Se estás a planear visitar o Luxemburgo, prepara-te para ficares a conhecer o nosso roteiro de 1 a 3 dias por este belo país, que é um autêntico tesouro escondido. Ao longo do artigo temos dicas sobre o que visitar, onde comer, dormir e quando ir.
Apesar de ser um dos mais pequenos países da Europa, o Luxemburgo possui uma história rica, com paisagens deslumbrantes e ainda uma mistura fascinante de culturas.
Embora a capital se visite facilmente em 4/5 horas, engane-se quem pensa que fica a visitar o melhor do Luxemburgo em 1 dia, pois há muitas vilas, castelos e experiências a viver ao longo de todo o país.
Curiosidades sobre o Luxemburgo
O Luxemburgo tem apenas 80 km de extensão de Norte a Sul e 60 km de Este a Oeste, por isso aproveita as curtas distâncias para visitar todo o país, seja de transportes públicos porque são GRÁTIS ou mesmo de carro alugado, caso queiras ter mais flexibilidade. O Luxemburgo foi oficialmente o primeiro país no Mundo a adotar esta política e nós aplaudimos a iniciativa!
Nós do aeroporto para a Cidade do Luxemburgo usámos o autocarro nº 6 e dentro do centro histórico andámos várias vezes de elétrico.
Segue as nossas aventuras no Instagram, por lá temos todos os destaque da viagem ao Luxemburgo.
Sabias que o Luxemburgo tem cerca de 650 mil habitantes, mas todos os dias recebe mais de 200 mil pessoas a viajar da Bélgica, França e Alemanha, porque se sentem atraídos pelos altos salários e uma economia rica? Os portugueses também não são indiferentes a este assunto, tanto que são a maior comunidade estrangeira no país, com uma fatia a rondar os 15% da população total. É engraçado o facto de estarmos a mais de 2000 km’s de distância e andarmos pelas ruas a ouvir falar português, bem como ver que 90% dos cafés no país são portugueses.
Visitar Luxemburgo em 1 dia
Apesar de ser um período curto, em 1 dia no Luxemburgo, ainda é possível aproveitar algumas das principais atrações da capital do país, a Cidade do Luxemburgo. Tentar mais algum destino para além da capital será difícil, mas podes sempre tentar ir à região de Moselle, Vianden ou Echternach.
Le Chemin de la Corniche
Também conhecida como a “Varanda mais bonita da Europa”, Le Chemin de la Corniche é uma atração imperdível na Cidade do Luxemburgo.
Situa-se em pleno centro histórico da capital e resume-se a um passadiço do século XVII que oferece vistas panorâmicas deslumbrantes para o Vale do Alzette, Grund e a Abadia de Neumünster.
Este é considerado um dos passeios mais pitorescos do país, pois permite admirar os edifícios históricos da Cidade do Luxemburgo e ainda ver o Rio Alzette.
Casemates du Bock
As Casemates du Bock são um sistema de túneis e fortificações subterrâneas construídas em 1745, por engenheiros austríacos. Estas fortificações foram usadas para proteger a cidade ao longo dos séculos e oferecem uma visão fascinante da história militar do Luxemburgo. Ao visitares as “casamatas” irás explorar os túneis, passagens e salas subterrâneas, que fornecem uma perspetiva única sobre a arquitetura defensiva e a estratégia militar da cidade.
É uma experiência única e que ajuda a entender a importância das Casemates du Bock na proteção aos vários bombardeamentos que aconteceram no Luxemburgo, principalmente nas duas guerras mundiais. A entrada para adulto custa 8€.
Grund + Abadia de Neumünster
Ao descer as colinas, na parte baixa da Cidade do Luxemburgo, encontrarás o Bairro de Grund.
