ajuda a perceber onde fica o nosso próximo destino.
O Miradouro da Lomba do Vasco oferece uma vista para a zona de Mosteiros, conhecida pelos seus ilhéus e piscinas naturais no Verão.
A partir deste ponto inicia-se a descida em direção ao mar e à parte sudoeste da ilha de São Miguel. Apesar de ainda parecer longe não se demora mais de 10 minutos até chegar à localidade que se vê junto ao mar, na imagem ao lado. 

Miradouro da Lomba do Vasco
Miradouro da Ponta do Escalvado

Miradouro da Ponta do Escalvado

O Miradouro da Ponta do Escalvado oferece uma paisagem fabulosa para as duas referências turísticas na parte Ocidental da ilha: a Ponta da Ferraria e os Ilhéus dos Mosteiros.
Obviamente que vamos visitar ambos os lugares, mas antes decidimos observá-los daqui, do alto de uma rocha escarpada e ver o mar. 
No passado este foi um importante ponto para avistamento de baleias. 

Mosteiros

Tínhamos alguma expetativa para conhecer Mosteiros porque aparece em todos os roteiros de viagem por São Miguel. No entanto, talvez por ainda não ser época balnear, ficámos um bocado desiludidos com a região. 
Vá lá que não é longe dos pontos anteriores, mas fazer quilómetros de propósito para ver uns rochedos e ilhéus?! Não compensou. Talvez as piscinas naturais sejam convidativas no Verão, mas o mar estava muito bravo quando visitámos. Mesmo a própria praia de Mosteiros é muito pequena e com poucas condições. 

Mosteiros São Miguel
Ponta da Ferraria, Visitar São Miguel

Ponta da Ferraria

A Ponta da Ferraria é popular pelas suas piscinas naturais de água quente, que chegam a temperaturas acima dos 30º graus, em pleno Oceano Atlântico.
Este fenómeno só acontece obviamente devido à atividade vulcânica da ilha. Aliás, quanto mais próximo se está das rochas, mais quente é a água.
A Ponta da Ferraria é um dos nossos lugares de eleição na ilha, mas infelizmente, desta última vez, esquecemo-nos de ver a previsão da maré. Fica a dica! Em resultado foi impossível ir à água devido à forte ondulação. Tornava-se quase impercetível ver onde eram as piscinas naturais, se não fosse a escada. 

- Visitar São Miguel: 2º dia

Miradouro do Pico da Barrosa | Miradouro da Lagoa do Fogo | Caldeira Velha | Salto do Cabrito | Ribeira Grande | Rabo de Peixe | Miradouro das Pedras Negras | miradouro do navio | Ponta Delgada | Plantações de Ananás

Miradouro do Pico da Barrosa

O segundo dia começa numa das melhores paisagens de todo o Arquipélago dos Açores.
O Miradoudo do Pico da Barrosa é na nossa opinião o melhor lugar para se ver a Lagoa do Fogo. Isto porque fica a 850 m de altitude – por vezes um lugar muito apreciado por nuvens.
Dica: utiliza a aplicação/site Spotazores para veres o estado atual do tempo nas diferentes localidades, através das livecams. 

Miradouro do Pico da Barrosa
Miradouro da Lagoa do Fogo

Miradouro da Lagoa do Fogo

1,5 kms é a distância que separa este miradouro do anterior. Embora se situe numa altitude inferior, o Miradouro da Lagoa do Fogo é o mais popular e que tem inclusive um parque de estacionamento grande. 
A Lagoa do Fogo é a segunda maior da ilha de São Miguel e uma das maiores dos Açores. Fica dentro da cratera de um vulcão e está classificada como reserva natural desde 1974. 
São também muitos os turistas que optam por fazer trilhos à volta da lagoa, mas os caminhos são bastante exigentes e íngremes. 

Caldeira Velha

A Caldeira Velha é o ponto alto deste segundo dia pela ilha. Visitar São Miguel sem passar por aqui é pecado. Não podes mesmo perder este paraíso!
Primeiro que tudo é importante reservar a entrada no complexo com antecedência. Ao adquirires bilhete tens logo que escolher a data e hora de visita. Nós comprámos o bilhete completo (8€), que dá acesso às poças termais por 1h30. É o tempo máximo. Decidimos ir logo no primeiro horário da manhã e soube pela vida começar o dia em águas quentinhas e relaxantes.
Existem 4 poças termais, cada uma com temperaturas diferentes, sendo que a mais próxima da entrada é a mais quente. No entanto, não te deixes logo ficar por aí, porque mesmo a mais fria tem um cenário lindo, com água azul e uma cascata.
Há ainda um centro interpretativo que explica a origem vulcânica das ilhas, a geotermia e biodiversidade do Parque Natural. 

