Visitar Abu Dhabi: roteiro com as melhores atrações

Estás a planear visitar Abu Dhabi e queres saber quais são as melhores atraçõesonde dormir e comer na cidade? Ao longo deste artigo prometemos ajudar-te a planear a viagem e ainda mostra-te como chegar até Abu Dhabi
Ao contrário do que muita gente pensa, apesar do Dubai ser o destino mais popular no país, a capital dos Emirados Árabes Unidos é Abu Dhabi. As duas cidades estão separadas por 140 quilómetros, por isso há muita gente que está no Dubai e decide comprar tours para visitar Abu Dhabi, porque realmente compensa pela proximidade. 

roteiro abu dhabi

Segue as nossas aventuras no Instagram, por lá temos todos os destaque da viagem/roteiro por Abu Dhabi.

Nós já estivemos 2 vezes em Abu Dhabi, a primeira em 2017 e a segunda em 2024. Em 7 anos a cidade evoluiu imenso e são várias as atrações que inauguraram após a nossa primeira viagem. 
Ambas as visitas a Abu Dhabi aconteceram porque fizemos um cruzeiro pelo Golfo Pérsico, que teve também como outros destinos o DubaiDoha, Manama (Bahrein), Muscate (Omã) e Khasab (Omã). 

Powered by GetYourGuide

Visitar Abu Dhabi: atrações

Mesquita Sheik Zayed

Estamos perante uma das maiores e mais fascinantes mesquitas do planeta! É sem dúvida a melhor recordação que trazemos de Abu Dhabi e uma das nossas atrações favoritas no Mundo.
À medida que nos aproximamos do monumento torna-se evidente a sua grandiosidade, imponência, beleza e extravagância. É de deixar uma pessoa boquiaberta! Por mais que a tentemos descrever, o melhor é mesmo conhecê-la ao vivo.

mesquita abu dhabi

A Mesquita Sheik Zayed ainda fica longe do centro da cidade, por isso a melhor opção é apanhar um táxi. Nós demorámos cerca de 30 minutos e custou-nos 8€. Não há que ter receio dos preços, porque os taxistas usam o taxímetro.
Depois,  ao contrário do que podes pensar, a entrada para a atração é subterrânea e ainda se percorre uns bons metros a pé. Há inclusive passadeiras rolantes e buggies, como nos aeroportos, porque a distância ainda é considerável.
Outra das nossas recomendações é que
reserves online um horário para a tua visita, porque caso contrário vão obrigar-te a fazê-lo presencialmente numas das máquinas que estão na ponta oposta ao local de entrada na mesquita. 

abu dhabi mesquita

Relembramos que a entrada na mesquita é grátis e aberta a todas as religiões. Existem apenas algumas regras de vestuário e conduta a serem cumpridas. Sabe mais pormenores sobre como vestir nas mesquitas aqui.
Por fim, aproveitamos também para apelar ao cuidado com as poses para as fotos. Colocar por exemplo os braços no ar é proibido. Há seguranças por todo o lado a assegurarem que são cumpridas as regras e caso não as respeites, obrigam-te a apagar as fotos ou mesmo a abandonar o local.

sheik zayed sunset

Wahat AlKarama

O Wahat AlKarama foi construído em memória aos corajosos soldados que serviram o país. No fundo, é um local que presta homenagem àqueles que deram a sua vida, de forma altruísta, por uma causa maior. 
Contudo, o maior motivo que traz visitantes até este local é a vista soberba e frontal que tem para a Mesquita Sheik Zayed. Assim, se procuras tirar fotos de meter inveja aos teus amigos e família, este é o local perfeito para ti.
A praça principal dispõe de um pequeno lago que permite tirar fotos da mesquita a refletir na água.

Wahat AlKarama​
abu dhabi etihad towers

Torres Etihad

As torres Etihad são um conjunto de 5 arranha-céus no centro de Abu Dhabi, que demonstram efetivamente o futuro da cidade. Neste complexo de edifícios há espaço para um centro comercial, um hotel, apartamentos luxuosos e um ponto de observação a 300 metros de altura, denominado de Observation Deck at 300.
A entrada para o miradouro de 360 graus custa 95 AED, mas parte do valor abate no consumo do café/bar, que se localiza no 74º andar.  