Nós gostámos muito deste local devido às casas coloridas, que até nos fizeram lembrar Colmar, mas também por ter uma atmosfera encantadora e bem tranquila. Por aqui, recomendamos a visita à Abadia de Neumünster, um passeio junto ao Rio Alzette e obviamente uma passagem obrigatória pela rua Münster, a principal rua do bairro e que está repleta de restaurantes, bares e lojas.
Catedral Notre Dame
A poucos metros do ponto anterior, encontramos a Catedral de Notre-Dame, um importante símbolo da rica herança cultural e religiosa do Luxemburgo.
Situa-se em pleno coração da capital e a entrada é gratuita, por isso não há desculpas para não visitares.
O seu interior não é muito ornamentado, mas os vitrais junto à capela não escapam ao olhar de ninguém.
Dica: É possível subir à torre da catedral para desfrutar de uma vista panorâmica da cidade, mas atenção que é preciso estar em forma. As escadas são desafiantes.
Palácio Ducal
O Palácio Ducal é uma das principais atrações turísticas da cidade de Luxemburgo e fica em pleno coração da capital. Trata-se da residência oficial do Grão-Duque e da Grã-Duquesa do Luxemburgo e apesar de ser usada também para cerimónias oficiais, partes dela estão abertas ao público durante certos períodos do ano.
O melhor será consultar os horários e datas no site oficial de turismo do Luxemburgo.
Durante a nossa visita tivemos ainda oportunidade de assistir à troca de guarda, mesmo em frente ao edifício, por volta das 16h00.
Place Guillaume + Place d’Armes
Estamos perante duas das praças mais populares e movimentadas da cidade do Luxemburgo. Ambas são excelentes lugares para relaxar, fazer compras e procurar refeições numa esplanada.
Se procuras bons restaurantes ou cadeias internacionais de fast food, a Place d’Armes é o local indicado. É uma praça cheia de vida e com opções para todos os gostos.
Queres saber onde comer na cidade do Luxemburgo? Clica aqui, para veres as nossas recomendações.
Pont Adolphe + Gëlle Fra
A Pont Adolphe cruza o vale do rio Pétrusse e é um local de referência para tirar fotos e apreciar a paisagem. Daqui é possível admirar grande parte da cidade, mas os destaques vão para o parque urbano, a Catedral Notre Dame e a Gëlle Fra.
Esta última trata-se de uma estátua em homenagem aos luxemburgueses que lutaram e morreram durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais.
O nome Gëlle Fra significa “Dama de Ouro” em luxemburguês. A mulher segura uma coroa de louros na mão direita e uma palma na mão esquerda, símbolos tradicionais de vitória e liberdade.
Elevador Panorâmico
O Elevador Panorâmico de Pfaffenthal foi inaugurado em 2016 e rapidamente se tornou um das atrações mais visitadas da capital luxemburguesa.
O elevador tem como principal objetivo ligar o bairro de Pfaffenthal ao Parc Pescatore, em poucos segundos.
No fundo, através da construção deste elevador de design arrojado e com o chão em vidro, foi promovida a mobilidade, que até então colocava vários desafios às pessoas que queriam subir à parte alta da cidade. Digamos que foi um 2 em 1! Facilitou a vida das pessoas, mas também promoveu a passagem dos turistas por este local, devido à paisagem que é possível de ser admirada deste local.
Kirchberg
Kirchberg é uma área onde a vida moderna do Luxemburgo é evidente. Esta é uma zona que acolhe várias instituições europeias de relevo e que é aclamada pelos seus modernos edifícios.
Entre os destaques do bairro estão:
– o Parlamento Europeu;
– o Tribunal de Justiça da União Europeia;
– o Banco Europeu de Investimento;
– o Centro Cultural Philharmonie;
É sem dúvida um local interessante, porque oferece uma mistura de modernidade e cultura, com seus edifícios inovadores, instituições europeias de renome e espaços verdes para relaxar.