Caldeira Velha, São Miguel
Salto do Cabrito, São Miguel

Salto do Cabrito

A Cascata do Salto do Cabrito é das mais incríveis que já vimos. Estamos perante uma imponente queda de água com cerca de 40 metros de altitude, que passa entre os enormes rochedos. 
Toda a envolvência e cenário é convidativa a mergulhos, mas a água é muito fria. Não tivemos coragem. 
A melhor opção para chegar até à cascata é de carro. Se virem no Google Maps, existe mesmo um parque de estacionamento ao pé da atração. Porém, não aconselhamos a fazerem-no com um carro qualquer. A estrada, embora alcatroada, é estreita e tem um declive muito acentuado. No regresso pode ser difícil subir e ficam logo com as férias estragadas.

Ribeira Grande

Ribeira Grande é considerada a capital do surf e a Praia do Areal de Santa Bárbara é o lugar perfeito para o fazer. Contudo, não te fiques por aqui porque há mais para ver e fazer. No centro da cidade há vários edifícios históricos, praças e igrejas para conhecer. 
Se tiveres pouco tempo, passa pelo menos na Praça do Emigrante, Ponte dos 8 Arcos e Miradouro de Santa Luzia. Por fim, se estiver um excelente dia de sol, sugerimos também as Piscinas Naturais da Ribeira Grande

Ribeira Grande, Açores

Rabo de Peixe

Rabo de Peixe é uma vila muitas vezes conhecida pelos maus motivos. Trata-se da área mais pobre da ilha de São Miguel e que tem vários antecedentes com o mundo das drogas e roubos. A taxa de analfabetismo é também ainda muito alta. 
Por outro lado tem o maior porto de pesca, a maior comunidade de pescadores e a maior fábrica de conservas dos Açores. 
Muito sinceramente, nem tivemos coragem para sair do carro, porque não despertou nenhum interesse.
O melhor de Rabo de Peixe é mesmo o Restaurante da Associação Agrícola de São Miguel (os famosos bifes). 

Miradouro das Pedras Negras

Se o teu tempo é limitado, não vale a pena a deslocação até este miradouro.
Simplesmente colocámo-lo no roteiro, porque deste lugar consegue-se avistar uma formação rochosa, que faz mesmo lembrar a cabeça de um elefante.
Também a conseguem ver na imagem? 
De resto, o nome assenta na perfeição ao local, porque de facto o miradouro está repleto de pedras negras, fruto da atividade vulcânica da ilha.

Tromba de Elefante Açores
Miradouro do Navio

Miradouro do Navio

Apelidado de Miradouro do Navio, porque de facto em tempos podia-se subir a uma embarcação e ver as vistas. Contudo, visitámos este miradouro em Abril de 2022 e já não existe nenhum navio. O que aconteceu? Não sabemos, mas não somos os únicos a queixarmo-nos. Talvez se tenha degradado.
De qualquer forma, continua a ter uma boa vista e a ser interessante pela sua história. Dada a sua posição privilegiada para o mar, este era antigamente um local popular para a caça de cachalotes.

Ponta Delgada

Ponta Delgada dispensa obviamente apresentações.
É a capital da ilha de São Miguel e certamente já estava nos teus planos conhecer a cidade. 
Ainda assim, com tantos lugares no meio da natureza para conhecer, colocámos a capital um pouco de parte. Até porque para além do Forte de São Brás, Campo de São Francisco, as Portas da Cidade e a Igreja Matriz de São Sebastião, não achámos que tivesse muito mais para visitar no centro histórico. 
Apesar disso, viemos aqui parar quase todos os dias, porque grande parte dos melhores restaurantes localizam-se aqui. Estas são as nossas sugestões para comer

Ponta Delgada, São Miguel
Plantações de Ananás, São Miguel

Plantações de Ananás

Esta é sem dúvida uma experiência que não podes mesmo perder. Visitar São Miguel sem conhecer as plantações de Ananás é mesmo uma grande falha, até porque a visita é completamente gratuita.
Isto realmente só mesmo em Portugal, em qualquer outro país do Mundo largava-se uma nota preta.
O melhor disto tudo é que no final tens ainda direito a provar uma compota e licor de ananás!
Para compensar toda a experiência, fizemos questão de comprar uns produtos locais para o continente. 

