Passadiços e Cascata do Penedo Furado

Os Passadiços, Cascata e Praia Fluvial do Penedo Furado têm feito as delícias da população, da região Centro de Portugal. A fama é tanta que a vontade de conhecer este local, no concelho de Vila de Rei, espalhou-se por Portugal inteiro.
Assim, lê o artigo na integra para ficares a saber mais sobre estas atrações, a melhor altura para visitar e ainda outras sugestões de lugares próximos para conhecer.

Passadiços do Penedo Furado

Passadiços do Penedo Furado

Os Passadiços do Penedo Furado foram inaugurados em 2019 e tinham o objetivo de fazer a ligação entre a Praia Fluvial do Penedo Furado e a Cascata do Penedo Furado. Nessa altura, o percurso era linear e tinha apenas 700 metros (1,4 km ida e volta). No entanto, em 2021, os Passadiços do Penedo Furado foram alargados para que o trilho se tornasse circular, pelo que agora a sua extensão é de sensivelmente 1,8 kms.
Os Passadiços do Penedo Furado fazem também parte do Trilho das Bufareiras, Rota das Conheiras, Grande Rota da Prata e do Ouro e Grande Rota do Zêzere.

Trilho Penedo Furado

Na nossa opinião, a parte do trilho que não podes mesmo perder é o percurso entre a Praia Fluvial do Penedo Furado e a Cascata do Penedo Furado. O nível de exigência é considerado fácil, até mesmo para quem tem crianças, carrinhos ou pessoas com mobilidade reduzida, porque não há escadas e grandes declives.
A parte que foi acrescentada em 2021 permite subir ao Miradouro das Fragas do Rabadão e ao Miradouro do Penedo Furado. A nosso ver, a menos que gostes muito de caminhar, não vale a pena o esforço de subir tantas escadas. Isto porque é possível chegar aos Miradouros de carro.
Depois, no regresso à Praia Fluvial, tens a oportunidade de passar pela Gruta do Penedo Furado e o fóssil da “Bicha Pintada”, que dizem ter mais de 480 milhões de anos. Respeitamos quem gosta, mas acreditamos que para o público em geral não seja relevante. 

Miradouro Penedo Furado

Praia Fluvial do Penedo Furado

A Praia Fluvial do Penedo Furado é um excelente ponto de partida para um dia fantástico na Beira Baixa. Em primeiro lugar, em termos de acessibilidades é fantástico, porque há muitos lugares de estacionamento e alguns deles mesmo ao lado da praia. De seguida, as infraestruturas de apoio são também acima da média. Há um bar, casas de banho, chuveiros, parque de merendas com grelhadores e parque infantil. Aliado a tudo isso, a Praia Fluvial do Penedo Furado é vigiada por nadador salvador durante os meses de Verão.

Praia Fluvial do Penedo Furado

Esta Praia Fluvial foi uma das três finalistas do concurso Maravilhas de Portugal, na categoria de Praias de Rios, em 2012. Entretanto, as águas já não são tão cristalinas como dizem, mas continuam certamente a satisfazer os desejos dos banhistas. A água é bastante fria, mas como tem pouca profundidade, trata-se do programa ideal para amigos e família estarem a conviver. Há quem até leve insufláveis e bolas para jogar.

Cascata do Penedo Furado

A Cascata do Penedo Furado não é muito grande, mas de certa forma foi um bom refúgio à Praia Fluvial. Talvez tenha sido sorte, mas encontrava-se vazia e foi bom estar em paz e sintonia com a atmosfera envolvente. Ao princípio estávamos reticentes em entrar porque não se via o fundo, mas acabou por ser um momento único e muito agradável.
Nas imediações da cascata existe também um local apelidado de “piscinas naturais”, que acreditamos ter potencial para uns mergulhos quando tem água, mas devido ao período de seca severa, encontrava-se quase sem água.

Cascata do Penedo Furado

Quando visitar os Passadiços do Penedo Furado?

O principal motivo que desperta o interesse dos visitantes neste destino é inevitavelmente a Praia Fluvial do Penedo Furado. Por isso, os Passadiços do Penedo Furado são naturalmente um destino para se visitar durante os meses de Verão. Fazer o trilho, visitar a Cascata, os geossítios e miradouros são apenas um complemento à viagem.
O único ponto negativo de se visitar no Verão poderá ser a escassez de água ou estar um calor excessivo, que torna-se exaustivo ou mesmo inexequível fazer os passadiços.
Desta forma, se tiveres a oportunidade de conhecer este destino num daqueles dias de calor, durante a Primavera, é o ideal. Certamente haverá menos gente, a natureza estará mais florida e os afluentes do Rio Zêzere estarão com mais água.