- Visitar Luxemburgo: 2º dia
Esch-sur-Sûre | Clervaux | Bourscheid | Vianden
Esch-sur-Sûre
Neste segundo dia pelo Luxemburgo, rumamos ao Norte do país. A nossa primeira paragem foi em Esch-sur-Sûre, que fica sensivelmente a 50 minutos de carro da cidade do Luxemburgo. Nós alugamos carro para ter mais liberdade e autonomia, mas é possível chegar também de transportes públicos.
O ponto alto da visita a esta pequena aldeia é sem dúvida a subida às ruínas do castelo, que oferecem uma vista soberba para o meandro do rio e os vales dominados por floresta.
Este lugar tem um ambiente tranquilo, relaxante e é perfeito para umas belas caminhadas junto da natureza.
Clervaux
Clervaux foi provavelmente a grande surpresa do dia! Tínhamos em mente uma curta paragem, porque as principais atrações da cidade são basicamente a abadia e o castelo, mas afinal havia muito mais para conhecer no interior da fortificação. O Castelo de Clervaux alberga três exposições, nomeadamente o Museu da Batalha do Bulge, o Museu de Maquetes dos Castelos e Castelos Fortificados do Luxemburgo, e a famosa exposição fotográfica “A Família do Homem”, de Edward Steichen. Esta última não faz o nosso género, mas as duas primeiras despertaram imenso o nosso interesse pela história do Luxemburgo.
Se tiveres pouco tempo, dá prioridade ao Museu da Batalha do Bulge, pois dedica-se a preservar a história e os eventos da Batalha das Ardenas, um dos momentos cruciais da Segunda Guerra Mundial.
Bourscheid
O Castelo de Bourscheid é um castelo medieval e o maior do país. Para além da sua arquitetura impressionante, com muralhas e torres bem preservadas, outro dos pontos muito apreciados pelos visitantes é a vista panorâmica. Visto que se situa numa posição privilegiada, daqui é possível admirar as colinas, vales e rios que circundam a atração.
A entrada no castelo custa 7€, mas se comprares o Luxembourg Card, a entrada é gratuita. Explicamos-te mais abaixo as vantagens em utilizar este cartão.
Vianden
Visitar o Luxemburgo, sem conhecer Vianden é uma viagem incompleta. Este é um dos monumentos mais icónicos do Luxemburgo e que está presente em grande parte dos postais de viagem.
Em primeiro lugar, chamamos à atenção para o horário de funcionamento. Nós fomos em Maio e o Castelo fechava às 18h00, o que significa que deves no máximo entrar até às 17h15, para conseguires visitar tudo sem grande correria.
O Castelo de Vianden é enorme e vale mesmo muito a pena conhecer o seu interior. Consideramos mesmo uma atração imperdível! Uma vez mais, se comprarem o Luxembourg Card, a entrada é gratuita.
- Visitar Luxemburgo: 3º dia
Beaufort | Mullerthall | Echternacht | Moselle + Schengen
Beaufort
Não consideramos Beaufort uma paragem obrigatória, mas uma vez que a passagem por este local é quase inevitável para chegarmos ao próximo ponto, deixamos aqui a recomendação para visitarem o Castelo de Beaufort. Em primeiro lugar está situado no meio de uma paisagem bonita e natural, pelo que são muitos os visitantes que procuram este local para fazer caminhadas. Depois, é um verdadeiro testemunho da rica cultura e história da região, que nos faz ter uma visão do que era a vida há séculos atrás em Beaufort.
A nossa parte favorita da visita foi ver a “Sala da Tortura”.
Mullerthal Trail
Grande parte do nosso último dia foi dedicado à região de Mullerthal, conhecida como a “Pequena Suíça” luxemburguesa, devido à sua paisagem montanhosa.
Acima de tudo, caracteriza-se por ter várias formações rochosas, de diferentes formas e feitios, que tornam toda a paisagem envolvente única e fascinante.
Esta região oferece uma rede de trilhos que chega aos 112 km’s de extensão, denominada de Mullerthal Trail, e nós temos um itinerário preparado para ti!