- Visitar São Miguel: 3º dia

Miradouro do Castelo Branco | Mata-Jardim José do Canto – Furnas | Miradouro do Lombo dos Milhos | Fumarolas Lagoa das Furnas + Grená | Parque Terra Nostra | Casa Invertida | Caldeira das Furnas | Cascata da Ribeira Quente | Praia do Fogo 
Miradouro do Castelo Branco

Miradouro do Castelo Branco

O Miradouro do Castelo Branco tem uma configuração peculiar. Somos os únicos que vemos uma “careta” na fortificação?! Vê a imagem, achamos engraçado.  
Para além disso, será a primeira oportunidade de admirares a Lagoa das Furnas. É certo que lugares para a observar não faltam, mas o desvio também não é muito grande e a vista compensa.
Tem apenas atenção aos buracos na estrada, porque pelo menos quando fomos estava um pouco em mau estado.

Mata-Jardim José do Canto - Furnas

Não se trata de uma paragem obrigatória, mas é um bonito lugar para se fazer um passeio no meio da natureza. A Mata-Jardim José do Canto localiza-se na margem Sul da Lagoa das Furnas, onde existe um grande parque de estacionamento junto à estrada principal. Nesta atração destacaríamos a Igreja Nossa Senhora das Vitórias e a Cascata Salto do Rosal
Se procuras opções de Turismo Rural, aqui existem 2 casas (Casa dos Barcos e Casa da Lagoa) muitos bonitas, mesmo juntas à margem da lagoa. 

Jardim da Lagoa das Furnas
Miradouro do Lombo dos Milhos

Miradouro do Lombo dos Milhos

Seguindo pela mesma estrada que liga Ponta Garça a Lagoa das Furnas (EN1-1A), existe um pequeno desvio para o Miradouro do Lombo dos Milhos.
Este ponto permite admirar a beleza e tranquilidade da vasta cratera das Furnas.
Por vezes o nevoeiro é predominante na paisagem e consegue-se fotos fantásticas. Em vários restaurantes e lojas, na vila das Furnas, existem vários quadros alusivos a esse momento.

Fumarolas Lagoa das Furnas + Grená

Se tens curiosidade em saber como o Cozido das Furnas é cozinhado, este é o lugar perfeito para compareceres por volta das 12h00. Isto porque é a hora em que os restaurantes vão até às fumarolas desenterrar as suas panelas com o tradicional Cozido.
A Lagoa das Furnas tem caldeiras com temperaturas que vão dos 66°C aos 93°C, por isso muito cuidado com sinalização, respeitem-na!
A entrada neste recinto custa 3€ por adulto. Caso queiram conhecer o Parque Grená terão que pagar mais 7€. Na nossa opinião não vale a pena conhecer o Grená, porque há cascatas e trilhos muito mais bonitos para fazer de forma gratuita. Já para nem falar que o trilho tem mais de 400 degraus, uma tortura! 

Fumarolas Lagoa das Furnas
Parque Terra Nostra, São Miguel

Parque Terra Nostra

Obviamente que o Parque Terra Nostra não podia faltar no nosso roteiro de 5 dias por São Miguel.
É quase sempre aquela atração que toda a gente fala e recomenda numa visita aos Açores.
O bilhete custa 10€ por adulto, mas atenção que o Parque Terra Nostra não se resume apenas à piscina termal de cor acastanhada. Há muito mais para ver!
Existem vários jardins temáticos e outros pequenos tanques com água termal, que parecem jacuzzis. 
Alerta para as barrigas cheias do almoço. 

Casa Invertida

Próximo do restaurante Tony’s e a Igreja De Nossa Senhora da Alegria, encontra-se a Casa Invertida.
Na realidade não se trata bem de uma casa, mas sim se de um posto de transformação da EDA, Empresa de Eletricidade dos Açores. Simplesmente deram asas à imaginação e quiseram construir algo que desse nas vistas, e conseguiram. 
A ideia de ser invertida surgiu da alusão à constante mobilidade da ilha, devido às movimentações das placas tectónicas, que originam sismos, tsunamis e atividades vulcânicas.