Emirates Palace

O Emirates Palace,  habitualmente intitulado de “hotel de 7 estrelas”, é um luxuoso hotel de 5 estrelas e uma das principais atrações da cidade.
Este palácio custou mais de 3 mil milhões de dólares, tornando-se assim o terceiro hotel mais caro no Mundo, em termos de custos de construção.  
Porém, se não tiveres dinheiro para te hospedar aqui não te preocupes, porque a visita ao lobby é gratuita. Para quem estiver mesmo interessado em saber mais sobre o hotel, pode comprar uma visita guiada e beber um café com ouro.
A única regra para entrares no Emirates Palace é mesmo ires bem vestido e não usares calções. 

emirates palace
Qasr Al Watan​

Qasr Al Watan

Esta foi a atração que mais nos surpreendeu durante a viagem a Abu Dhabi, até porque ainda não tinha sido inaugurada quando fomos em 2017.
O complexo é enorme e somos inclusivamente obrigados a entrar num autocarro para chegar até ao palácio, revestido de granito branco e detalhes luxuosos. 
O Qasr Al Watan é um palácio presencial e foi construído em 2017 com o objetivo receber chefes de Estados estrangeiros durante cerimónias e reuniões. Contudo, em 2019, decidiram abrir as portas ao público geral e desde então o Qasr Al Watan tem a missão de promover a compreensão cultural da nação e realçar a sua incrível história. Verdade seja dita, as suas exposições no interior do palácio são de facto bastante interessantes e enriquecedoras. 

Museu do Louvre

Inaugurado em 2017, o Museu do Louvre em Abu Dhabi destaca-se não só pela experiência enriquecedora que combina arte e história, mas também pela sua arquitetura. Concebido pelo célebre arquiteto francês Jean Nouvel, o Museu do Louvre em Abu Dhabi detém uma grandiosa cúpula de metal com 180 metros de diâmetro e milhares de estrelas em metal entrelaçadas, que filtram a luz solar e criam um efeito de “chuva de luz” no interior do museu, simplesmente incrível.
Além disso, todo o museu é rodeado de água, o que torna todo o cenário em redor ainda mais espetacular. Entre uma vasta oferta de atividades para fazer no Louvre Abu Dhabi, está a oportunidade de alugar um kayak em torno do monumento. 

louvre abu dhabi
ferrari world

Ferrari World

A Ferrari World é um enorme parque de diversões dedicado à marca de carros italiana – Ferrari.
Mesmo que não sejas fã de carros é impossível ficar indiferente ao recorde mundial de velocidade da montanha-russa “Formula Rossa”. A mesma atinge uma velocidade máxima de 240 km/h. Que medo! 
Em 2019 foi considerado o melhor parque temático do Mundo. 
Nós fizemos apenas uma paragem de 15 minutos para ver a entrada do parque. Porém, se ficássemos mais tempo em Abu Dhabi, certamente não íamos perder a oportunidade de experimentar.

Circuito de Yas Marina

Para a maioria das pessoas pode não ser muito entusiasmante entrar num autódromo, mas a verdade é que o circuito de Yas Marina é um dos mais famosos do campeonato de Fórmula 1.
Aqui as corridas são carismáticas pelo facto de começarem de dia e apenas terminarem já de noite. 
Na nossa opinião, apesar de não seguirmos as corridas de F1, adoramos conhecer. A melhor parte foi mesmo ver as garagens repletas de carros de corrida e o Hotel Yas Viceroy. Este luxuoso hotel foi literalmente construído em cima da pista de corrida e é lindo! 
O autódromo situa-se próximo da Ferrari World.

circuito yas marina
Powered by GetYourGuide

Onde dormir em Abu Dhabi?

novel hotel abu dhabi
Créditos: Booking.com

Nas duas viagens a Abu Dhabi totalizamos apenas 1 noite a dormir fora do cruzeiro, por isso a nossa recomendação poderá não ser a melhor. Ainda assim, se procuras apenas um lugar para dormir e que seja barato, a melhor oferta em termos de qualidade/preço que encontramos foi no Novel Hotel City Center.
Abu Dhabi tem muitos lugares para te hospedares, que vão desde hotéis de luxo, a apartamentos e hostels.
Se procuras um bom resort para usufruir de sol e praia, a 
Ilha de Saadiyat é a melhor opção. Caso o objetivo é ficar perto das melhores atrações, aí a nossa sugestão é ficar junto à Corniche. 

