O que fazer na Serra da Estrela? Roteiro de 3 dias

Se não houver neve, o que fazer na Serra da Estrela? A resposta é fácil, porque há mesmo muita coisa para ver e fazer no Parque Natural da Serra da Estrela e arredores. Ao longo deste artigo vamos mostrar o melhor da Serra da Estrela num roteiro de 3 dias. Inclusivamente, podes consultar quando visitaronde comer e dormir na região.
Acompanha as nossas aventuras no Instagram, por lá temos os destaques da viagem pela Serra da Estrela. 

Ski Serra da Estrela

Roteiro 3 dias na Serra da Estrela

- O que fazer na Serra da Estrela: 1º dia

Cascatas e Piscina Naturais de Cortes do Meio | Covilhã | Miradouro da Varanda dos Carqueijais | Penhas da Saúde

Cortes de Meio

Se és fã de piscinas naturais, então tens mesmo de conhecer Cortes do Meio. É até mesmo considerada a Capital das Piscinas Naturais e situa-se a apenas 15 Km da Covilhã. Um verdadeiro tesouro!
Ao longo da Ribeira de Cortes existe um trilho que permite conhecer uma dezena de piscinas naturais.
O percurso nem sempre está bem sinalizado e em algumas partes é bastante exigente. Os pontos de mais fácil acesso são: o Poço da Fatela, Poço da Ponte Velha e Poço da Monteira. O trilho tem cerca de 9 kms.

Piscinas Cortes do Meio
Covilhã

Covilhã

A cidade da Covilhã é a principal porta de entrada para a Serra da Estrela, por isso não a podíamos deixar de visitar. Embora seja uma cidade no interior e de montanha, consideramos a Covilhã um lugar com um ambiente jovem, acolhedor e inovador. As suas tradições, principalmente na indústria da lã são elementos bastante presentes na cidade. Ao mesmo tempo, sente-se também a vontade de apostar na modernidade. Exemplo disso é o roteiro inteiramente dedicado à arte urbana. Existem mais de 20 obras de arte espalhadas pela zona histórica da cidade. 

Varanda dos Carqueijais

Este miradouro foi inaugurado em Outubro de 2020 e está a tornar-se um dos pontos mais populares da Serra da Estrela. A Varanda dos Carqueijais localiza-se à beira da estrada que liga a Covilhã às Penhas da Saúde, em plena subida para a Serra da Estrela. 
A vista deste lugar para a cidade da Covilhã e a região da Cova da Beira é fenomenal. Para além disso, a própria estrutura do miradouro é única, chama logo à atenção e encaixa na perfeição com a paisagem.

Varanda dos Carqueijais
Penhas da Saúde

Penhas da Saúde

Finalizamos o primeiro dia do roteiro em pleno coração da Serra da Estrela. Isto porque as Penhas da Saúde posicionam-se a 1500 metros de altitude, o que torna a presença de neve neste lugar algo bastante recorrente. Na nossa opinião as Penhas da Saúde são o melhor local para dormir numa viagem à Serra da Estrela. Quer na Covilhã, Manteigas ou Seia é mais chato pernoitar, porque obriga-nos sempre a subir e descer a Serra todos os dias. Para saberes onde dormir na Serra da Estrela, clica aqui.

- O que fazer na Serra da Estrela: 2º dia

Poço do Inferno | Vale Glaciar do Zêzere | Covão d’Ametade | Miradouro dos Piornos | Nossa Senhora da Boa Estrela | Torre

Poço do Inferno

Localiza-se no concelho de Manteigas e é relativamente fácil chegar de carro ao local. No entanto é necessário ter atenção porque a estrada é estreita e pode ser difícil passarem 2 carros em simultâneo.
Esta queda de água tem cerca de 10 metros de altura e para a ver basta subir uma escadaria, junto à estrada principal. O estacionamento para o carro fica a 3 minutos a pé da cascata, basta seguir o som da água.
Recomendamos o trilho da Rota do Poço do Inferno (PR1MTG) somente para quem vai fazer canyoning. 

Poço do Inferno Serra da Estrela
Vale Glaciar do Zêzere

Vale Glaciar do Zêzere

O Vale Glaciar do Zêzere tem 13 quilómetros de extensão, o que faz dele um dos maiores da Europa.
A estrada N338, que liga Manteigas à Torre, apesar de ser sinuosa oferece vistas incríveis de carro para o Vale Glaciar do Zêzere. Para os mais aventureiros há mesmo um trilho para fazer a pé.
Esta atração em céu aberto e com formato em “U” é um dos grandes exemplos da Era Glacial no velho continente europeu. 