Casa Invertida Furnas
Caldeira das Furnas

Caldeira das Furnas

Ao contrário do que muita gente pensa, os cozidos não são feitos aqui, mas sim nas Fumarolas da Lagoa das Furnas. O odor a enxofre é realmente forte e terrível, mas este lugar é um excelente exemplo da geotermia nos Açores. Nas Caldeiras das Furnas é possível ver o interior da terra a borbulhar, com águas a altas temperaturas e que originam a libertação de gases e vapores para o ar. É de facto curioso e divertido ver todo este espaço a fumegar. 

Cascata da Ribeira Quente

Não foi fácil encontrá-la, porque situa-se literalmente no intervalo entre os dois túneis da estrada que une as Furnas à Ribeira Quente. Para quem vai em direção à Ribeira Quente, fica do lado direito da estrada.
Infelizmente só conseguimos tirar uma foto muito rápida dentro do carro, porque não dá para estacionar próximo do local. 
Acreditamos que seja possível chegar até à queda de água, mas pelo menos o carro ainda ficará longe. 

Cascata da Ribeira Quente
Praia do Fogo, Ribeira Quente

Praia do Fogo

Na nossa opinião consideramos esta praia a melhor da ilha de São Miguel. A Praia do Fogo é ainda extensa, tem areia preta, águas calmas e com temperaturas superiores às restantes. Isto acontece devido à existência de nascentes hidrotermais submarinas, daí também ter este nome. Logo à entrada da praia, consegue-se ver a água a borbulhar. 
Para além disso, tem ainda outros fatores importantes com a acessibilidade e o facto de ser uma praia vigilada.

- Visitar São Miguel: 4º dia

Caloura | Ponta da Galera | Cascata do Segredo | Ilhéu de Vila Franca | Vila Franca do Campo | Ermida Nossa Senhora da paz | Lagoa do Congro | Miradouro Pico do Ferro | Miradouro Salto do Cavalo | Poça Dona Beija
Caloura Açores

Caloura

Na terceira e quarta noite optámos por dormir na Caloura. Uma vez que só nos restava conhecer a parte Este da Ilha, já não fazia sentido continuarmos alojados em Ponta Delgada
Assim, decidimos conhecer a Caloura, uma zona muito apelativa no Verão, devido à presença de resorts, praias e piscinas naturais. 
Por aqui come-se também muito bom peixinho e carne. Clica aqui para saberes os melhores restaurantes da Caloura.

Ponta da Galera

Durante a passagem pela Caloura, não te esqueças de passar pela Ponta da Galera. É um ótimo local para passear à beira mar e apreciar a paisagem. 
Se tiveres tempo recomendamos também a visita ao Miradouro do Monte Santo, que oferece uma vista panorâmica sobre a Caloura. 
Depois, mesmo antes de chegarem ao próximo ponto do roteiro, fiquem a conhecer o Miradouro do Pisão e Praia de Água D’Alto.

Ponta da Galera
Cascata do Segredo

Cascata do Segredo

O nome desta cascata não poderia ter sido melhor escolhido, porque de facto continua a ser um segredo na ilha de São Miguel. 
Localiza-se em Água de Alto, município de Vila Franca do Campo, e os acessos são muito fáceis. Desde o estacionamento até à cascata são cerca de 300 metros e o trilho está bem assinalado. 
Este lugar é um verdadeiro paraíso e aqui respira-se tranquilidade. Apesar de não ser uma das cascatas mais bonitas, compensa pelo facto de ser um lugar sossegado, fácil e com águas muito limpas. 

Ilhéu de Vila Franca

Localiza-se em frente à povoação de Vila Franca do Campo, a cerca de 1 km da costa, e é considerada uma das principais atrações turísticas da ilha de São Miguel.
Desde que o Red Bull Cliff Diving, o campeonato mundial de mergulho em penhascos,  criou uma etapa aqui, tornou-se ainda mais popular.
Atenção que só é possível visitar o ilhéu entre os meses de Junho a Outubro. Uma vez classificada como Área Protegida, a entrada é limitada a 400 pessoas por dia, por isso recomendamos garantirem bilhete com antecedência. As saídas são feitas da Marina de Vila Franca do Campo e o trajeto demora cerca de 10 minutos. 