A melhor parte? É que a nossa sugestão de trilho tem apenas 6,5 km’s e leva-te às principais atrações da região. Nós fizemos os percursos pedestres E1 e B2, que podes ver mais abaixo com todos os detalhes e dicas.
Assim, se pensas em visitar o Luxemburg1o, guarda este destino nas tuas notas, porque é fascinante
Acredita, nós já viajámos muito pelo Mundo, mas nunca encontrámos um património natural e geológico tão especial como este. Esta foi a nossa parte favorita de toda a viagem ao Luxemburgo!
Percurso Pedestre E1
Este trilho liga a cidade de Echternach a Berdorf e pelo meio terás a oportunidade de conhecer dois destaques geológicos da região: o Wollefsschlucht e o Huel Lee.
Ora, como esta caminhada é exigente e tem uma extensão de 13,5 km’s (ida e volta), nós fizemos apenas o trajeto entre Rundwanderweg E1 e o Anfiteatro Berdorf (sensivelmente 2,5 km’s).
Fizemos esta escolha, porque ficámos hospedados no Hôtel Bel-Air, Sport & Wellness, que fica bem próximo deste trilho. Desta maneira, apesar de não vermos o Wollefsschlucht, conseguimos conhecer em tão pouco tempo, atrações como a gigante rocha “Perekop”, a caverna “Huel Lee” e ainda o Anfiteatro.
Percurso Pedestre B2
Este é provavelmente o trilho mais popular da região de Mullerthal. Por isso, se tiveres que decidir entre o E1 e B2, sem hesitar, diríamos para escolheres esta opção.
Primeiramente, o percurso pedestre B2 tem 4,1 km’s e é circular, por isso 1h30mins. é suficiente para fazer toda a caminhada. Depois, tem também a vantagem de ter atrações para todas as idades e várias infraestruturas de apoio, junto ao ponto de informação turística de Berdorf. É também aqui que começa o trilho e onde há inclusivamente um restaurante.
Entre os destaques do percurso estão:
– Ponte Suspensa de Metal;
– Desfiladeiro Ruetsbech;
– Ruetsbechschlëff + Raiberhiel (local escuro e com escadas);
– Miradouros Ruetsbechplateau e Däiwelsinsel;
– Wanterbaach – local para prática de escalada;
– Siweschlëff – o melhor fica para o fim! Trata-se de um trilho por 7 fendas entre as formações rochosas. Uma delas tem apenas 30 centímetos de largura.
Echternach
Echternach é a cidade mais antiga e, como já percebeste pelo ponto anterior, é normalmente o ponto de partida para explorar a região de Mullerthal.
Quando à vila em si, à exceção da praça principal e da abadia, não tem muito mais para ver.
A Abadia de Echternach foi para nós o monumento que nos despertou mais interesse, porque é um importante local de peregrinação e tem uma réplica da Nossa Senhora de Fátima no seu interior.
Por fim, situa-se na fronteira com a Alemanha, pelo que se tiveres tempo, pode também ser interessante explorar a parte oeste alemã.
Moselle + Schengen
Ainda antes de regressarmos a Portugal, devido à pequena dimensão do Luxemburgo, conseguimos visitar a região de Moselle e a aldeia de Schengen.
A região de Moselle é popular pelos vinhos e isso é bem percetível assim que chegamos a Remich, pois todas as encostas estão repletas de vinhas.
Dado o nosso interesse pelo mundo vinícola, decidimos fazer uma prova de vinhos, na Domaine L&R Kox. Foi muito bom provar novos aromas e castas.
Em último lugar, quisemos conhecer o local onde foi assinado o Tratado de Schengen. A aldeia e o museu são pequenos, mas faz-nos pensar no que seria uma Europa sem livre circulação de pessoas, especialmente num país que faz fronteira com Alemanha, Bélgica e França.