Praia Fluvial, Vila de Rei

Atrações próximas do Penedo Furado

A região do Centro de Portugal é um destino recheado de coisas para ver e fazer, por isso o que não faltam são opções viáveis. Ainda assim, nenhuma das nossas recomendações fica a mais de 30 minutos de distância dos Passadiços do Penedo Furado.

Centro Geodésico de Portugal

O vértice geodésico com 9 metros de altura, que vemos na foto, assinala o Centro de Portugal. Este situa-se no Pico da Melriça, a poucos quilómetros do centro histórico de Vila de Rei.
A melhor parte da visita ao Centro Geodésico de Portugal é mesmo aproveitar a vista panorâmica de 360º que este lugar oferece, pois localiza-se a 600 metros de altitude. Daqui é possível avistar, por exemplo, a Serra da Estrela.
Neste local existe também o Museu da Geodesia, ciência que estuda as dimensões, forma e o campo de gravidade da Terra.

Centro Geodésico de Portugal, Vila de Rei
Barragem Castelo de Bode

Barragem Castelo de Bode

A albufeira da Barragem de Castelo de Bode é uma das maiores de Portugal e é de extrema importância para o país, pois é utilizada para o abastecimento de água à região de Lisboa e produção de energia elétrica.
Para se ter uma maior noção da sua dimensão, ela estende-se ao longo de 60 quilómetros e por vários concelhos, como os de Tomar, Abrantes e Sardoal.
No que diz respeito a atrações, sugerimos um cruzeiro de barco até à Ilha do Lombo ou realização de desportos aquáticos, como por exemplo: jetski, moto de água, boias e/ou wakesurf.

Aldeia do Mato

A Aldeia do Mato é uma Praia Fluvial que se localiza no concelho de Abrantes, mais concretamente nas águas da Barragem de Castelo de Bode.
O destaque deste destino é obviamente as piscinas flutuantes, que estão preparadas para todas as idades, e que têm a temperatura de água ideal para uns belos mergulhos, junto dos peixinhos. 
Por fim, a Aldeia do Mato tem ainda parque de campismo, um restaurante/bar, atividades aquáticas, vigilância de nadador salvador e casas de banho públicas.

Aldeia do Mato, Abrantes

Links úteis

Procura as melhores opções de voos e rent-a-car através da Skyscanner. Com 100 milhões de utilizadores por mês, esta agência online é sem dúvida a melhor ferramenta para organizar a tua viagem. Super intuitiva e perfeita para comparar preços de voos e aluguer de carros.

Reserva o teu alojamento através da Booking.com. É aqui que encontramos sempre as melhores promoções e a maior oferta de Hotéis, Apartamentos, Villas e Hostels.

A Logitravel vende pacotes de férias mas é, em particular, especialista no mercado de cruzeiros. É nesta agência online que reservarmos a maioria dos nossos cruzeiros. Reserva já o teu cruzeiro, aqui.

Na GetYourGuide encontras experiências turísticas inesquecíveis. Desde as melhores excursões, entradas para atrações e transfers hotel <-> aeroporto, ao melhor preço. Evita as filas e compra já os bilhetes!

Faz o teu seguro de viagem com a IATI Seguros. É a companhia de seguros mais experiente do mercado e tem opções que se adaptam a todas as viagens. Calcula já o seguro para a tua viagem e usa o nosso link para teres 5% de desconto!

Viajar para fora de Portugal e Europa  sem chamadas, mensagens e internet? Nem pensar.
Compra um SIM Card pré-pago com a Holafly para continuares as tuas férias conectadas ao Mundo e evitares as taxas de roaming. Utiliza o código ‘VENSOUFICAS’ para obteres 5% de desconto.

ℹ️ Esta página contém links de afiliados, porque são a única forma de sustentar este projeto. Ao fazeres reservas através destes links, nós recebemos uma pequena comissão. Não pagas mais por fazê-lo e ainda tens descontos com os nossos códigos. Obrigado pela tua visita e contribuição!

Publicações relacionadas

Partilhar

Facebook
Email
Twitter
Pinterest
WhatsApp