Ilhéu de Vila Franca, Visitar São Miguel
Vila Franca do Campo

Vila Franca do Campo

O centro histórico de Vila Franca do Campo é bem simpático e cuidado, principalmente junto à Igreja de São Miguel Arcanjo e do Jardim Antero de Quental
Depois, próximo da Marina de Vila Franca do Campo, tens mesmo de experimentar as Queijadas do Morgado, um doce típico da região, feito à base de leite, açúcar e gemas de ovos. Aii que maravilha, mesmo bom!
Ainda em Vila Franca do Campo, não podes perder o próximo ponto do nosso roteiro. 

Ermida Nossa Senhora do Campo

A Ermida de Nossa Senhora do Campo, a seguir ao Ilhéu de Vila Franca, é o grande destaque da região. Dada a sua localização privilegiada, a 215 metros de altitude, este local religioso oferece uma vista panorâmica fantástica para o centro da povoação e para o ilhéu. Para chegar ao seu topo é necessário subir uma bonita escadaria com 100 degraus, certinhos. 
Reza a lenda, que esta Ermida foi aqui construída, porque num dia de mau tempo e numa gruta, um pastor encontrou uma imagem da Virgem.

Ermida Nossa Senhora do Campo
Lagoa do Congro

Lagoa do Congro

Sem dúvida um dos maiores tesouros da ilha.
A Lagoa do Congro encontra-se no seu estado mais puro e tem uma envolvência com a natureza única. Muitas árvores, várias tonalidades de verde e a água da lagoa a espelhar a paisagem tornaram este lugar especial. Mesmo a própria caminhada, para chegar ao local da foto, foi fácil e não demorou mais que 20 minutos.
Dica: ao virar num pequeno acesso para chegar à Lagoa do Congro, vais encontrar carros estacionados num largo. A nossa sugestão é não parar e continuar pela estrada em terra. Apesar de ter alguns buracos, passa-se com relativa facilidade e poupa-se uns bons metros a pé, até ao início oficial do trilho.

Miradouro Pico do Ferro

Neste quarto dia voltamos à Lagoa das Furnas para conhecer o Miradouro Pico do Ferro.
Para quem visita o Parque Grená também é possível chegar aqui a pé, mas sinceramente é muito doloroso. A nossa melhor recomendação é mesmo deslocarem-se de carro, até porque os acessos e estacionamento são práticos. 
Deste miradouro conseguimos ver a dimensão da Lagoa, as Fumarolas e, uma vez mais, a enorme paisagem verdejante, imagem de marca dos Açores.

Miradouro Pico do Ferro
Miradouro Salto do Cavalo

Miradouro Salto do Cavalo

A 10 minutos de carro do ponto anterior, encontramos outro miradouro espetacular. O Miradouro do Salto do Cavalo oferece uma paisagem ampla, tanto para o lado Sul, como Norte da ilha. 
Se o tempo for limitado, não consideramos a visita obrigatória. De qualquer forma, nós gostamos muito da vista. Para além disso, a estrada que liga os dois miradouros, foi das que mais gostamos de fazer. O contraste dos campos verdes, com o azul do Oceano combinam na perfeição.

Poça Dona Beija

A melhor forma de acabar o dia é na Poça Dona Beija.
Este é um espaço perfeito para relaxar, recuperar energias e ainda beneficiar de algumas experiências terapêuticas. Sabias que o alto teor em ferro, que faz a água ser quase castanha, ajuda no combate a várias doenças e alergias? É verdade! E ajuda também a manchar o fato de banho. Por isso, a dica é não levares roupa muito boa. 
A Poça da Dona Beija, em comparação com o Parque Terra Nostra, tem a grande vantagem de estar aberta até às 23h00 e ter o número de pessoas no recinto controlado. Como? Porque existe um tempo de permanência máximo de 1h30. A entrada custa 8€. 