Visitar Luxemburgo: Onde dormir?
Como percorremos maioritariamente todo o Luxemburgo, temos 3 sugestões de alojamentos, em 3 regiões diferentes.
Na nossa opinião os alojamentos em geral no Luxemburgo são caros. Não conseguimos encontrar nenhuma opção razoável a menos de 130€ por noite. Foi sem dúvida a parte da viagem onde gastámos mais dinheiro!
Hôtel Simoncini
Ficámos muito contentes com a nossa escolha de alojamento na cidade do Luxemburgo.
O Hotel Simoncini é super central! Em menos de 2 minutos estávamos na Place Guillaume e Place d’Armes. Aliás, do nosso quarto até conseguíamos ver a Gëlle Fra. Trata-se de um hotel de cidade, onde o quarto e casa de banho não são modernos e espaçosos, mas são o suficiente para ter algum conforto.
O único ponto negativo, visto ser uma unidade de 4 estrelas, foi o pequeno-almoço. Achámos fraquinho.
Hôtel Bel-Air, Sport & Wellness
O Hôtel Bel-Air localiza-se a 3 minutos de carro de Echternach e dada a sua proximidade aos trilhos da região da Mullerthal, nem pensamos duas vezes.
Para esta segunda noite também procurávamos um local mais romântico e elegante, pelo que se tornou a escolha ideal. Apesar de ter uma decoração vintage e já precisar de algumas renovações, continua a ser um hotel simpático. Ao check-in é oferecido um welcome drink, que pode ser tomado no terraço do hotel, que tem uma bela vista para o Vale do Sûre.
Hôtel-Restaurant de l'Ecluse
Este alojamento foi a maior surpresa entre as três escolhas. O Hôtel-Restaurant de l’Ecluse tem classificação de 3 estrelas, mas pela qualidade do nosso quarto e das infraestruturas, esta propriedade merecia 5 estrelas. O quarto era enorme, tinha varanda, a cama era confortável e tínhamos banheira com vista para a eclusa, que sonho! Excelente para relaxar.
Depois, têm ainda piscina e um pequeno almoço com uma oferta diversificada. Adoramos a experiência.
Quando visitar Luxemburgo?
Nós visitámos o Luxemburgo na primavera, pois as temperaturas são mais amenas, os dias maiores e os preços dos voo são ainda muito baratos. Esta é também uma boa altura para as caminhadas e passeios ao ar livre na região de Mullerthal.
Independentemente disso, a época alta no país é o Verão, de junho a agosto, pois os dias são mais quentes e há vários eventos a acontecer pelo país.
Para quem procura Mercados de Natal, o Luxemburgo é também uma excelente opção! O ambiente é mais tranquilo e há a possibilidade de neve. Tudo ganha outra magia e dinâmica com as luzes e decoração de Natal.
Em suma, tudo dependerá das preferências pessoais e das atividades que desejas realizar. Se preferires clima mais quente e festivais de verão, escolhe o Julho e Agosto. Se gostares de temperaturas mais amenas e folhas coloridas, o outono pode ser também uma boa opção.
Visitar Luxemburgo: onde comer?
A gastronomia do Luxemburgo não é propriamente muito rica. A impressão com que ficámos é que absorveu muitos dos pratos que existem típicos da França, Bélgica e Alemanha, fruto da sua proximidade geográfica.
Quanto ao custo com alimentação, um restaurante fast-food custa em média 20€ para duas pessoas, enquanto uma refeição média (com entrada, prato principal e sobremesa) pode custar entre 60€ e 110€, para duas pessoas.
Mama Shelter €€€
Procurávamos um restaurante diferente para a primeira noite e como estávamos pela área de Kirchberg decidimos ir até ao Restaurante do Mama Shelter. Sabíamos que não ia desiludir e que tinha animação, porque o conceito de todos os restaurantes desta cadeia hoteleira são autênticos e com uma atmosfera vibrante. É certo que não foi barato, mas compensa por toda a experiência e qualidade da comida.