Covão d'Ametade

O Covão d’Ametade é a estrela do Vale Glaciar do Zêzere e onde curiosamente o rio Zêzere começa a ganhar forma. Este é sem dúvida um dos lugares mais emblemáticos e que não podes mesmo perder num roteiro pela Serra da Estrela.
O Covão d’Ametade localiza-se em plena N338 e por vezes passa despercebido, pois apenas existem sinais turístico-culturais a dizer “Cântaros” e “Lagoas”.
Seja qual for a estação do ano, aconselhamos vivamente a conheceres este lugar lindo e mágico!

Covão d'Ametade
Miradouro dos Piornos

Miradouro dos Piornos

O Miradouro dos Piornos é o mais recente miradouro na Serra da Estrela. Localiza-se a 1630 metros de altitude, logo a seguir à Lagoa do Viriato e ao Centro de Limpeza de Neve.
A sua estrutura metálica adapta-se completamente ao terreno e passa mesmo despercebido. É preciso um olhar atento para o encontrar! Para aqui chegar é necessário deixar o carro junto ao edifício abandonado e fazer uma pequena caminhada.
O objetivo da construção desta varanda é valorizar a paisagem da Nave de Santo António e os seus planaltos.

Nossa Sra. da Boa Estrela

A Nossa Senhora da Boa Estrela trata-se de uma estátua esculpida na pedra, que homenageia a Santa protetora e guia dos pastores. Este pequeno santuário foi inaugurado em 1946 e foi pensado neste local, porque se situa a poucos minutos da Torre. Ora, nada melhor que fazer uma atração próxima de um lugar movimentado e apelativo para todos aqueles que sobem a Serra. Esta imagem localiza-se no Covão do Boi e do lado direito da estrada, para quem vem a subir. 

Nossa Senhora da Boa Estrela
Torre Serra da Estrela

Torre

Quando pensamos em o que fazer na Serra da Estrela, subir à Torre é logo a primeira ideia que vem à cabeça de todos! Este é o ponto mais alto de Portugal Continental, a 1993 metros de altitude. Assim, caso a meteorologia seja favorável, a visita é de carácter obrigatório. Isto porque muitas vezes quando neva, as estradas de acesso à Torre ficam cortadas devido ao perigo com o gelo e torna-se impossível chegar aqui. 
É também junto à Torre que se situam as estâncias de ski da Serra da Estrela. Mesmo que não sejas fã da atividade, o que não falta aqui é espaço para brincar na neve.

- O que fazer na Serra da Estrela: 3º dia

Lagoa Comprida | Covão dos Conchos | Vale do Rossim | Seia

Lagoa Comprida

Lagoa Comprida

A Barragem da Lagoa Comprida situa-se já no concelho de Seia e foi o nosso ponto de partida para a caminhada até ao Covão dos Conchos.
Esta infraestrutura desempenha um papel fundamental na região devido à produção de eletricidade e abastecimento de água.
Sinceramente, uma pequena paragem de 10 minutos é suficiente para conhecer o espaço, que fica ainda mais bonito coberto de neve. O principal é mesmo deixar o carro neste estacionamento para dar início ao trilho do próximo ponto do artigo. 

Covão dos Conchos

Não podíamos ficar indiferentes à grande tendência dos últimos anos nas redes sociais da Serra da Estrela e Portugal. Desta forma, decidimos matar a curiosidade e fazer o trilho de 10 kms (5 kms para cada lado), até ao Covão dos Conchos. A exigência da caminhada é média e o percurso não está sinalizado. A única ajuda são alguns desenhos na terra, feitos pelas pessoas que por ali passam. O mais chato é mesmo o piso ter muita pedra solta. Levem calçado confortável, porque o terreno é bastante propício a torcer pés.  Demorámos cerca de 3 horas a ir e voltar.
Quanto à atração em sim, o primeiro impacto é de facto surpreendente, mas fica-se por aí. Existe sinalização para não entrar na água, pois é perigoso. 

Covão dos Conchos
Vale do Rossim

Vale do Rossim

Estamos perante a praia mais alta de Portugal Continental, a cerca de 1400 metros de altitude, no município de Gouveia. Aqui respira-se ar puro e tranquilidade. Apesar das estradas de acesso ao Vale Rossim estarem em péssimas condições, cheias de buracos e perfeitas para furar pneus, vale a pena a visita no Verão.  A albufeira é enorme e são muitas as atividades que podes fazer na área circundante. Desde trilhos a pé ou BTT, pesca, atividades aquáticas e observação de aves. Esta praia fluvial é o escape de muitos habitantes na região Centro do país, durante os meses de mais calor. 

Seia

Comparativamente às restantes cidades na Serra da Estrela, Seia é aquela tem a maior variedade de oferta turística. A atração principal é obviamente o Museu do Pão, mas existem ainda outros museus como o da Eletricidade e o do Brinquedo, que merecem ser visitados. Depois, são também muitas as praias fluviais que podes conhecer nesta região. Destacamos a Praia de Loriga, Lapa dos Dinheiros e a Cascata do Poço da Broca. 