Poça Dona Beija, Visitar São Miguel

- Visitar São Miguel: 5º dia:

Miradouro Pico dos Bodes | Cascata Salto do Prego | Miradouro da Madrugada | Miradouro da Ponta do Sossego | Farol do Arnel | Ribeira dos Caldeirões | Chá Gorreana | Miradouro de Santa Iria 

Miradouro do Pico dos Bodes

O quinto dia é maioritariamente dedicado à parte Nordeste da ilha. Se tivéssemos que cortar algumas atrações, visitaríamos apenas as últimas três. Ainda assim, para quem tem cinco dias recomendamos vivamente a conhecerem esta região.
O nosso dia começou no Miradouro do Pico dos Bodes e ainda bem que fizemos o pequeno desvio para conhecer. A vista é sensacional e a própria estrutura do miradouro é super original. No seu topo tem uma espécie de recorte na madeira, que faz mesmo parecer que estamos a admirar a paisagem de uma janela. 

Miradouro do Pico dos Bodes
Cascata Salto do Prego

Cascata Salto do Prego

A seguir à Cascata do Salto do Cabrito, esta foi a nossa favorita. O trilho oficial começa no Faial da Terra e tem cerca de 6 quilómetros. No entanto, tivemos a infeliz ideia de seguir o Google Maps e fomos por um caminho de vacas, que parecia sem dúvida encurtar a distância. Mentira, enfrentámos um caminho muito exigente e penoso. Não caiam neste erro.  
Ainda assim, apesar de ter sido uma valente caminhada e desafio,  no final acabou por compensar. 
A queda de água principal fica tão no meio da natureza, que quase nenhum raio de luz penetra a vegetação. 

Miradouro da Ponta da Madrugada

Para aqui chegar foram muitas as curvas e contra curvas feitas de carro. Sem dúvida que essa é a parte mais chata de viajar pelo Nordeste, mas não podíamos deixar de conhecer um dos miradouros mais famosos de São Miguel. São muitos que apontam este lugar como o melhor para se assistir ao nascer ao sol, daí o nome de Miradouro da Ponta da Madrugada. 
Não assistimos a esse acontecimento, mas na nossa modesta opinião, trata-se simplesmente de um bonito jardim, repleto de flores e com um parque de merendas. 

Miradouro da Ponta da Madrugada
Miradouro da Ponta do Sossego

Miradouro da Ponta do Sossego

Este sim, merece uma paragem mais prolongada.
O Miradouro da Ponta do Sossego, para além dos bonitos jardins e espaços cuidados, oferece uma vista incrível. Sem dúvida que o seu nome, faz jus ao lugar. Lugar sereno, que transmite paz e onde só se ouve o som do mar e dos pássaros. 
Se soubéssemos o que sabemos hoje, teríamos certamente planeado fazer aqui um piquenique, porque este miradouro tem várias mesas, palheiros, zonas de churrasco e casa de banho pública.  

Farol do Arnel

O Farol do Arnel foi o primeiro a ser instalado em São Miguel e foi inaugurado em 1876. 
O melhor conselho que podemos dar? Se a curiosidade for muito grande, para conhecer o farol de perto, NÃO DESÇAM A RUA DE CARRO! O sinal está lá, existe uma inclinação de 35%. Atenção, porque é mesmo muito íngreme. Ainda bem que não nos atrevemos a fazê-lo, porque depois de partilharmos este lugar nos stories do Instagram, recebemos dezenas de mensagens sobre más experiências a descer/subir esta estrada.
Próximo do farol, existe uma cascata muito bonita. 

Farol do Arnel
Ribeira dos Caldeirões

Ribeira dos Caldeirões

Talvez a maior surpresa deste dia. Não tínhamos grandes expetativas, mas tivemos de facto um passeio muito agradável pelo Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões. Área muito bem preservada, limpa e com várias atrações para visitar. Desde moinhos, cascatas, parque de merendas, loja com artesanato e café/bar.
Os acessos são também muito fáceis, dado que quase todo o complexo tem rampas e a maior queda de água, vê-se quando se passa pela Estrada Regional, de carro.
Para os fãs de aventura existe a possibilidade de fazer canyoning pelos cursos de água.

Chá Gorreana

Sabias que o Chá da Gorreana é a mais antiga e única plantação de chá na Europa? Pois é, atualmente produz-se aqui mais de 33 toneladas de chá, por ano.
Foi interessante conhecer o espaço e um pouco da história, contudo achamos o lugar pouco dinamizado. 
Dadas as dimensões da quinta e a fama do local, pensávamos que estava mais desenvolvido e que tivesse mais informação para os seus visitantes. 
Ainda assim, não nos podemos queixar porque a visita às instalações e campos de chá foi totalmente gratuita.