Onde comer em Abu Dhabi?

Abu Dhabi oferece uma variedade de opções gastronómicas para todos os gostos e orçamentos. Dado que estamos perante um destino mundialmente famoso, a cidade dispõe de uma grande diversidade de culinárias internacionais, como por exemplo a árabe, libanesa, turca, vietnamita, japonesa e obviamente a italiana.
Uma vez que o nosso tempo para visitar Abu Dhabi era limitado, escolhemos sempre opções rápidas e económicas dentro de centro comerciais. No nosso caso almoçamos no Marina Mall e jantamos no centro comercial adjacente à entrada para a Mesquita Sheik Zayed. 

Marina Mall

Quando visitar Abu Dhabi?

Curiosamente, a melhor época para visitar Abu Dhabi é durante os meses mais frios, de novembro a março. Durante esta altura as temperaturas são altas (máximas médias em torno de 25°C), mas não insuportáveis como no Verão, onde ultrapassam os 40ºC. Para além disso, não há melhor sentimento do que sair do frio da Europa e aproveitar o bom tempo nos Emirados Árabes Unidos, onde até dá para fazer praia.
Por último, informa-te sobre as datas do Ramadão, porque por norma os preços baixam, mas é uma altura bastante desafiante para viajar. As regras de conduta são ainda mais exigentes! Para além das práticas religiosas mais frequentes, entre as maiores dificuldades está 
evitar comer, beber ou fumar em público durante o horário de jejum, que vai do nascer ao pôr do sol. 

visit abu dhabi

Como chegar a Abu Dhabi?

Abu Dhabi tem aeroporto internacional e pode ser desde logo uma boa opção. No entanto, para quem vem de Portugal não há voos diretos. Assim sendo, na nossa opinião a melhor alternativa é viajar de avião até ao Dubai e depois fazer a viagem de carro ou autocarro até Abu Dhabi.
Alugar carro nos Emirados Árabes Unidos é barato e a viagem de carro entre o Dubai e Abu Dhabi leva cerca de 1 hora e 30 minutos. Para além disso, o preço do combustível é também muito barato, pelo que acaba por compensar.
Por outro lado, se tiveres receio de conduzir, podes sempre optar por ir de autocarro. Nós já tivemos esta experiência, ao apanhar o autocarro número E101,  e foi uma viagem super confortável e tranquila. 

autocarro abu dhabi

Links úteis

Procura as melhores opções de voos e rent-a-car através da Skyscanner. Com 100 milhões de utilizadores por mês, esta agência online é sem dúvida a melhor ferramenta para organizar a tua viagem. Super intuitiva e perfeita para comparar preços de voos e aluguer de carros.

Reserva o teu alojamento através da Booking.com. É aqui que encontramos sempre as melhores promoções e a maior oferta de Hotéis, Apartamentos, Villas e Hostels.

A Logitravel vende pacotes de férias mas é, em particular, especialista no mercado de cruzeiros. É nesta agência online que reservarmos a maioria dos nossos cruzeiros. Reserva já o teu cruzeiro, aqui.

Na GetYourGuide encontras experiências turísticas inesquecíveis. Desde as melhores excursões, entradas para atrações e transfers hotel <-> aeroporto, ao melhor preço. Evita as filas e compra já os bilhetes!

Faz o teu seguro de viagem com a IATI Seguros. É a companhia de seguros mais experiente do mercado e tem opções que se adaptam a todas as viagens. Calcula já o seguro para a tua viagem e usa o nosso link para teres 5% de desconto!

Viajar para fora de Portugal e Europa  sem chamadas, mensagens e internet? Nem pensar.
Compra um SIM Card pré-pago com a Holafly para continuares as tuas férias conectadas ao Mundo e evitares as taxas de roaming. Utiliza o código ‘VENSOUFICAS’ para obteres 5% de desconto.

ℹ️ Esta página contém links de afiliados, porque são a única forma de sustentar este projeto. Ao fazeres reservas através destes links, nós recebemos uma pequena comissão. Não pagas mais por fazê-lo e ainda tens descontos com os nossos códigos. Obrigado pela tua visita e contribuição!

Publicações relacionadas

Partilhar

Facebook
Email
Twitter
Pinterest
WhatsApp