Museu do Pão, Seia

Onde comer na Serra da Estrela?

Taberna A Laranjinha, Covilhã

É provavelmente o restaurante mais famoso e recomendado da região, por isso reserva mesa com bastante antecedência. Ambiente acolhedor, atendimento fantástico e comida com muita qualidade.

Paço 100 Pressa, Covilhã

Excelente tábua de secretos ibéricos. Este restaurante pertence a um Boutique Hotel e por isso apresenta uma decoração e serviço de requinte. No entanto, os preços são bastante razoáveis para a qualidade da comida. Recomendamos muito!

Lenda do Viriato, Unhais da Serra

Restaurante típico português, onde o mais difícil é escolher o que comer. Uma experiência muito completa! Comida excelente, empregados simpáticos e vestidos a rigor. Lugar a não perder se passares por Unhais da Serra.

Casa do Clube, Penhas da Saúde

Esta é a nossa única sugestão da lista onde não precisas de descer a Serra da Estrela para comer.
Fica nas Penhas da Saúde e a comida é mesmo muito boa. Tem uma excelente relação preço/qualidade e ainda apanhámos a lareira acesa, que tornou o ambiente muito acolhedor. 

Quando visitar a Serra da Estrela?

visitar Serra da Estrela

Tradicionalmente a Serra da Estrela é visitada e famosa nos meses de Inverno, quando há probabilidade de cair neve nas terras altas. A época alta começa assim sempre perto do Natal/Ano Novo e termina em Março. Por outro lado é também muito visitada durante o Verão, face à sua riqueza de cascatas e praias fluviais. Aliás, mesmo nos meses de Outubro/Novembro, torna-se um dos lugares mais populares do país devido à Rota das Faias, um trilho pedestre recheado de odores e cores de Outono. 
Assim sendo, está visto que em todas as estações do ano há bons motivos para visitar a Serra da Estrela.

Onde dormir na Serra da Estrela?

Como já referimos anteriormente, as Penhas da Saúde são na nossa opinião o melhor lugar para se hospedarem durante uma visita à Serra da Estrela. Assim sendo, a nossa sugestão para dormir na Serra da Estrela é a Pousada da Juventude. A sua localização é de facto muito boa, porque conseguimos chegar aos principais pontos turísticos da região em poucos minutos. Depois, a presença de neve é bastante assídua neste local, pelo que torna todo o ambiente ainda mais romântico e divertido.

Pousada da Juventude da Serra da Estrela

Quanto às instalações em si, a Pousada dispõe de um novo edifício que oferece sem dúvida melhores condições aos seus hóspedes. Ainda assim, o check-in e pequeno almoço são servidos no edifício principal e mais antigo.
Resumidamente, compensa muito se quiseres poupar dinheiro e estar próximo das atrações. O preço é bastante apelativo e torna-se ainda mais barato se fores com um grupo de amigos, porque existem dormitórios. 

Links úteis

Procura as melhores opções de voos e rent-a-car através da Skyscanner. Com 100 milhões de utilizadores por mês, esta agência online é sem dúvida a melhor ferramenta para organizar a tua viagem. Super intuitiva e perfeita para comparar preços de voos e aluguer de carros.

Reserva o teu alojamento através da Booking.com. É aqui que encontramos sempre as melhores promoções e a maior oferta de Hotéis, Apartamentos, Villas e Hostels.

A Logitravel vende pacotes de férias mas é, em particular, especialista no mercado de cruzeiros. É nesta agência online que reservarmos a maioria dos nossos cruzeiros. Reserva já o teu cruzeiro, aqui.

Na GetYourGuide encontras experiências turísticas inesquecíveis. Desde as melhores excursões, entradas para atrações e transfers hotel <-> aeroporto, ao melhor preço. Evita as filas e compra já os bilhetes!

Faz o teu seguro de viagem com a IATI Seguros. É a companhia de seguros mais experiente do mercado e tem opções que se adaptam a todas as viagens. Calcula já o seguro para a tua viagem e usa o nosso link para teres 5% de desconto!

Viajar para fora de Portugal e Europa  sem chamadas, mensagens e internet? Nem pensar.
Compra um SIM Card pré-pago com a Holafly para continuares as tuas férias conectadas ao Mundo e evitares as taxas de roaming. Utiliza o código ‘VENSOUFICAS’ para obteres 5% de desconto.

ℹ️ Esta página contém links de afiliados, porque são a única forma de sustentar este projeto. Ao fazeres reservas através destes links, nós recebemos uma pequena comissão. Não pagas mais por fazê-lo e ainda tens descontos com os nossos códigos. Obrigado pela tua visita e contribuição!

Publicações relacionadas

Partilhar

Facebook
Email
Twitter
Pinterest
WhatsApp