Chá Gorreana, Açores
Miradouro de Santa Iria, São Miguel

Miradouro de Santa Iria

A paisagem do Miradouro de Santa Iria, tanto para o lado Este como Oeste, é simplesmente incrível.
Tivemos a sorte da meteorologia estar favorável e conseguimos ver grande parte da faixa costeira da ilha. Deu para ver inclusive as plantações de chá. 
Foi uma excelente última imagem de São Miguel, antes de voltarmos a Portugal Continental. Sentámo-nos na relva, a ouvir o som das ondas a rebentarem nas falésias e, ao mesmo tempo, a agradecer por esta viagem fantástica de 5 dias nos Açores.

Onde comer em São Miguel ?

A Tasca, Ponta Delgada

Esta foi a nossa primeira refeição em São Miguel e não podíamos ter começado de melhor forma. O restaurante A Tasca, localiza-se no centro histórico de Ponta Delgada, e tem petiscos deliciosos. Nós escolhemos o crocante de queijo com mel, morcela com ananás, polvo panado, açorda de camarão e as famosas lapas!
A Tasca é um restaurante mesmo muito popular na ilha, por isso aconselhamos a ir cedo. Ainda mais porque não aceitam reservas, funcionam apenas consoante a ordem de chegada. 

Cais 20, Ponta Delgada

Se procuras uma boa marisqueira, este é o restaurante perfeito para ti. O Cais 20 situa-se no final da Avenida do Mar, já próximo do Ilhéu de Rosto de Cão. Para quem não liga tanto a marisco ou simplesmente tem preguiça em comer, pode sempre optar pelos arrozes de marisco. Nós comemos um creme de marisco e um arroz de lapas muito bom.

Associação Agrícola de São Miguel, Rabo de Peixe

Este é talvez o restaurante mais recomendado em toda a ilha e por isso, não podes mesmo sair de São Miguel sem provar o maravilhoso bife da Associação Agrícola, em Rabo de Peixe. Nós pedimos o “Bife à Associação” 200 gr, um valente bife frito,, flamejado em vinho branco, com alho, pimento, batata frita e ovo a cavalo. 
O restaurante é enorme, mas mesmo assim fazem-se filas para aqui comer.  Façam reserva!

Restaurante Tony's, Furnas

Visitar São Miguel sem provar o Cozido das Furnas é um crime. Assim, decidimos conhecer o Restaurante Tony’s e ficámos muito satisfeitos. O serviço foi muito rápido e o cozido estava muito bom. Sem dúvida uma experiência a não perder. 
Para este restaurante também sugerimos reservar, pois é um dos mais conhecidos na vila. 

Bar Caloura

O melhor peixe dos Açores come-se aqui! Ficámos completamente rendidos à variedade de peixes presente no menu e que nunca tínhamos ouvido falar anteriormente, no continente. Nós escolhemos o boca negra e o peixe-porco, sendo que este último foi o nosso favorito. O Bar Caloura localiza-se mesmo junto ao mar, próximo do porto de pescas e piscina natural.

A Casa do Abel, Caloura

A Casa do Abel pertence ao mesmo grupo do Bar Caloura e é popular pelos seus pratos de carne. Apesar da carne estar saborosa e os pratos terem uma boa apresentação, achámos os preços um pouco caros. Não foge muito aos preços de Lisboa. Se fosse hoje, voltaríamos novamente ao Bar Caloura para provar outros pratos de peixe.

À Terra, Azor Hotel

Para quem procura um ambiente de mais requinte e fine dining, aconselhamos vivamente o restaurante À Terra, no Azor Hotel.  Os nossos pratos de eleição foram a Sopa de Queijo da Ilha, o Peixe da Rocha com Migas de Caranguejo e o Café e Maracujá dos Açores, para sobremesa. Uma verdadeira homenagem aos produtos regionais da ilha! Sabores autênticos.

Onde dormir em São Miguel?

Azor Hotel foi a nossa escolha de alojamento para a maioria das noites na ilha de São Miguel. A escolha foi fácil, porque procurávamos um hotel central, com conforto, serviço de excelência e aqui encontrámos tudo isso. 
Este hotel de cinco estrelas situa-se em plena Avenida do Mar e tem vista esplêndida para a Marina de Ponta Delgada. 
O nosso destaque vai sem dúvida para a piscina no rooftop, onde tirámos a foto acima. Mesmo ao lado da piscina existe um bar com música ambiente e espreguiçadeiras, um ótimo plano para os dias de sol. 
Para além disso, o Azor Hotel tem ainda ginásio, spa e casino. 