Les jardins gourmands €€€
Não é muito habitual comermos nos restaurantes de hotel, mas desta vez teve mesmo que ser. Quando estávamos em Echternach, olhámos ao restaurantes que estavam em nosso redor abertos e muito sinceramente nenhum despertou interesse. Assim, escolhemos o Restaurante Les jardins gourmands, que fica no Hotel Hôtel Bel-Air, Sport & Wellness. O conceito é de fine dining e a comida estava realmente deliciosa. Tivemos ainda a sorte de apanhar empregados portugueses, que nos receberam muito bem e fizeram-nos sentir em casa.
Bella Ciao €€
O restaurante Bella Ciao, fica em plena Place d’Armes, na cidade do Luxemburgo. O nome não engana e um restaurante italiano é sempre uma escolha fácil na hora de decidir. As pizzas e massas não fogem muito aos preços praticados em Lisboa e as doses são grandes, por isso acabou por ser uma boa decisão.
Um Scheff €€
Seria um crime visitar o Luxemburgo sem provar os seus pratos tradicionais, por isso em Remich optámos por comer no Restaurante Um Scheff. Apesar do serviço de mesa ser péssimo e ninguém falar inglês, esta foi a refeição em que a comida mais superou as nossas expetativas. A Alexandra pediu um strognoff de carne de vaca (top!) e o Vítor experimentou o tradicional escalope de novilho panado.
Bistro Martbusch €€
Este restaurante situa-se ao lado do ponto de informação turística de Berdorf. Após uma caminhada de 4 km’s pelo trilho B2 do Mullerthal, soube bem parar para descansar e repor energias. Os donos são portugueses e há muitas opções de escolha, desde bifanas até francesinhas. Nós optámos pelos hambúrgueres e estavam muito bons.
A Tasquinha €
Entre a viagem de Esch-sur-Sûre e Clervaux parámos na cidade de Wiltz para comer no restaurante com a melhor pontuação na Google. É verdade, o restaurante era português. Ao segundo dia de viagem já tínhamos saudades da nossa gastronomia e por isso comemos um belo frango no churrasco e uma grelhada mista. Como senão bastasse a comida ser boa, a conta foi ainda melhor. Pagámos pela refeição 35€. Todas as outras refeições foram acima de 65€, portanto já sabem – procurem restaurantes portugueses, que por sinal são muitos, bons e baratos!
Links úteis
Procura as melhores opções de voos e rent-a-car através da Skyscanner. Com 100 milhões de utilizadores por mês, esta agência online é sem dúvida a melhor ferramenta para organizar a tua viagem. Super intuitiva e perfeita para comparar preços de voos e aluguer de carros.
Reserva o teu alojamento através da Booking.com. É aqui que encontramos sempre as melhores promoções e a maior oferta de Hotéis, Apartamentos, Villas e Hostels.
A Logitravel vende pacotes de férias mas é, em particular, especialista no mercado de cruzeiros. É nesta agência online que reservarmos a maioria dos nossos cruzeiros. Reserva já o teu cruzeiro, aqui.
Na GetYourGuide encontras experiências turísticas inesquecíveis. Desde as melhores excursões, entradas para atrações e transfers hotel <-> aeroporto, ao melhor preço. Evita as filas e compra já os bilhetes!
Faz o teu seguro de viagem com a IATI Seguros. É a companhia de seguros mais experiente do mercado e tem opções que se adaptam a todas as viagens. Calcula já o seguro para a tua viagem e usa o nosso link para teres 5% de desconto!
ℹ️ Esta página contém links de afiliados, porque são a única forma de sustentar este projeto. Ao fazeres reservas através destes links, nós recebemos uma pequena comissão. Não pagas mais por fazê-lo e ainda tens descontos com os nossos códigos. Obrigado pela tua visita e contribuição!