Azor Hotel Quarto

O nosso quarto era fantástico, porque para além de espaçoso e bem equipado, tinha uma ótima varanda com vista para a marina. Acordar, abrir as cortinas, ver o mar e os cruzeiros atracados é uma ótima maneira de começar o dia.
Como senão bastasse, o pequeno-almoço do Azor Hotel dá-nos ainda mais motivos para começar o dia bem dispostos. Mas que categoria de pequeno-almoço! Um verdadeiro serviço de cinco estrelas, com qualidade e uma diversidade imensa de comida e bebida. 

Quando visitar São Miguel ?

Toda a gente sabe que o tempo nos Açores é super imprevisível. Ora faz sol, ora chove, ora vem o nevoeiro… há que estar preparado para as quatro estações. Ainda assim é claro que os melhores meses para visitar São Miguel são os de Verão, como Junho, Julho, Agosto e Setembro. Para além dos dias serem maiores, as temperaturas médias são mais quentes e há melhores condições para ir ao mar.

Quando visitar São Miguel

Ainda assim, fizemos esta viagem em Abril e apanhámos 5 dias maravilhosos, onde nem precisámos de usar o guarda-chuva ou roupa impermeável. É uma questão de sorte!
A melhor sugestão que podemos dar é usarem a aplicação Spot Azores, para verem o estado do tempo ao vivo, através de webcams, em várias localidades dos Açores.

Onde alugar carro em São Miguel ?

autatlantis visitar são miguel

Visitar São Miguel sem alugar carro é impensável, não dá mesmo. A menos que contrates tours todos os dias, mas vais gastar muito dinheiro assim. Por isso, nós alugamos carro com a empresa Autatlantis, no Aeroporto de Ponta Delgada, e ficamos super satisfeitos com a nossa decisão. 
É óbvio que o aluguer de carro no Verão é muito caro, porque a procura é muita para a pouca oferta. Mas podemos adiantar que fomos em Abril e conseguimos 5 dias por 200€, já num carro de categoria superior. 
A melhor dica que vos podemos dar é contratarem seguro, porque é muito fácil estragar uma jante, roçar em algum lado ou raspar a parte debaixo do carro. Há estradas apertadas, em terra e com buracos, enfim. Os perigos são muitos!

Links úteis

Procura as melhores opções de voos e rent-a-car através da Skyscanner. Com 100 milhões de utilizadores por mês, esta agência online é sem dúvida a melhor ferramenta para organizar a tua viagem. Super intuitiva e perfeita para comparar preços de voos e aluguer de carros.

Reserva o teu alojamento através da Booking.com. É aqui que encontramos sempre as melhores promoções e a maior oferta de Hotéis, Apartamentos, Villas e Hostels.

A Logitravel vende pacotes de férias mas é, em particular, especialista no mercado de cruzeiros. É nesta agência online que reservarmos a maioria dos nossos cruzeiros. Reserva já o teu cruzeiro, aqui.

Na GetYourGuide encontras experiências turísticas inesquecíveis. Desde as melhores excursões, entradas para atrações e transfers hotel <-> aeroporto, ao melhor preço. Evita as filas e compra já os bilhetes!

Faz o teu seguro de viagem com a IATI Seguros. É a companhia de seguros mais experiente do mercado e tem opções que se adaptam a todas as viagens. Calcula já o seguro para a tua viagem e usa o nosso link para teres 5% de desconto!

Viajar para fora de Portugal e Europa  sem chamadas, mensagens e internet? Nem pensar.
Compra um SIM Card pré-pago com a Holafly para continuares as tuas férias conectadas ao Mundo e evitares as taxas de roaming. Utiliza o código ‘VENSOUFICAS’ para obteres 5% de desconto.

ℹ️ Esta página contém links de afiliados, porque são a única forma de sustentar este projeto. Ao fazeres reservas através destes links, nós recebemos uma pequena comissão. Não pagas mais por fazê-lo e ainda tens descontos com os nossos códigos. Obrigado pela tua visita e contribuição!

Publicações relacionadas

Partilhar

Facebook
Email
Twitter
Pinterest
WhatsApp